Por que o Volkswagen T-Cross mais caro é o preferido dos brasileiros?
O Volkswagen T-Cross fechou o ano de 2024 como o SUV mais vendido do Brasil. A primeira reestilização do T-Cross acertou a medida exata para uma receita vencedora. Por isso, a Mobiauto decidiu ir atrás para saber qual versão do T-Cross é a “queridinha” dos brasileiros.
Como o título já entrega, o Volkswagen T-Cross Highline é o mais vendido entre as variantes do SUV com 27.203 unidades (confira o ranking completo no final da reportagem). Atualmente, o SUV é oferecido em quatro versões: Sense, TSI, Comfortline e Highline.
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Mas o que leva a versão mais cara a vender mais? Eis alguns motivos:
Motor único
Das quatro versões do T-Cross, apenas a Highline tem o motor 1.4 TSI, o mesmo que equipa o VW Taos e o Virtus Exclusive. A usina rende 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque.
O trem de força 250 TSI tem quatro cilindros, diferente do 200 TSI com três. Com isso, o 1,4 TSI não só vibra menos, como também é mais silencioso. Além de, claro, entregar um melhor desempenho.
Pacote ADAS
Os assistentes de segurança do pacote ADAS disponíveis para o T-Cross são:
- Assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assit)
- Assistente de estacionamento "Park Assist"
- Câmera Multifuncional
- Detector de ponto cego com assistente de saída de vaga
Porém, apenas os donos do T-Cross Highline podem contar como itens de segurança, e como opcional ainda por R$ 3.550. Vale lembrar que a versão Highline já conta com alguns itens de assistências de segurança e direção, como: "ACC" - controle adaptativo de velocidade e distância, "AEB"- frenagem autônoma de emergência, "Keyless" - sistema de alarme anti-furto com comando remoto, airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), airbags dianteiros com desativação do passageiro (2) e laterais para os ocupantes dianteiros (2), câmera para auxílio em manobras em marcha a ré, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio (EDS) HHC (Hill Hold Control), assistente para partida em subidas, Indicador de perda de pressão de pneus, sistema de frenagem automática pós-colisão, reconhecimento de pedestres, sensor de chuva e sensores de estacionamento dianteiros.
Equipamentos
Outro opcional exclusivo para versão Highline é o pacote Dark por R$ 2.650, que inclui:
- Badgte lateral, nome T-Cross e logo 250 TSI escurecidos
- Pneus SEAL INSIDE
- Rack de teto longitudinal na cor preta
- Retrovisores pintados na cor preto ninja
- Rodas de liga leve 17” diamantadas escurecidas
- Teto pintado na cor Preto Ninja
Bom de estrada
A Mobiauto testou o VW T-Cross Highline para ver seu consumo. Com boa rodagem na cidade, o SUV sobra na estrada com o 1.4 TSI. O modelo roda solto, até mesmo com cinco passageiros. Além disso, garante boa estabilidade nas curvas e é um SUV prazeroso de guiar.
Blindagem
Com carros como T-Cross custando entre R$ 120 mil e R$ 200 mil, os compradores já podem pensar em blindagem – e não é difícil ver o SUV com esse tipo de proteção nas ruas.
Como uma blindagem pode deixar o carro de 200 a 400 kg mais pesado, um T-Cross, que pesa cerca de 1.300 kg, pode chegar aos 1.700 kg. Assim, a escolha pelo motor mais potente é uma boa opção para que ele não perca tanto fôlego no dia a dia, ponto que certamente afetará mais as opções 200 TSI.
VW T-Cross 2025 – preços e versões
- VW T-Cross Sense – R$ 119.990
- VW T-Cross TSI – R$ 152.490
- VW T-Cross Comfortline – R$ 171.490
- VW T-Cross Highline – R$ 184.490
VW-Cross 2025 - vendas por versão
- VW T-Cross Sense – 11.442 unidades
- VW T-Cross 200TSI – 24.410 unidades
- VW T-Cross Comfortline – 20.942 unidades
- VW T-Cross Highline – 27.203 unidades
VW T-Cross Highline 2025 – ficha técnica
Motor: 1.4, dianteiro, transversal, quatro
cilindros em linha, turbo, flex, injeção direta de combustível
Potência: 150 cv (gasolina/etanol)
Torque: 15,5 kgfm (a 1.500/4000 rpm) (gasolina/etanol)
Câmbio: automático de seis velocidades
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 8,7 e 8,6 segundos (gasolina/etanol)
Velocidade máxima: 200/202 km/h (gasolina/etanol)
Dimensões e dados técnicos: 4,22 metros de comprimento, 1,57 m de altura, 1,97 m de largura e 2,65 m de entre-eixos, 420 litros de porta-malas e 49 litros de tanque de combustível; pneus 205/55 R17; direção elétrica; freios a disco ventilados na dianteira e sólido na traseira; peso em ordem de marcha de 1.305 kg
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.