BMW Verona: o Ford Verona ou VW Apollo da Souza Ramos que queria ser M3

Projeto raríssimo mexia no visual e até no motor para emular um esportivo da marca alemã, numa época em que carro importado era sonho
LA
Por
04.01.2023 às 20:34 • Atualizado em 16.02.2023
Compartilhe:
Projeto raríssimo mexia no visual e até no motor para emular um esportivo da marca alemã, numa época em que carro importado era sonho

No final dos anos 80, com as importações fechadas, ter um carro exclusivo era para poucos e não custava nada barato. Várias empresas criavam kits de personalização que, muitas vezes, transformavam os veículos-base por completo, fornecendo-lhes uma nova identidade.

Empresas como Brasinca, Dacon, Envemo, Engerauto, Sulam, entre tantas outras, ajudaram a aumentar a gama de opções de veículos de luxo aos brasileiros mais afortunados. A Sulam por exemplo, fazia conversíveis e criava versões de carros europeus famosos usando os modelos nacionais como base. 

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

Assim, um Passat virava um Audi quattro Sulam, o Fiat Prêmio virava uma interessante versão Targa turbinada, sem falar em versões pitorescas baseadas em modelos como Escort, Fusca e Brasília. A empresa ainda fez versões conversíveis do Fiat Uno, Fusca, e até mesmo do Ford Ka (isso nos anos 2000) sob encomenda.

A Souza Ramos, grande rede de concessionários da Ford no Brasil, que operou de 1979 a 1996 com a SR veículos especiais, foi responsável por diversas criações únicas baseadas em veículos Ford. Foram muitas transformações icônicas, como picapes que ganhavam cabine dupla, tornavam-se SUVs ou até mesmo furgões. É o caso dos luxuosos SR Ibiza e Pampa SR.

Projeto raríssimo mexia no visual e até no motor para emular um esportivo da marca alemã, numa época em que carro importado era sonho

Até mesmo o Ford Maverick foi transformado em uma estilosa perua quatro-portas com motor V8 302, tornando-se um dos mais belos carros de família de seu tempo. Nos anos 80, Ford Del Rey virava limusine e tinha até telefone a bordo, além de outros modelos que detalharei em outras colunas. 

Leia também: O país que permite usar um lança-chamas para carbonizar ladrões de carro

Hoje vou falar de um carro do início dos anos 90 bastante raro, e talvez você ainda não o tenha visto pessoalmente. Baseado no Ford Verona ou no VW Apollo, irmão gêmeo do Ford pela Autolatina, a SR criou o BMW Verona. O modelo tinha a pretensão de se parecer com o BMW M3 em luxo, esportividade e estilo - sim, também achei forçado. 

O kit básico trazia uma reformulação do design exterior usando muita fibra de vidro com novo capô, para-choque dianteiro com spoiler, nova grade, novos faróis, faróis de milha, spoilers laterais, novo para-choque traseiro e aerofólio com break-light integrado. 

Como opcionais, trazia rodas de liga leve tipo BBS aro 14, pneus Firestone Firewalk 185/60, bancos e forros de porta revestidos em couro e a cereja do bolo: uma preparação no motor AP-800, intitulado AP-800 STA-1.

No motor, um novo comando de válvula, cabeçote, coletores e carburadores trabalhados resultaram em um aumento de potência de 15% se comparado ao motor original, fosse a etanol ou a gasolina.

Na versão a gasolina, o Ford Verona SR saltava de 92 cv para 105 cv a 6.0000 rpm, com 15,4 kgfm de torque a 3500 rpm, o que o levava de 0 a 100 km/h em 12,5 s e a uma velocidade máxima de 167 km/h.

Leia também:  O dia em que Pelé jogou um amistoso contra operários da Volkswagen 

Seu consumo era de 9,95 km/l na cidade e 15,07 km/l na estrada, números animadores dado o aumento de potência, já que pouco diferiam da versão original.

Os acessórios dependiam do modelo doador, mas quase sempre o pacote era formado por ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas. Afinal, era necessário honrar o luxo de um BMW M3, não é mesmo?

Custando em setembro de 1990 Cr$ 2.500.000,00, o preço era composto por Cr$ 1.600.000,00 do carro original, Cr$ 320.000,00 do kit básico e Cr$ 490.000,00 dos opcionais. O valor equivaleria hoje a quase R$ 300.000, sendo R$ 191.139,50 pelo carro, R$ 38.227,90 pelo kit básico e R$ 58.536,47 pelos opcionais.

Sei que hoje parece surreal, mas antes da abertura das importações, se você quisesse um carro exclusivo Brasil e tivesse muito dinheiro, era só assim que as coisas funcionavam…

Você pode se interessar por:

A impecável Ford F-1000 de Lima Duarte com 1 milhão de km rodados
Posso rodar com o carro mesmo com o IPVA atrasado?
Ford Pinto voador: o carro-avião que inspirou o 007 e virou tragédia
VW Fusca 1987: a história das raras cinco unidades que nunca foram vendidas
 

Comentários