BYD King: onde ele perde e ganha do Toyota Corolla?
Com poucas vendas em sua fase inicial de lançamento no Brasil, quando desembarcou em junho do ano passado, o BYD King engrenou no mercado ao longo de 2025. Atualmente o sedan médio híbrido plug-in é vendido em duas versões no mercado nacional: GL (R$ 179.900) e GS (R$ 191.900).
Atualmente o BYD King é o segundo sedan médio mais vendido do Brasil com 4.656 unidades emplacadas até abril, ficando à frente do Nissan Sentra (1.453) e atrás do líder Toyota Corolla (12.160), disparado à frente há anos no segmento. Vale destacar que o sedan japonês foi o primeiro híbrido flex produzido no Brasil, fazendo sua estreia em 2019.
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Abaixo, confira como o BYD King se compara com o Toyota Corolla, tanto nas versões a combustão quanto híbridas.
BYD King – onde ele ganha do Corolla?
Motor e desempenho
Quando consideramos essa faixa intermediária de preços, o Toyota Corolla XEi só conta com o motor 2.0 flex aspirado de até 175 cv de potência e 21,3 kgfm de torque, enquanto o motor 1.8 híbrido flex de até 122 cv com uma pequena bateria de 1,3 kWh só está disponível hoje para a versão topo de linha Altis Hybrid Premium de R$ 199.990 – mais caro que o King GS de R$ 191.900.
É nesse ponto que o BYD King GL de entrada ou mesmo o GS de entrada ganham do sedan japonês, pois o sedan é híbrido plug-in independentemente das versões. Assim, ele sempre é equipado com motor 1.5 aspirado a gasolina de 110 cv de potência e 13,8 kgfm de torque associado a um motor elétrico mais potente e baterias maiores.
No caso do King GL, temos um propulsor elétrico de 180 cv e 32,2 kgfm, com potência combinada de 210 cv e bateria com capacidade de 8,3 kWh. Já o King GS topo de linha tem um motor elétrico mais potente de 197 cv e um pouco mais “torcudo” com 33,1 kgfm, assim rendendo uma potência combinada de 235 cv. A bateria também é maior, com 18,3 kWh de capacidade. Isso reflete no desempenho, tanto que nos números de fábrica o King faz de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, contra longos 12 segundos do Corolla.
Autonomia elétrica
Por se tratar de um híbrido plug-in (PHEV), o BYD King leva vantagem frente ao Corolla, que se trata de um sedan a combustão em sua variante intermediária ou híbrida-plena (HEV) na topo de linha. No caso do King, seu motor 1.5 aspirado tem a função principal de alimentar a bateria, que por sua vez fornece energia para o motor elétrico, embora também tracione o veículo quando necessário. Já o Corolla híbrido alterna o tempo todo o funcionamento entre o motor 1.8 aspirado e o seu pequeno motor elétrico.
Por ser híbrido plug-in (recarregável na tomada), o King tem bateria maior, o que lhe garante rodar somente utilizando a bateria. A autonomia elétrica no caso da versão GL é de 32km, enquanto a variante GS pode rodar por até 80 km nessa condição.
Acabamento
O acabamento do Toyota Corolla não é ruim, longe disso, mas a montagem do BYD King e o uso de materiais que transmitem melhor qualidade é evidente. Os painéis de portas e o próprio painel do sedan chinês tem mais partes macias ao toque, enquanto capricho nos bancos é de se elogiar – tanto em revestimento quanto em conforto.
Central multimídia
Enquanto o Corolla XEi traz uma central multimídia de 10 polegadas, o BYD King contra-ataca com um display de 12,8 polegadas, que traz o conhecido sistema giratório da marca chinesa, que pode deixar a tela tanto na horizontal quanto na vertical. Ambos trazem espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, mas o sistema da marca chinesa salta mais aos olhos pelo tamanho da tela, câmera 360º e inúmeras configurações.
Freio de estacionamento eletrônico
O freio de estacionamento eletrônico sem dúvidas deixa a cabine do BYD King mais arejada e ainda permite um melhor espaço para porta-objetos no console central. O Corolla, por outro lado, está atrasado nesse ponto por oferecer ainda o freio de estacionamento por alavanca – até o Corolla Cross traz o sistema por botão, quando aposentou o sistema pelo pé.
Preço
Atualmente, o BYD King é vendido nas versões GL (R$ 179.900) e GS (R$ 191.900), ambas equipadas com motor 1.5 híbrido plug-in. Já a única variante 1.8 híbrida do Corolla não sai por menos do que R$ 199.990, portanto mais cara que o sedan chinês. Esse jogo deve virar quando a Toyota começar as vendas do novo Corolla GLi Hybrid.
BYD King – onde ele perde do Corolla?
Pacote ADAS
O BYD King foi criticado desde seu lançamento por não vir equipado com itens de assistência ao motorista. Já o Toyota Corolla vem equipado com o Toyota Safety Sense, que engloba o pacote ADAS com piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, assistente de manutenção em faixa, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e farol alto automático.
Consumo
Toyota Corolla:
- 17,5 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada
BYD King:
- 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada
- Pode chegar a 44,2 km/l na cidade e 36,7 km/l na estrada (um uso PHEV)
Porta-malas
Embora o BYD King seja um pouco maior que o Toyota Corolla (4,78 metros x 4,63 m no comprimento), o BYD King tem um porta-malas um pouco menor que o rival japonês. São 450 litros de capacidade no bagageiro contra 470 litros, ou seja, 20 litros a menos que o sedan nipônico.
Por Diego Dias
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.