Audi estuda lançar picape que pode ter corpo de Amarok e alma de Ford

Após fracasso da Mercedes Classe X, chefão global da marca admitiu projeto e prometeu “apresentar algo não muito longe de agora”
LF
Por
21.03.2022 às 15:18
Após fracasso da Mercedes Classe X, chefão global da marca admitiu projeto e prometeu “apresentar algo não muito longe de agora”

Picape é uma categoria de veículos com a qual marcas premium e de luxo ainda demonstram pouca intimidade. Não é à toa que a Stellantis vem se refestelando com a marca Ram em nosso mercado, aproveitando com inteligência a enorme demanda reprimida nesse potencial segmento.

A Mercedes-Benz até tentou, em tempos recentes, lançar a Classe X, mas divergências com a aliança Renault-Nissan, com quem a alemã compartilhava o projeto, puseram uma pá de cal no modelo antes mesmo de ele chegar a mercados como o Brasil. Onde, por sinal, ela teria boas chances de fazer sucesso.

Anuncie seu carro na Mobiauto

E enquanto a BMW segue tratando o tema quase como uma piada de 1º de abril - brincadeira que a empresa bávara chegou de fato a fazer -, a próxima a fazer uma aposta aparentemente mais séria nesse nicho ainda pouco explorado deve ser a Audi.

Em conversa com jornalistas durante um evento envolvendo diversos executivos do Grupo Volkswagen, o CEO global da marca das quatro argolas, Markus Duesmann, admitiu que a fabricante estuda o lançamento de um veículo com caçamba nos próximos anos.

“Não prometo que faremos [uma picape], mas é algo no qual estamos pensando. Na verdade, vamos apresentar algo. Não tão muito longe de agora, mas algo”, resumiu, dando a entender que a primeira aparição dessa futura picape deve ser ainda na forma de um conceito.

Curiosamente, ao seu lado estava Adian Hallmark, o CEO da Bentley, outra subsidiária do grupo, que teria brincado na sequência: “Eu não gostaria de ter isso [uma picape] no portfólio da Bentley”. As informações são da Autocar.

Leia também: Qual carro elétrico vendido no Brasil vai mais longe com uma recarga?

Como seria essa picape da Audi?

Após fracasso da Mercedes Classe X, chefão global da marca admitiu projeto e prometeu “apresentar algo não muito longe de agora”

Se para uma marca de superluxo como a Bentley uma picape não faz sentido, para uma que ocupa um ou dois degraus abaixo, caso da Audi, ela pode ser muito útil e ter posição estratégica importante dentro do plano de negócios.

O caminho mais fácil de se imaginar seria uma picape média, construída sobre chassi de longarina e derivada da segunda geração da VW Amarok. Que, por sinal, será irmã gêmea bivitelina da nova Ford Ranger.

Mas e se de repente a fabricante quiser aproveitar a plataforma modular MEB para desenvolver uma picape maior, 100% elétrica, que venha para brigar com uma enxurrada de outros produtos do tipo que já estão chegando? É o caso de Ford F-150 Lightning, Ram 1500 EV, Chevrolet Silverado EV, Tesla Cybertruck, Rivian R1T e Hummer EV?

Nenhum outro detalhe sobre a futura picape da Audi foi passado pelo executivo, o que significa que teremos que esperar ainda um tempo para descobrir como ela será. Por enquanto, resta-nos especular sua proposta e visual através de projeções como a de Kleber Silva, da Mobiauto, que ilustra este artigo...

Você também pode se interessar por:

BMW Série 6 ganha metralhadora antiaérea para combater russos na Ucrânia
Lamborghini que chega a 325 km/h vira viatura de polícia no Brasil
Polícia Federal faz Porsche, BMW e picape gigante da Toyota virarem viaturas
BMW iX, o SUV elétrico que parece sala de cinema com peças de cristal

Comentários