VW Virtus, Nivus e T-Cross têm novo truque para evitar furto do ACC por R$ 710
O furto do radar que controla o ACC tem sido uma pauta debatida frequentemente pela Mobiauto há algum tempo. Volkswagen Nivus, Jetta GLI, Taos, T-Cross e Virtus sofrem com esse problema, mas uma solução promete evitar que o crime seja cometido, melhor ainda, por menos da metade do preço do módulo do ACC vendido no site da marca.
Primeiro, é preciso ressaltar que o módulo do radar está posicionado logo atrás do emblema da Volkswagen. No site da montadora, o preço mais em conta da peça é de R$ 1.593, sem contar o emblema que sai por R$ 278,45 e o custo da mão de obra para fazer a resposição.
Você também pode se interessar por:
- Exclusivo: VW Virtus será fabricado no Paraná para abrir espaço aos híbridos
- Por que o Volkswagen T-Cross mais caro é o preferido dos brasileiros?
- Novo Volkswagen Tera 2026 chegará desfilando no Brasil; entenda
- Os 10 SUVs mais econômicos na faixa dos R$ 150.000
Você também pode se interessar:
- ACC: o que é e como funciona o controle de cruzeiro adaptativo
- Novo VW Nivus 2025 terá truque no emblema para evitar furtos do ACC
- VW T-Cross 2025 chega com solução para acabar com furtos de ACC
- Toyota Corolla Cross tem logotipo furtado e preço é duas vezes o do VW Nivus
Enquanto isso, a JSR Sound, localizada em São Paulo (SP), publicou um vídeo mostrando uma solução mais em conta para evitar o furto do ACC. De acordo com a loja, a procura pelo produto, batizado de SafeGuard ACC, tem sido alta com ao menos uma instalação por dia.
O custo? R$ 790 ou R$ 766 com pagamento via Pix. A JSR afirma que o tempo de instalação é de aproximadamente uma hora.
O produto também é vendido pelo Mercado Livre por R$ 710. O link está no perfil que divulga a solução. Na descrição do anúncio consta que a instalação não acarreta perda de garantia e é compatível, além do Virtus, com Nivus, Tiguan, T-Cross, Taos e Jetta.
Conseguimos localizar o responsável por desenvolver o SafeGuard ACC. Rogério Durães revelou que enxergou a oportunidade por conta dos furtos, enquanto procurava trocar seu VW Polo por um Nivus.
Rogério comprou o Nivus e ouviu dos vendedores que o custo de reposição tanto do módulo como do radar tinham ficado mais barato, como a Mobiauto já mostrou. “Eu percebi que tinha uma carência nesse segmento, de uma solução viável”, comentou Rogério.
“Então, foi onde eu tive a ideia de fazer uma fixação do ACC juntamente com a grade na estrutura do carro. Uma forma, que se o ladrão tentar [furtar], de qualquer jeito ele vai danificar o ACC, o qual não vai ter mais serventia para o ladrão. Vai desestimular o furto”, conota Durães.
Ele ainda conta que já fornece o produto até para algumas concessionárias, que possuem o setor de serviços terceirizados.
Outro ponto é que já na reestilização do VW T-Cross e do Nivus, em 2024, a montadora alterou a montagem tanto do módulo como do emblema para dificultar o furto. Novos clipes foram adicionados. Porém, essas mudanças aconteceram nos dois SUVs.
Rogério ainda cita que o reforço feito pela Volkswagen para Nivus e T-Cross na linha 2025 foi paliativo. “Eles [VW] continuam prendendo na grade, não fizeram nada estrutural para melhorar”, ressalta.
A própria JSR que instala o SafeGuard ACC fez um vídeo afirmando que os modelos 2025 do T-Cross e Nivus estão com o reforço, mas que o ACC pode ser levado, caso a grade seja retirada junto.
No caso do Virtus, o módulo do ACC está presente a partir da versão TSI com câmbio automático, ou seja, também nas variantes Comfortline, Highline e Exclusive.
A Mobiauto questionou a Volkswagen tanto para o uso da solução, como do reforço para os modelos 2025 serem o suficiente ou não. A marca enviou o seguinte posicionamento:
“A respeito do furto do emblema Volkswagen, a marca, junto ao time de engenharia, desenvolveu um sistema antifurto para a peça. Os dois últimos SUVs lançados, Novo Nivus e T-Cross, já estão equipados com o componente”.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.