As melhores picapes 4x4 na faixa de R$ 100 mil
Picapes com cabine dupla, tração 4x4, câmbio automático, menos de cinco anos de uso e sem superar muito a faixa de R$ 100 mil. Esse é o combo dos sonhos de muitos “picapeiros” exigentes, mas com orçamento limitado.
Como os preços de picapes 0 km com tais características estão nas alturas, o jeito é apelar para o mercado de seminovas ou usadas. Foi para te ajudar nessa busca que a Mobiauto elaborou a lista das picapes que vão compor essa matéria.
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Os preços são baseados na Tabela Fipe Mobiauto, mas podem variar de acordo com a região e o estado de conservação do veículo. Para que a lista não fosse composta por picapes muito antigas, filtramos apenas modelos comercializados de 2016 para cá. Isso tornou a missão quase impossível.
Para chegarmos a um “top 5”, foi necessário aumentar a margem de tolerância 10% acima do teto R$ 100.000, mas conseguimos. Era isso ou abrir mão de parte dos itens da lista. Resolvemos pagar o preço, e muitos potenciais compradores dessas máquinas valentes certamente fariam o mesmo.
Quer dizer: de repente você consegue um bom desconto se souber negociar. Agora que já explicamos como a lista foi elaborada, vamos à degustação. Lembrou de algum modelo que não mencionamos? Cite nos comentários!
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Nissan Frontier 2.5 Turbodiesel CD SV Attack AT 4x4 2016
Preço: R$ 102.365
Potência: 190 cv a 3.600 rpm e 45,8 kgfm a 2.000 rpm / 0 a 100 km/h em 11 segundos / Velocidade máxima: 170 km/h
Consumo: 10,5 km/litro na cidade e 12,5 km/litro na estrada
Capacidade da caçamba: 1.012 litros
Aqui estamos falando de uma das últimas unidades da Nissan Frontier antes de mudar para a geração que conhecemos agora. A linha 2016 da Frontier ainda pertence à geração apresentada ao Brasil em 2008, só que com algumas melhorias.
Foram quase dez anos usando a mesma plataforma, mas a picape da Nissan disfarça bem a idade, já que não teve o visual castigado pelo tempo. Até porque, quem pensa em levar essa Frontier para casa é o consumidor que leva a sério o ditado “beleza não se põe na mesa”.
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A picape vai muito além do que as linhas quadradas e porte robusto pode revelar. É o que chamamos nos dias de hoje de picape raiz. A Nissan Frontier é munida de um motor 2.5 a diesel que, pelo que os números mostram, é bem esperto. Mas o ponto alto mesmo é a tração 4x4, que permite à Frontier cumprir muito bem seu papel off-road.
No entanto, conhecedores da Frontier 2016 sabem que a picape não é só elogios. A ausência de alguns itens nesta versão foi sentida: a versão Attack 4x4 não tem bancos revestidos em couro, regulagem da altura dos faróis, sensores de estacionamento nem mesmo controle de estabilidade e tração.
Literalmente uma picape para ser conduzida na raça, o que mexe com o coração de muito “picapeiro” mais tradicional.
Confira ofertas da Nissan Frontier
Ford Ranger CD 3.2 Turbodiesel XLS AT 4x4 2016
Preço: R$ 109.470
Potência: 200 cv a 3.000 rpm e 47,9 kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 11,6 segundos / Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo: 8,9 km/litro na cidade e 10,8 km/litro na estrada
Capacidade da caçamba: 1.180 litros
Eis aqui uma das picapes mais potentes e fortes da lista, quer dizer, perde apenas por 6 cv para a Chevrolet S10 se abastecida com etanol. Além de agradar no desempenho, o motor 3.2 a diesel da Ford Ranger passou por alguns ajustes técnicos em 2017, para oferecer mais economia de combustível. A linha também ganhou direção elétrica.
O visual da picape também foi refinado. Mas nada radical, a mudança mais marcante fica por conta da grade mais invocada. Já o interior recebeu um toque do sedan Ford Fusion. Mas não se engane com isso, pois a Ford Ranger continua arisca.
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A Ford Ranger é o que muitos chamam de picape raçuda, sabe? Que não decepciona no off-road e, pelo contrário, oferece exatamente o que um trilheiro deseja. Porém, apesar de gostar de uma certa brutalidade, é bom pisar com certa delicadeza no acelerador.
Bancar o pé de chumbo na direção da Ford Ranger pode resultar em uma resposta um tanto quanto malcriada dos 47,9 kgfm de torque da picape. Digamos que ela procura mais do que um proprietário, mas um dono que saiba domá-la.
Confira ofertas da Ford Ranger
Chevrolet S10 Cabine Dupla 2.5 LTZ AT AWD 2017 (Flex)
Preço: R$ 100.030
Potência: 197/206 cv (gasolina/etanol) a 6.000 rpm e 26,3/27,3 kgfm a 4.440 rpm/ 0 a 100 km/h em 9,1 segundos / Velocidade máxima: 163 km/h
Consumo: 5,3 km/litro na cidade e 6,1 km/litro na estrada com etanol / 8,1 km/litro na cidade e 9,1 km/litro na estrada com gasolina
Capacidade da caçamba: 1.570 litros
Convenhamos, o número extenso de versões dos modelos da Chevrolet muitas vezes serve mais para confundir o consumidor que busca a versão com melhor custo-benefício.
Muitas vezes, quem cumpre esse papel de versão mais vantajosa pelo valor cobrado é a configuração intermediária, por isso escolhemos a LTZ. Ofertada por quase exatos R$ 100 mil.
A Chevrolet S10 se destaca por ser a picape mais potente da lista, por um motivo muito simples: é a única com motor flex e não diesel. Por isso, entrega 206 cv se abastecida com etanol. A parte ruim é que falta um pouco de torque para uma picape dessa proporção.
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Vale citar que a linha 2017 ganhou alguns retoques que fizeram muito bem ao visual da S10 e se refletem até nos dias de hoje, já que esteticamente o modelo continua com ares modernos até hoje, mesmo passando por outro facelift no ano passado. O design robusto e até parrudo costuma agradar os consumidores deste segmento.
Em termos de desempenho, estamos falando de uma picape que vai de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, um número invejável para muito carro de passeio. A linha 2017 ainda tem a vantagem de ter direção elétrica, e o câmbio automático também é bastante elogiado pelas trocas suaves.
Outro fator que conta pontos para a S10 é que, mesmo com motor flex, o desempenho é tão ou até mais emocionante que o de picapes a diesel. Essa versão ainda conta com itens muito desejados em 2021, como assistente de permanência em faixa, alerta de colisão iminente e sensor de estacionamento frontal.
Confira ofertas da Chevrolet S10
Fiat Toro Volcano 2.0 diesel AT9 4x4 2017
Preço: R$ 103.257
Potência: 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm de torque a 1750 rpm / 0 a 100 km/h em 10 segundos / Velocidade máxima: 188 km/h
Consumo: 9 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada
Capacidade da caçamba: 820 litros
Conheça as picapes mais econômicas vendidas no Brasil
Não é difícil encontrar uma Fiat Toro apertada em uma vaga de shopping. A picape se popularizou rapidamente, causou controvérsias, virou meme e já há uma legião de pessoas que a amam na mesma proporção de quem a rejeita.
A estrutura monobloco deixou "picapeiros" de raiz ressabiados. Enquanto a dirigibilidade quase tão confortável quanto a de um carro de passeio, aliada ao design atraente e à proposta inovadora, agradou a tantos outros.
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A Fiat Toro tem mais duas grandes vantagens: a primeira é que ocupa praticamente um nicho sozinha, já que, pelas suas dimensões, não pertence nem ao grupo das picapes compactas nem ao das médias. Isso satisfez muitos que buscavam um meio-termo. A segunda vantagem, por incrível que pareça, é o preço. Afinal, trata-se de uma picape 4x4 a diesel mais acessível.
Assim como o Jeep Renegade, as versões com motor 1.8 flex fazem o ser humano passar raiva. Isso deve mudar na linha 2022, com a adoção do motor 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgfm. Mas as versões a diesel trazem mais alegria ao coração. E a tração 4x4 é praticamente um passaporte para a Toro ter acesso ao mundo off-road.
Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor 3.2 Turbodiesel DID-H HPE 4WD AT 2017
Preço: R$ 105.878
Potência: 180 cv a 3.500 rpm e 38 kgfm a 2.000 rpm / 0 a 100 km/h em 13,1 segundos / Velocidade máxima: 172 km/h
Consumo: 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada
Capacidade da caçamba: 788 litros
A linha 2017 da Mitsubishi L200 Triton Sport ganhou quatro versões, entre elas a Outdoor com câmbio automático. Visualmente, essa versão se diferencia pela grade pintada em "Full Stone Gray" e os faróis de dupla parábola com máscara negra.
Bem, preciso dizer por que a Mitsubishi L200 Triton Sport está nessa lista? Além de ser uma referência no segmento, a picape japonesa é como um filme bom: consegue ser aclamada pelo público e pela crítica.
Falando de performance, o seu ponto forte não é agilidade ou respostas instantâneas, já que a versão Outdoor 3.2 leva 13,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Mas o seu alto desempenho off-road, capaz de passar por cima de “pau e pedra”, é o que cativa os consumidores.
Confira ofertas da Mitsubishi L200 Triton Sport
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.