Avaliação: Peugeot Partner Rapid é trabalhar enquanto os outros dançam

Modelo da marca francesa é apenas um Fiat Fiorino com outro logotipo, levando consigo todas as suas capacidades e fraquezas
Renan Rodrigues
Por
03.11.2023 às 08:49
Modelo da marca francesa é apenas um Fiat Fiorino com outro logotipo, levando consigo todas as suas capacidades e fraquezas

Em maio do ano passado, consolidando a estratégia de compartilhar produtos entre suas marcas, a Stellantis apresentava o Peugeot Partner Rapid. O furgão é um rebrand do Fiat Fiorino, ou seja, é o mesmo carro, mas com o logo de outra marca.

Essa não é uma estratégia nova, nem mesmo para a Fiat, que já teve o Freemont no Brasil, que era basicamente o Dodge Journey. Porém, o Partner Rapid chegou após o hatch 208 ganhar o 1.0 aspirado da Fiat, em uma clara reafirmação da estratégia de integrar as marcas.

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A ideia da Stellantis era aumentar o volume da Peugeot e se valer da confiança mecânica da Fiat, além do sucesso no mercado de comerciais leves. Mais de um ano depois, o Partner Rapid perdeu a versão de entrada e passou a custar o mesmo que o Fiorino.

Essa combinação de fatores fez o Partner Rapid derrapar nas vendas. Foram apenas 1.336 unidades emplacadas entre janeiro e setembro de 2023, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), enquanto o gêmeo Fiorino já acumula mais de 14.000 vendas no mesmo período.

Ainda assim, será que faz sentido comprar o Partner Rapid? Como ele se comporta quando carregado? Será que este é o melhor veículo para o seu negócio? Confira em nossa avaliação em vídeo abaixo.

Peugeot Partner Rapid Business 2024 - Preço: R$ 114.890

Peugeot Partner Rapid 2024 – 5 pontos positivos

1) Manutenção

A manutenção sempre foi um tema polêmico ao falar dos carros da Peugeot. No entanto, no caso do motor 1.4 Fire 8V, fornecido pela Fiat, esse questionamento deixa de fazer sentido. Ele tem manutenção simples e abundância de peças. O custo das revisões tampouco é elevado: até os 60.000 km, são R$ 5.448, que podem até ser diluídos no financiamento do veículo.

Além disso, o programa Peugeot Total Care, presente em 24 concessionárias dedicadas aos veículos comerciais da marca, oferece um atendimento personalizado e garante a revisão agendada feita no mesmo dia, do contrário o cliente não paga.

Outros pontos são a garantia do valor do orçamento e da revisão com preço fixo, bem como a qualidade do serviço. Há ainda reboque 24h por 8 anos em caso de pane ou colisão, além de empréstimo de outro veículo caso o reparo dure mais de 4 dias, mesmo fora da garantia.

2) Mecânica confiável

O motor 1.4 Fire e o câmbio manual de cinco marchas herdados do Fiat Fiorino não possuem defeitos crônicos. No máximo, uma junta de cabeçote, que é barata de trocar e praticamente qualquer mecânico sabre realizar a substituição.

3) Capacidade de carga

O Partner Rapid é capaz de levar 650 kg de carga e tem um volume de 3.300 litros no baú. Para efeito de comparação, a Chevrolet Montana, que é muito maior e mais cara, leva os mesmos 650 kg na configuração manual, em uma caçamba de 874 litros.

A praticidade do furgão fechado permite aumentar a quantidade em volume, ainda que em peso a quantidade seja a mesma ou menor que algumas picapes compactas, como a Fiat Strada.

4) Versatilidade urbana

Um furgão de 4,40 metro de comprimento, 1,64 m de largura e 1,90 m de altura é capaz de entrar em qualquer vaga ou garagem de estabelecimento comercial em grandes cidades. Além disso, as portas traseiras com abertura lateral bipartida em 180 graus facilitam os procedimentos de carga e descarga.

5) Robustez

Assim como os Fiat Fiorino e Strada são reconhecidos pela sua robustez para o trabalho, especialmente pelo conhecidíssimo eixo ômega na traseira (consiste em um eixo rígido com molas semielípticas), o Partner Rapid também pode contar com essa fama.

Esse tipo de arranjo de suspensão ficou mais conhecido pelo uso em caminhões. Essa associação fez a Stellantis manter o conjunto, que é muito admirado pelos proprietários e, por vezes, razão de compra em relação à concorrência.

Peugeot Partner Rapid 2024 – 5 pontos negativos 

1) Acabamento

Sabemos que um carro de trabalho terá acabamento simplificado, mas o Partner Rapid e, obviamente, o Fiorino também, ostenta plásticos simples, com rebarbas e folgas entre as peças. Esse tipo de acabamento não condiz com a atual qualidade de montagem de um Fiat Argo, por exemplo, que é montado na mesma fábrica. E fica ainda mais distante de um Peugeot 208.

2) Itens de série

O trabalhador brasileiro não merece o mínimo de conforto. O Partner Rapid tem espaço para a maquininha de cartão, mas não vem com rádio ou ao menos a preparação para o dispositivo. É preciso contratar por fora, seja em lojas especializadas ou na concessionária da marca.

Além disso, não há retrovisor elétrico ou mesmo direção elétrica, que cabe nesse projeto (visto que o finado Uno de segunda geração e o Mobi Drive já tiveram, mas a assistência hidráulica foi mantida, devido à mecânica liderada pelo veterano motor Fire.

Por fim, entre os equipamentos de segurança, há apenas os obrigatórios airbags frontais e freios ABS, além de controles de tração e estabilidade, que passarão a ser mandatórios em nosso mercado em 2024.

3) Dificuldade de manobrar

Um furgão, naturalmente, apresenta mais dificuldades de manobra do que um carro de passeio, especialmente pela ausência de retrovisor central e sua visibilidade.

A Peugeot poderia ter ao menos colocado um sensor de estacionamento traseiro para facilitar a vida do trabalhador brasileiro. Afinal, esse tipo de dispositivo, ao contrário da câmera de ré, pode ser exibido em gráficos na pequena tela do painel de instrumentos.

4) Preço

Quando o Peugeot Partner Rapid foi lançado, a principal razão para sua compra e não a de um Fiorino era o preço. Ele era até R$ 6.000 mais barato do que o irmão gêmeo da Fiat, e suas revisões custavam até R$ 546 menos que as do modelo da marca italiana.

Atualmente, os dois custam os mesmos R$ 114.890, enquanto a manutenção do Peugeot, considerando o ciclo até 60.000 km, é exatos R$ 40 mais cara que a do Fiorino. São exatos R$ 5.448 para o Peugeot e R$ 5.408 para o Fiat.

5) Nada de 1.3

Apesar do Uno e até do Mobi já terem recebido o motor 1.3 Firefly – aliás, o Uno foi o responsável por sua estreia no mercado brasileiro –, Fiorino e Partner sempre ficaram com o velho 1.4 Fire 8V. São mais de 20 cv de diferença entre eles, visto que o Firefly rende até 107 cv de potência com etanol e o Fire, apenas 86 cv. Já o torque do primeiro fica em 13,7 kgfm com o combustível vegetal e o do segundo, em 12,2 kgfm.

Apesar do 1.4 Fire ainda cumprir seu papel, especialmente no que diz respeito ao trabalho, um motor mais moderno, com mais potência e torque, certamente seria bem-vindo, assim como um câmbio com engates mais precisos. Agora, pensando nas barbaridades que os motoristas de frete conseguem com esse motor, talvez trocar por um melhor não seja tão boa ideia assim...

Peugeot Partner Rapid Business 2024 – Itens de série 

  • 4 ganchos para amarração de carga
  • Airbags frontais
  • ABS
  • Sinalização de frenagem de emergência 
  • Alerta de limite de velocidade
  • ASR Controle de tração
  • Aviso de afivelamento do cinto de segurança (motorista)
  • Banco com revestimento em tecido 
  • Calotas integrais
  • Computador de bordo 
  • ESC - Controle de Estabilidade 
  • Faróis de neblina com DRL integrados 
  • Iluminação no compartimento de carga
  • Assistente de partida em rampa
  • Pré-disposição para rádio 
  • Repetidores de seta nos retrovisores 
  • Tomada 12V
  • Alarme perimétrico
  • Ar-condicionado
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Cintos de segurança com regulagem de altura
  • Chaves canivete com telecomando
  • Direção hidráulica
  • Iluminação do porta-luvas
  • Protetor de cárter
  • Tapete protetor de carga
  • Travas elétricas
  • Vidros elétricos com função um-toque (motorista/passageiro)
  • Volante com regulagem de altura

Peugeot Partner Rapid Business 2024 – Ficha técnica

Motor: dianteiro, transversal, flex, quatro cilindros em linha com 72mm de diâmetro e 84mm de curso, 8V, 1.368cm³ de cilindrada, injeção multiponto de combustível
Potência: 84 cv (G) / 86 cv (E) a 6.000 rpm
Torque: 11,8 kgfm (G) e 12,2 kgfm (E) a 4.000rpm
Peso/potência: 12,81 kg/cv
Peso/torque:
90,3 kg/kgfm
Câmbio: manual, 5 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 14,7s (G) e 13,7s (E)
Velocidade máxima: 157 km/h (G) e 160km/h (E)

Dimensões: comprimento, 4.407 mm; largura, 1.643 mm; altura, 1.900 mm; distância entre-eixos, 2.716 mm; e altura em relação ao solo, 176 mm. Peso em ordem de marcha, 1.131 kg; carga útil, 650 kg; compartimento de carga, 3.300 litros. Tanque de combustível de 55 litros.

Dados técnicos: direção hidráulica, suspensão dianteira, independente, tipo mcpherson, barra estabilizadora; suspensão traseira, eixo rígido com molas semi-elípticas. Freios a discos ventilados na dianteira e tambor na traseira. Pneus 175/70 R14

Consumo (Inmetro): cidade 11,7 km/l com gasolina e 8,1 km/l com etanol. Estrada: 12,4 km/l com gasolina e 8,4 km/l com etanol.

Peugeot Partner Rapid 2024 - Vale a pena?

A grande vantagem do Peugeot Partner Rapid 2024 está no programa Peugeot Total Care, seu sistema de atendimento personalizado e possibilidade de carro reserva podem fazer a diferença para quem tem frota.

A mecânica Fiat, que tem poucos problemas crônicos e manutenção facilitada, torna a escolha pelo Partner racional. No entanto, não faz sentido a Peugeot praticar exatamente o mesmo preço da Fiat, ainda que sejam o mesmo produto.

Se a Peugeot quer aumentar sua participação no segmento de comerciais leves e usa o Fiorino como base para isso, deveria cobrar um valor consideravelmente menor para tentar compensar em volume.

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