VW Apollo: 1ª cria da Autolatina só foi valorizada após fracassar

Sedan era um irmão gêmeo do Ford Verona e foi o primeiro produto da joint venture a herdar carroceria, mas sobreviveu por muito pouco tempo
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02.12.2022 às 10:43 • Atualizado em 16.02.2023
Sedan era um irmão gêmeo do Ford Verona e foi o primeiro produto da joint venture a herdar carroceria, mas sobreviveu por muito pouco tempo

Primeiro carro a trocar de emblema pela Autolatina, joint venture existente entre Volkswagen e Ford no mercado brasileiro entre 1987 e 1996, o VW Apollo foi lançado no início de 1990 como um irmão gêmeo univitelino do Ford Verona.

Está certo que o Verona foi lançado um pouco antes, no final de 1989, e que o Apollo tinha lá suas diferenças, mas eram tão pequenas que passavam despercebidas aos olhos mais desatentos. 

A carroceria era exatamente a mesma, onde o Apollo se diferia na grade dianteira, molduras cinza dos vidros, retrovisores pintados, discreto aerofólio e, naturalmente, os emblemas VW.  Já no interior, a única diferença era o painel, com desenho próprio e relógio digital integrado. 

O volante tinha desenho próprio e o velocímetro trazia grafia típica dos Volkswagen da época, com iluminação laranja, mas a estrutura base de ambos os componentes era a mesma do irmão Ford, bem como os botões, chave de seta, saídas de ar, instrumentos de ventilação, pedais e manopla de câmbio.

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Sedan era um irmão gêmeo do Ford Verona e foi o primeiro produto da joint venture a herdar carroceria, mas sobreviveu por muito pouco tempo

Um Verona mais esportivo

Para se diferenciar do irmão gêmeo Ford, o Apollo tinha proposta mais esportiva e era vendido apenas com motor 1.8 AP, amortecedores mais firmes e câmbio de relações mais curtas - o mesmo usado pelo Ford Escort XR3, que, por sua vez, era o mesmo do VW Golf GTi MK2, modelo que não tivemos aqui no Brasil.

Seu motor 1.8 (AP-1800) era alimentado por carburador de corpo duplo e tinha 93 cv de potência a 5600 rpm, e 16,1 kgfm de torque a 2800 rpm. Com ele, o Apollo acelerava de 0 a 100 km/h em 11,71 s e chegava a 166 km/h de velocidade máxima. Tinha consumo médio de 8,33 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada, sempre usando gasolina.

Seu irmão Ford tinha o mesmo motor disponível  nas versões de topo (havia também o 1.6 CHT nas básicas), mas se diferia em desempenho graças ao seu câmbio mais longo. Um pouco mais lento, fazia o 0 a 100 km/h em 11,98 s e chegava a 164,8 km/h de máxima. Em contrapartida, era mais econômico, com médias de 9,32 km/l na cidade e 15,78 km/l na estrada, usando gasolina.

Relações de Marcha: VW Apollo 1.8 vs Ford Verona 1.8

1ª - 3,45:1 vs 3,45:1
2ª - 2,12:1 vs 1,94:1
3ª - 1,44:1 vs 1,29:1
4ª - 1,13:1 vs 0,91:1
5ª - 0,89:1 vs 0,75:1
Ré - 3,17:1 vs 3,17:1
Diferencial - 3,67:1 vs 3,67:1

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Sedan era um irmão gêmeo do Ford Verona e foi o primeiro produto da joint venture a herdar carroceria, mas sobreviveu por muito pouco tempo

As versões do VW Apollo

Disponível primeiramente das versões GLS e GL, o VW Apollo tinha mais equipamentos de série se comparados ao Verona, o que justificava seu preço maior.

A versão GLS vinha de série com faróis halógenos, faróis de neblina, rodas de liga leve, retrovisores e para-choques da cor do veículo, aerofólio traseiro, protetor do cárter, vidros verdes elétricos, para-brisa laminado degradê, bancos dianteiros com regulagem lombar e regulagem de altura para o motorista, luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas, rádio toca-fitas estéreo digital com memória e código antifurto, antena elétrica e desembaçador traseiro.

Como opcionais, trazia travas elétricas nas portas, espelhos retrovisores elétricos, ar-condicionado e teto solar.

Já a versão GL era mais simples e tinha como itens de série: faróis de neblina, retrovisores externos com comando interno manual, aerofólio, protetor do cárter, quatro alto-falantes, antena e desembaçador traseiro. Opcionalmente oferecia ar-quente, luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas, rádio AM/FM, vidros verdes, para-brisa laminado e faróis halógenos. 

Um ano depois, em 1991, surgia o Apollo VIP, edição limitada baseada na versão GL e sem opcionais. Poderia vir nas cores Branco Star ou Vermelho Colorado, e trazia as rodas raiadas BBS aro 13.

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Contava com vidros verdes, para-brisa laminado degradê, além de para-choques e coberturas laterais na cor cinza, protetor do cárter, quatro alto-falantes, antena e desembaçador traseiro, bancos Recaro com e dupla regulagem lombar e regulagem de altura para o motorista, além de conta giros e relógio digital.

No mesmo ano, a versão GLS adotava as mesmas rodas raiadas BBS, além dos bancos Recaro. A versão VIP saía de linha algum tempo depois, já que era limitada. Em 1992, o Apollo trazia o catalisador em todas as versões. 

Como opcionais, a GLS recebia direção hidráulica e a GL, rodas de liga leve e ar-condicionado. Alguns detalhes novos de acabamento eram incorporados, entre eles manopla do câmbio com DNA Volkswagen. Até então, era a mesma peça Ford que vinha nos Verona.

Sedan era um irmão gêmeo do Ford Verona e foi o primeiro produto da joint venture a herdar carroceria, mas sobreviveu por muito pouco tempo

Mal nas concessionárias, bem nas lojas de usados

Tais mudanças foram insuficientes para manter o sedan no mercado, que tinha queda nas vendas mês a mês, e o VW Apollo saiu de linha no final daquele mesmo 1992. Seu sucessor, o Logus, chegaria meses depois, em 1993. 

O primeiro Ford a usar emblema VW teve por anos baixa desvalorização no mercado de usados, como todo bom Volkswagen que se preze, em muitas ocasiões, valendo mais que seu irmão Ford com os mesmos opcionais.

Existem registrados atualmente 14.859 unidades da versão GLS, 33.506 unidades da versão GL e 2.700 unidades da edição especial VIP, totalizando 51.065 unidades do Volkswagen Apollo em circulação. Os dados são da PUP Consultoria, especialista em análise de dados e business intelligence.

Imagens: Divulgação/Autolatina

Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.

Leonardo França é formado em gestão de pessoas, tem pós-graduação em Comunicação Empresarial e Marketing Digital, e vive o jornalismo desde a adolescência. Atua há 18 anos com gestão e consultoria automotiva, auxiliando pessoas a comprar carros em ótimo estado e de maneira racional. É criador dos canais Autos Originais e Auto e Autos…

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