VW Tera chega mais econômico que Pulse e Kardian para ser como Fusca e Gol
Fabricar 200 mil unidades por ano de Volkswagen Tera. Frase dita por quem nos guiava em visita à fábrica da VW em Taubaté (SP), onde o Tera já sai fresquinho da linha de montagem. Meta ambiciosa, ainda mais quando se olha no vidro traseiro do SUV a silhueta de VW Fusca, Gol e Tera, nessa sequência, uma linha do tempo na qual o mais novo recebe o bastão com a pressão de ser um sucesso.
Obviamente, a história do Tera começa a ser escrita a partir de agora. No entanto, o SUV não chega em um segmento “onde tudo era mato”. Fiat Pulse primeiro e depois Renault Kardian já estavam presentes nessa subcamada dos SUVs compactos que estreou lá atrás com Caoa Chery Tiggo 2 e Honda WR-V.
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Por chegar depois, o Tera pode observar as qualidades e defeitos dos rivais. Assim, a receita do SUV é agressiva e oferece até equipamentos que os irmãos de plataforma MQB A0, Polo, Nivus e T-Cross, não tem.
Conforto e espaço
O que caracteriza o Tera como um SUV de entrada não é só o preço, mas suas dimensões. São 4,15 metros de comprimento e 2,56 m de entre-eixos, menos que os 2,60 m do Kardian e mais que os 2,53 cm do Pulse.
Para quem vai no banco de trás, o Tera oferece um espaço justo para pessoas de até 1,75 m, e na frente, nem mesmo o console central estreito consegue aliviar a sensação de ser mais apertado que os concorrentes.
Os assentos do Tera estão abaixo em nível de conforto de Kardian e Pulse, nessa ordem. Para motorista e passageiro faltam um encaixe no encosto melhor que o SUV da Renault entrega.
E para quem espera uma crítica ao acabamento, guarde sua corneta. Até mesmo na versão básica MPI, não vemos aquele plástico chapado encontrado no T-Cross e Nivus Sense. Há textura, o que mostra mais refino.
Nas versões Comfort e High, o preto brilhante pode ser visto nos acabamentos no exterior e molduras no interior, inclusive com diversidade de materiais, incluindo solas de sapato recicladas.
O que não muda é o porta-malas do Tera de 350 litros, o menor entre os concorrentes e pode ser determinante na escolha entre um e outro. A nível de isolamento acústico, um aviso: não é o um dos pontos mais altos do Tera, mas nada que seja diferente nesse segmento.
Versatilidade
Para as versões mais caras, o Tera oferece freio a disco nas quatro rodas, algo que Kardian e Pulse não tem. Os ares de SUV de entrada no Tera também se confundem pelo visual frontal, que lembra os novos Taos e Tiguan. A função click-clack, que inverte as luzes de posição e freio nas lanternas também é algo herdado dos SUVs mais caros.
Quanto aos raques de teto, o Kardian mostrou o caminho para o Tera como equipamento funcional desde a versão de entrada, algo que no Pulse não entrega. Outra novidade é que a VW adotou ranhuras no teto não meramente por estética, mas para melhorar o isolamento acústico do SUV.
Tecnologia
Quando o assunto é tecnologia, nada é mais quente no momento que Inteligência Artificial. E nessa o Tera saiu na frente não só dos rivais, mas de toda a linha VW. Trata-se do assistente virtual Otto, que responde ao motorista e até faz consulta ao manual, entre outras coisas. Só por isso, o Tera já leva vantagem, mas ainda tem mais.
O painel de instrumentos no Tera é digital desde a versão MPI (aqui de oito polegadas), assim como os faróis e DRL de LED. Por falar na versão básica, ela já vem com central multimídia de 10,1 polegadas de série, com o VW Play Connect já a partir da configuração manual TSI.
No carregamento de celular por indução, o Tera aprendeu com os rivais e ainda adicional abertura e fechamento de ventilação para o compartimento que recarrega o aparelho. Nem mesmo T-Cross Highline tem isso.
Já o pacote ADAS só está disponível, e como opcional, a partir da versão High com os itens: assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga. O custo adicional é de R$ 2.839.
VW Tera – Desempenho
Aqui, os aficionados por ficha técnica vão apontar o dedo para o Tera. O recém-chegado SUV perde em dados de potência e torque, aceleração máxima e 0 a 100 km/h.
Durante o nosso teste (versão High), o Tera não apresentou problemas para ultrapassagens, tanto na cidade como na estrada, além de responder bem com seu torque máximo entregue abaixo dos 2.000 rpm, e provavelmente é isso que o consumidor vai buscar. Essa diferença seria válida em um confronto de pista, na prática, para o dia a dia, não falta fôlego ao Tera.
Outro conjunto que coloca o Tera no nível de Pulse e Kardian é sua dirigibilidade. Direção responde aos comandos e casa bem com o acerto de suspensão na absorção das imperfeições do asfalto.
VW Tera MPI: até 84 cv e 10,3 kgfm de torque/ 0 a 100 km/h em até 13,8 s no etanol e 14,3 s na gasolina/Velocidade máxima de 162 km/h no etanol e 158 km/h na gasolina
VW Tera TSI MT: até 116 cv e 16,8 kgfm de torque/ 0 a 100 km/h em 10,1 s no etanol e 10,2 na gasolina/ Velocidade máxima de 187 km/h no etanol e 183 km/l na gasolina
VW Tera TSI AT: até 116 cv e 16,8 kgfm de torque/ 0 a 100 km/h em 11,7 s no etanol e 11,8 s na gasolina/ Velocidade máxima de 184 km/h no etanol e 180 km/h na gasolina
VW Tera – Consumo
Aqui o Tera mostra para o que veio:
- VW Tera MPI: 9,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com etanol/ 10,2 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina
- VW Tera TSI MT: 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com etanol/ 10,3 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina
- VW Tera TSI AT: 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol/ 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina
Em resumo, o Tera ganha do Kardian na estrada e perde na cidade nas versões automáticas, leva a melhor na versão MPI e repete o padrão da configuração automática na variante TSI manual. Com o Pulse, o SUV produzido em Taubaté (SP) também perde na cidade e ganha na estrada, mesmo na versão híbrida do modelo da Fiat.
A Mobiauto pode testar a versão de topo High e o odômetro chegou a marcas 22 km/l no painel, mas no misto de estrada e cidade a média atingida foi de 15 km/l, acima dos 13,2 km/l apontado pela montadora.
VW Tera -Preço
O Tera chega com preço promocional na versão de MPI de R$ 99.990 para as primeiras 999 unidades. Depois disso, o SUV partirá dos R$ 103.990 até R$ R$ 142.390 na versão High com pacote Outfit, mas que passa dos R$ 145.000 com o opcional do pacote ADAS.
Em contraponto, o Pulse já tem versão híbrida e ganhou um leve repaginada no visual frontal e equipamentos, o que rendeu até um teto solar panorâmico, que os concorrentes não oferecem. A montadora italiana também esperou o lançamento do Tera para divulgar os preços da linha 2026 do Pulse.
Por fim, a Renault anunciou promoções para o Kardian. Os descontos passam dos R$ 13 mil. A configuração Evolution MT, a mais barata, está custando R$ 102.990, enquanto a configuração automática mais barata está com preço promocional de R$ 110.990.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.