O dia em que Pelé jogou um amistoso contra operários da Volkswagen

Rei do futebol, que estava em excursão à Europa junto com delegação do Santos, também conheceu produção do Fusca na Alemanha
Renan Bandeira
Por
30.12.2022 às 13:09
Rei do futebol, que estava em excursão à Europa junto com delegação do Santos, também conheceu produção do Fusca na Alemanha

O Rei Pelé morreu na última quinta-feira (29) e deixou um legado incomensurável para o futebol brasileiro e mundial. Ele foi o primeiro jogador brasileiro a virar uma celebridade internacional, bem antes de o esporte ter tanta repercussão e investimento, como é hoje em dia.

A vida popstar do Rei do futebol garantiu alguns momentos marcantes em todos os âmbitos, e na indústria automobilística não foi diferente. 

Viajando no tempo e voltando para o início da década de 1960, temos um Santos Futebol Clube avassalador e uma Seleção Brasileira que acabava de conquistar seu primeiro título em Copas do Mundo. Em comum, os dois times tinham Pelé como principal estrela.

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

Rei do futebol, que estava em excursão à Europa junto com delegação do Santos, também conheceu produção do Fusca na Alemanha

Já do lado da indústria automobilística, o Volkswagen Fusca, que tinha acabado de chegar ao Brasil e era chamado de Käfer na Alemanha, era quem tinha os holofotes e a pecha de carro mais popular no mundo. 

Em 1961, o time da Baixada Santista fazia uma excursão à Europa, jogando contra diversas equipes de lá, como Roma, Valencia e até a Seleção da Polônia. O clube gozava do sucesso de sua equipe e marcava amistosos desse tipo para garantir o salário do elenco estrelado da época.

Já a Volkswagen tentava estreitar os laços com a cidade de Santos, com quem tinha uma importante parceria logística. E como o Alvinegro Praiano já estava rodando pela Europa, a fabricante “juntou a fome com a vontade de comer” e convidou o clube para um curioso amistoso.

Rei do futebol, que estava em excursão à Europa junto com delegação do Santos, também conheceu produção do Fusca na Alemanha

A ideia da marca alemã era uma partida entre a equipe santista e o Wolfsburg, time da cidade em que fica a maior fábrica da VW no mundo. Naquela época, a equipe alemã era amadora e tinha operários da fábrica, como engenheiros mecânicos e serralheiros, entre seus jogadores. 

Leia também: VW Fusca 1987: a história das raras cinco unidades que nunca foram vendidas

O Santos topou o desafio. Mas antes mesmo de a bola rolar, no dia 3 de junho de 1961, os alemães receberam o time brasileiro nas instalações fabris. A delegação pôde conhecer todo o processo de produção dos veículos da Volkswagen, com destaque para a linha de montagem do Fusca.

No mesmo dia, Santos Futebol Clube e VfL Wolfsburg entraram em campo. Os operários bem que tentaram, mas o elenco estrelado santista não deu chances para os alemães e aplicou uma goleada de 6 a 3, ganhando também as manchetes dos jornais locais.

Rei do futebol, que estava em excursão à Europa junto com delegação do Santos, também conheceu produção do Fusca na Alemanha

As equipes levaram 10.000 torcedores ao estádio, que puderam conhecer de perto o time que ainda venceria dois Mundiais de Clubes, duas Taças Libertadores da América, uma série de títulos nacionais e que seria base para a seleção campeã das Copas do Mundo de 1962 e 1970.

Além, é claro, de ter o privilégio de ver ao vivo o maior jogador de futebol de todos os tempos em ação. Vida eterna ao Rei Pelé.

Imagens: Divulgação/VW

Você também pode se interessar por:

Os raríssimos VW Passat exportação que o Brasil produziu, mas não viu
VW Apollo: 1ª cria da Autolatina só foi valorizada após fracassar
Fiat Palio Citymatic, o estranho carro meio manual, meio automático
Chevrolet Opalete, a avó da nova Montana que queria ser El Camino


Comentários