Avaliação Volvo XC40 T5 R-Design
O Volvo XC40 é o menor SUV compacto da marca sueca. O modelo foi lançado em 2018 e já foi eleito carro do ano no último Salão do Automóvel de Genebra. O XC40 inaugura a plataforma CMA. A plataforma do outros SUVs da marca, XC60 e CX90, é SPA. O SUV se apresenta hoje em 4 versões: T4, Momentum, R-Design e Special Edition. Vale ressaltar que o XC40 possui versões para PCD (Pessoas Com Deficiência), com isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A versão testada foi a T5 R-Design.
Versões
- XC40 T4: R$ 177.950
- XC40 T5 Momentum: R$ 203.950
- XC40 T5 R-Design: R$ 227.950
- XC 40 Special Edition: R$ 240.950
Tabela de preços para PCD
- XC40 T4: R$ 145.950
- XC40 T5 Momentum: R$ 169.950
- XC40 T5 R-Design: R$ 189.950
Design
O visual do Volvo XC40 é imponente. O modelo possui 4,42 m de comprimento, medida que destaca bem o capô. Comparado com os concorrentes Audi Q3, Mercedes GLA e BMW X1, o XC40 é mais cumprido. Os faróis são em LED em todas as versões e possuem luzes auto direcionais (acompanham o giro do volante), nivelamento automático do facho do farol (de acordo com a carga do veículo), com o sistema High Bean (adapta a luz alta para evitar o ofuscamento no carro da frente. Além disso, vêm com DRL, que se acede no formato T, do martelo de Thor.
Os faróis de neblina também são em LED. As rodas da R-Design possuem aro de 20 polegadas, enquanto nas outras versões, o aro tem tamanho 18 e 19 polegadas. O SUV vem com rack no teto funcional. Na traseira, as lanternas são de LED em todas as versões e invadem a lateral, seguindo a tendência dos carros mais modernos.
Espaço
O Volvo XC40 tem 2,70 m de entre eixos, que refletem em um espaço interno amplo. Em viagem com dois passageiros, tem conforto de sobra, pois o banco traseiro possui encosto de braço e dois porta-copos. Porém, quando vão três pessoas atrás, o ocupante do meio pode se incomodar com o túnel central que é alto e estreito, impossibilitando apoiar os pés em cima.
O porta-malas tem capacidade de 460 litros. A mesma capacidade do Audi Q3. Ele vem com fundo falso, que se tirar a tampa, dará mais profundidade ao porta-malas. A tampa do porta-malas da R-Design tem abertura elétrica e vem com o sistema Hands-Free. Passou o pé embaixo do para-choque, que a tampa abre automaticamente. Se não colocar o pé exatamente no sensor, pode acontecer de não abrir. Esse recurso não tem nas outras versões.
Conectividade e Conforto
O Volvo XC40 vem com central multimídia com tela de 9 polegadas e sensível ao toque. As funções do sistema multimídia também podem ser acessadas por comando de voz. Como no XC60 e XC90, possui integração de smartphone Apple CarPlay e Android Auto. Só a versão R-Design que vem o carregador por indução, que só serve para alguns modelos de smartphones. O painel de instrumentos é digital e personalizável de 12,3 polegadas.
O conforto é impecável. Os bancos são esportivos e revestidos de Nubuck, que parece uma camurça, uma textura meio aveludada. Esse tipo de revestimento é exclusivo da R-Design, assim como os ajustes elétricos do banco do motorista e do passageiro. Além disso, tem teto solar e para quem curte um som de qualidade, essa versão tem sistema de áudio Harman Kardon, com 13 alto-falantes e Subwoofer de 600 watts.
Desempenho
A R-Design tem motor 2.0, em linha, de 4 cilindros, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, que desenvolve até 252 cavalos de potência e 350 Nm de torque. A versão T4 tem um motor 2.0, porém, menos potente, gerando até 190 cavalos de potência e 300 Nm de torque. Segundo a Volvo, a R-Design chega até 230 km/h de velocidade máxima e leva 6,4s para chegar aos 100 km/h. Essa marca porque o carro pesa 1762 kg.
O XC40 vem com 5 modos de condução, que vão ajustar os parâmetros relacionados às respostas do motor, agilidade da troca da transmissão, firmeza da direção (quanto de esforço é feito para guiar o carro), resposta dos freios e controle de estabilidade. O modo Eco serve para poupar combustível; Confort, vai deixar a condução mais suave; Dynamic, vai deixar o volante mais apimentado, acelerações mais rápidas e o Individual, em que se customiza os parâmetros de acordo com as preferências do motorista.
Tem ainda o modo Off-road, que maximiza a tração do carro em terrenos difíceis e em estradas de piso precário. A direção fica mais leve e a função de controle de descida é ativada e a função Start/Stop fica desativada. Esse modo de condução só pode ser ativado em baixas velocidades e o velocímetro mostra o alcance da limitação de velocidade. Se essa velocidade for excedida, o modo Off-road é suspenso e outro modo de direção é ativado. Nele, o visor do motorista possui uma bússola entre o velocímetro e o tacômetro.
A tração é integral e permanente nas 4 rodas. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiros e traseiros, para ter uma melhor estabilidade. A transmissão é a Geartronic de 8 velocidades, com trocas manuais na alavanca de câmbio e nas aletas atrás do volante, item exclusivo dessa versão. Segundo o Inmetro, de autonomia, faz 9,7 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. Recebeu nota D na classificação por categoria e D, na geral.
Segurança
No quesito segurança, o SUV vem equipado com 6 airbags. No banco traseiro, tem 3 encostos de cabeça, cintos de três pontos e Isofix. O Volvo XC40 vem com o City Safety, sistema que detecta outros veículos, ou pedestres e animais de grande porte à frente do carro, auxiliando o condutor com frenagem automática, para evitar e reduzir o risco de batida ou de um acidente mais grave.
Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta, que é um exemplo de tecnologia semiautônoma presente no XC40. Quando o motorista distraído invade a faixa oposta, o carro de forma automática vai conduzir o veículo de volta para a sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel, que esteja vindo na mesma direção. Só lembrar que essa função só é ativada em uma velocidade entre 65 e 140 km/h.
Só a versão R-Design conta com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), em que o motorista consegue ajustar a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente. O sistema acelera ou freia o veículo automaticamente, e até conduz pelo motorista por alguns segundos, a partir da direção semiautônoma, em uma velocidade de até 130 km/h.
Na versões R-Design e a Momentum contam com Alerta de Ponto Cego e Park Assist, que ajuda a manobrar o veículo em vagas perpendiculares e paralelas. Além disso, possui câmeras espalhas pelo carro, permitindo uma visão 360º, a partir da multimídia. Para fechar a parte de segurança, o SUV vem com o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência, que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.
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