Novo BYD Song Pro tem pré-venda e preço deve ficar abaixo do Corolla Cross
Nesse último domingo, 7, o novo BYD Song Pro deu as caras pela primeira vez livre de disfarces, mas isso não em qualquer flagra feito na rua, mas sim no programa Domingão com Huck da TV Globo. O novo SUV híbrido da marca chinesa também aparece em pré-venda no site oficial da BYD, contando com duas versões de baterias de diferentes capacidades.
Para quem está confuso sobre como o novo BYD Song Pro se situa dentro do catálogo da marca chinesa (que vem lançando vários modelos no decorrer deste ano), o novo SUV médio vem para ficar posicionado logo abaixo do Song Plus, que hoje é comercializado por R$ 229.800. Com isso a expectativa é que o novo Song Pro seja vendido na faixa dos R$ 200.000, ficando assim logo acima do BYD King (R$ 187.800) topo de linha e completando o catálogo da marca nessa lacuna.
Você também pode se interessar por:
- Novo BYD Song Pro é flagrado e terá novo sistema híbrido para ir mais longe
- Flagra: BYD Song Pro roda em testes antes de estrear no Brasil
- BYD Song Pro vem aí com mais potência e autonomia que o irmão Song Plus
- BYD Song Plus ficará mais caro na linha 2025; Veja novo preço
O novo BYD Song Pro aparece na pré-venda em site dedicado e indica que a marca aplicará a mesma estratégia usada do BYD King, que se diferencia apenas pela capacidade da bateria. O novo Song Pro aparece nas versões com autonomia elétrica de 71 km e 110 km, que certamente devem corresponder a autonomia elétrica no padrão NEDC chinês, bem mais otimista que o do Inmetro usado no Brasil.
Certamente essa autonomia declarada deve corresponder ao tamanho da bateria utilizada em cada versão. A variante de entrada deverá trazer a bateria de 12,9 kWh, cuja autonomia no ciclo NEDC corresponde a exatos 71 km – números iguais do modelo no exterior. Já a versão topo de linha deve vir com bateria maior de 18,3 kWH, essa com alcance de 110 km. Ambos serão sempre híbridos plug-in.
No entanto, vale lembrar que essa autonomia elétrica deve despencar no padrão PBEV do Inmetro. Para efeito de comparação, o Song Plus 2025 tem autonomia elétrica declarada de 68 km, isso com a bateria maior de 18,3 kWh (antes era de 8,3 kWh) que estreou recentemente.
Fica a curiosidade acerca do consumo divulgado pela BYD em seu site oficial, que indica que o novo Song Pro é capaz de fazer até 22,4 km/litro, um consumo bem otimista e que provavelmente deve ser do padrão europeu. A expectativa é que o consumo seja bom, até um pouco melhor do que o Song Plus 2025, que faz 14,9 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada segundo o Inmetro.
Como será o Song Pro?
Embora venha como um SUV posicionado abaixo do Song Plus, o novo BYD Song Pro será até maior que seu quase irmão gêmeo. Ele compartilha até a plataforma Plus DMi, mas no porte traz algumas leves diferenças: o Song Pro tem 4.738 mm de comprimento, 1.860 mm de largura, 1.710 mm e altura e 2.712 mm de entre-eixos. Tem 3 cm a mais no comprimento e altura, enquanto o entre-eixos curiosamente é 5,3 cm menor que o Song Plus.
Em resumo, o visual do novo Song Pro traz um pouco mais de linhas retas, enquanto o para-choque dianteiro traz desenho um tanto mais agressivo e grade com estilo próprio. Os faróis têm um recorte inferior diferente, enquanto as rodas são de liga-leve de 18 polegadas. Na lateral o novo SUV soma ainda um acabamento metalizado na terceira janela. Atrás a lanterna ainda é inteiriça de LED, mas é mais afilada traz uma assinatura própria e linhas também mais retas.
Na cabine haverá mais diferenças, como o painel de instrumentos flutuante alocado logo acima do volante como no BYD Dolphin, mas com um display maior. A famosa central multimídia com tela de 15 polegadas com sistema giratório para ficar na vertical ou horizontal também se fará presente.
Para encaixar o novo Song Pro abaixo do Song Plus, o novo modelo deverá contar com o mesmo motor 1.5 aspirado a gasolina combinado a um motor elétrico, só que com menos força para entregar 197 cv de potência combinada e 32 kgfm de torque. Para referência, o Song Plus e o recém-lançado BYD King têm 235 cv e 40,8 kgfm de torque.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.