Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

BYD Dolphin híbrido pode ser mais potente que esportivo da Honda e fazer 65 km/l

Modelo de sucesso no mercado pode ter nova configuração de motor
Por
30.12.2025 às 10:18 • Atualizado em 02.01.2026
Compartilhe:

O BYD Dolphin virou um dos símbolos da marca chinesa no Brasil. O hatch elétrico democratizou a venda de carros elétricos por aqui com preço competitivo e bom pacote de itens de série.

Do outro lado do mundo o hatch elétrico ganhou novidades no visual, tanto na carroceria quanto na cabine, e também na motorização. Mas o que vamos falar hoje não está nas novas telas do Dolphin, nem mesmo nos novos faróis ou na versão elétrica intermediária, mas sim na configuração híbrida.

Você também pode se interessar por:

BYD Dolphin mudará na hora certa e uma nova versão seria cartada de mestre 
Novo BYD Dolphin: veja as novidades que podemos esperar do hatch renovado
BYD Dolphin ganha versão híbrida plug-in de 259 cv; veja quando chega 
Geely EX2: carro elétrico mais vendido da China pode repetir o feito no Brasil 

Aqui no Brasil a BYD já é conhecida pelas soluções híbridas e elétricas apresentadas. E uma novidade na Europa pode fazer o Dolphin, que já é um produto de sucesso, elevar seus níveis de emplacamento: estamos falando da possível versão PHEV.

Quem acompanha Mobiauto já sabe que PHEV é a sigla para híbridos plug-in, ou seja, aqueles que precisam ser recarregados na tomada.

Mas voltando a falar do Dolphin híbrido, vale lembrar que as primeiras publicações sobre a possível configuração surgiram após uma variante camuflada aparecer na China. E agora ganharam força com a publicação do Autocar, que diz que a BYD lançará o menor e mais barato híbrido plug-in do Reino Unido em 2026.

Reprodução

Reprodução

O produto será destinado em um primeiro momento para o mercado europeu, e não deve relar os pneus na China. Para o Brasil não há confirmação sobre a sua chegada.

Levando o nome de Dolphin G até o momento, Autocar ainda diz ainda que o produto terá cerca de 4 metros de comprimento e 1,5 metro de altura. Com isso, temos um produto mais próximo do Dolphin atual (4,12 m) que do Dolphin Mini (3,78 m), como eles suspeitam.

Reprodução

Reprodução

Seu visual pode mudar um pouco para o mercado europeu, mas um outro ponto chamou atenção: a possibilidade de o produto usar o conjunto híbrido do Atto 2 DM-i. Estamos falando do SUV que por aqui se chama Yuan Pro, mas que também só é vendido em opções elétricas no Brasil.

O ponto é que essa configuração híbrida é formada por um motor 1.5 a gasolina e trabalha junto de um outro motor elétrico na dianteira, tracionador, e outro, que trabalha como gerador. De forma combinada pode entregar até 259 cv de potência.

Como referência, o Honda Prelude, que foi um dos principais produtos apresentados no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2025, é um esportivo híbrido que virá importado para o Brasil no segundo semestre do ano que vem, e entrega 203 cv de potência.

Claro que essas são especificações para o Atto 2, e não há nada confirmado para o hatch. Mas caso se confirme, além da potência acima informado, o produto pode ainda render 90 km de autonomia em modo só elétrico (não são números do Inmetro, vale lembrar) e rodar 65 km/l.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Gerente de conteúdo

Compartilhe este artigo:

Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.