A fantástica rodovia inteligente que corrige erros humanos

Carros freando ou acelerando simultaneamente, ou recebendo instruções para não pegar semáforos vermelhos: isso é o que as estradas do futuro oferecem
Camila Torres
Por
23.03.2021 às 08:00
 Carros freando ou acelerando simultaneamente, ou recebendo instruções para não pegar semáforos vermelhos: isso é o que as estradas do futuro oferecem

“Estrada do Futuro” é como vem sendo intitulada por alguns a rodovia inteligente que está sendo construída em Michigan, nos Estados Unidos, com faixa exclusiva para carros autônomos. 

Mas não é a primeira vez que o país norte-americano investe em uma forma inovadora de mobilidade. No estado da Virginia, outra via um pouco mais antiga envia recomendações ao motorista para conseguir pegar uma sequência de semáforos verdes. 

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O que é a estrada do futuro de Michigan em detalhes

A governadora de Michigan, estado do Centro-Oeste dos Estados Unidos, Gretchen Whitmer, anunciou em 2020 a construção de uma rodovia inteligente que conectará as cidades de Detroit e Ann Arbor, com faixa exclusiva para carros autônomos. 

Nossa equipe foi atrás de mais informações sobre a via, que terá 64 quilômetros de extensão, passando pela Universidade do Michigan, pelo Metropolitan Airport e pela Central Station. 

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A rodovia inteligente que corrige erros humanos

A Cavneu, uma das principais empresas responsáveis pela construção do projeto, estima que a estrada esteja operando até 2022. Dentre os principais objetivos da rodovia inteligente em Michigan estão: evitar acidentes, otimizar tempo de percurso e liderar a infraestrutura moderna.

Na última década houve quase dez mil acidentes fatais em Michigan, segundo informações divulgadas pela Polícia do Estado. Cerca de 94% deles são atribuídos a erros humanos, afirma o NHTSA (Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA).

Veículos autônomos poderão se conectar à rede da rodovia para estabelecer uma “conversa” entre o software do veículo e o da estrada. Com isso, saberão automaticamente os trechos em que terão de reduzir a velocidade ou fazer um desvio, por exemplo.

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Veículos que demandam um condutor humano também poderão desfrutar dos benefícios da rodovia inteligente, recebendo alertas de limites de velocidade, sinais de controle e tráfego e avisos de condições meteorológicas. 

A governadora também anunciou que o projeto terá um comitê formado por empresas do segmento automotivo e de mobilidade autônoma. São elas: Ford, GM, Argo AI, Arrival, BMW, Honda, Toyota, TuSimple e Waymo.

Prós e contras da rodovia inteligente

Há quem questione se o projeto irá acelerar o desenvolvimento da autonomia nível 5 ou se, pelo contrário, irá atrapalhar. Uma das preocupações do site Telastari é que a tecnologia usada na rodovia inteligente ficará ligada a um único software, que não é o do veículo, controlando as ações do veículo autônomo no lugar do sistema do carro. 

Outro questionamento levantado é se veículos autônomos de outras regiões, dotados de possíveis diferenças nos padrões de direção autônoma, conseguiriam rodar em rodovias inteligentes como a de Michigan sem conflitos. 

Afinal, por se tratar de uma tecnologia inovadora e ainda em estágio incipiente de desenvolvimento, ainda é cedo para precisar se funcionaria de fato em conjunto com qualquer tipo de automóvel. 

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A Cavneu, empresa à frente do projeto, revela que ainda há muito o que se discutir e que operará de forma transparente, criando padrões neutros para possibilitar que veículos de qualquer marca usufruam da eficiência da via.

A companhia também esclarece que a cooperação de fabricantes de carros autônomos como a Tesla, que não faz parte do comitê, será crucial para o sucesso da rodovia inteligente em Michigan. 

Outra funcionalidade da via é permitir que os veículos se conectem para trabalhar de forma coordenada, freando ou acelerando simultaneamente. Para isso, a via utilizará diversos tipos de sensores para que a comunicação entre a central da via e os veículos seja efetiva, proporcionando uma experiência jamais vista no mundo.

Estrada inteligente de Virginia 

Não é apenas em Michigan que a mobilidade está a menos quilômetros do futuro. Em Virgínia, Estado do Sul dos Estados Unidos, os objetivos são os mesmos da rodovia inteligente que ligará Detroit a Ann Arbor: diminuir o fluxo de trânsito e minimizar acidentes. 

O projeto é uma parceria da Audi da América com o Departamento de Transportes da Virgínia e a Qualcomm Technologies. Diferente de Michigan, em Virginia será utilizada a tecnologia C-V2X (Cellular Vehicle-to-Everything): a conexão entre a via e o carro acontece independentemente da existência de redes de celular no local.

Carros freando ou acelerando simultaneamente, ou recebendo instruções para não pegar semáforos vermelhos: isso é o que as estradas do futuro oferecem

Aqui, os carros compatíveis com a estrada recebem alertas de manutenção e sinalização da via, tudo através da frequência 5,9 GHz, utilizada exclusivamente nos EUA. 

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Várias funcionalidades da via chamam atenção, como a recomendação de velocidade para que o automóvel evite passar por semáforos vermelhos. Em casos de estreitamento da pista por motivo de obra, a via comunicará o carro quando estiver próximo ao ponto.

No entanto, a estrada inteligente de Virgínia mostrou que ainda não está tão preparada para carros autônomos quanto a de Detroit. A via está passando por testes e o Audi Q8 foi o protagonista de um deles. 

3 Inovações de mobilidade pelo mundo

Versailles, França: já pensou em carregar o seu carro em movimento? Na Europa já é possível. Em pista de testes, também liderada pela empresa de tecnologia Qualcomm, o carro elétrico recebe a mesma energia que consome se estiver rodando a 112 km/h.

Moscou, Rússia: através de câmeras, sensores a laser e outros sistemas, Moscou conseguiu reduzir em 40% os índices de congestionamento. O controle inteligente de tráfego é capaz não apenas de prever, mas de regular o tempo dos semáforos. 

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Porto Rico, Estados Unidos: no arquipélago, a cobrança de pedágio é feita de forma automática, mas não é só isso: ela acontece enquanto o veículo trafega normalmente na velocidade da pista. Em horário de pico, em que uma das faixas muda o sentido da via conforme o pico, um sistema inteligente é usado para fazer a cobrança.

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