Chevrolet vai ressuscitar Monza, Opala e mais clássicos para vender

O Projeto Vintage da Chevrolet pretende devolver ao mercado modelos que marcaram época no Brasil
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23.02.2025 às 14:00 • Atualizado em 23.04.2025
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O Projeto Vintage da Chevrolet pretende devolver ao mercado modelos que marcaram época no Brasil

Como anunciado no evento de 100 anos da General Motors no Brasil, a Chevrolet voltará a vender seus modelos icônicos das décadas de 1960 a 1990.  O Projeto Vintage da montadora americana é pensado para atender colecionadores e entusiastas dos clássicos da marca, principalmente os que buscam edições especiais com reestilizações exclusivas certificadas pelo departamento de engenharia da GM.

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“O Vintage da Chevrolet vai atuar em dois nichos estratégicos de carros antigos: o de restauração e o restomod. Enquanto a primeira modalidade visa preservar ao máximo a originalidade do veículo e de seus acessórios; no restomod, o objetivo é outro – por isso agrega-se ao automóvel de época atualizações tecnológicas para deixá-lo mais confortável, seguro ou mesmo confiável para ser utilizado no dia a dia”, explica Emerson Fischler, diretor de engenharia da GM América do Sul.

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Segundo a Chevrolet, o critério de escolha de modelos para participar do projeto-piloto é a relevância deles no mercado de clássicos e alguns dos escolhidos foram: Opala, Chevette, 3100 Brasil, Kadett, Omega e a primeira geração da S10.

Além desses, a GM revelou que, nesse momento o sedan Monza EF de 1990, que foi o primeiro nacional da Chevrolet a ter injeção eletrônica, e a icônica picape C10 de 1976, que tem motor V8 do Camaro, estão sendo preparados.

A ideia do Projeto Vintage da Chevrolet é, assim como outras montadoras, fomentar a paixão nacional pelo pelos carros antigos e não deixar que eles desapareçam. A Jaguar Land Rover, por exemplo tem um projeto semelhante no Reino Unido de restauração do clássico Defender.

Outra marca que tem projeto semelhante é a Ferrari, que ainda produz peças de carros estão fora de linha como F40 e La Ferrari. O objetivo da marca italiana é preservar os exemplares com máximo de originalidade possível e fazer com que os clientes desfrutem deles sem prazo de validade.

O projeto de oferecer clássicos automotivos é uma maneira de preservar história da marca e trazer para donos e entusiastas de carros antigos mais originalidade e confiabilidade de preservação, já que a própria montadora disponibilizará os serviços de reestilização e troca de peças.

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