Peugeot 2008 consegue apenas uma estrela em teste de segurança; veja como foi
Quase nota zero, foi essa a nota que quase o Peugeot 2008 conquistou no Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP). A nova geração do SUV vendido aqui no Brasil desde 2024 conquistou apenas uma estrela de cinco possíveis no teste de segurança.
Diferente dos principais rivais, o Peugeot 2008 não é equipado com seis airbags de série (somente na versão GT), são apenas quatro (frontais e de cortina). Só para se ter uma ideia, o modelo conquistou 42% de segurança para ocupantes adultos, 59 % para crianças, 56 % para assistência à segurança e 54% para pedestres.
Você também pode se interessar:
- Renault Kardian ganha 4 estrelas em teste do Latin NCAP
- Teste de segurança: como se saíram quatro dos SUVs mais vendidos do Brasil
- Novo VW Jetta repete T-Cross e gabarita teste de segurança no Latin NCAP
- Peugeot 2008 2025: preços, itens de série e diferença entre versões
Produzido em El Palomar, na Argentina, a atual terceira geração do SUV francês conquistou uma nota ainda menor sua antiga versão. Testada em 2021, a segunda geração do 2008 tinha conquistado duas estrelas.
Além disso, o SUV compacto
fica bem atrás dos seus concorrentes nesse aspecto. Vale lembrar que VW
T-Cross conquistou cinco estrelas, Chevrolet Tracker quatro, mesma nota do Renault
Kardian.
O que diz o Latin NCAP no teste do Peugeot 2008?
No geral, o órgão considerou boa a proteção à cabeça e pescoço para o motorista e passageiro, assim como para o peito do ocupante da frente. Por outro lado, o SUV deixou a desejar na proteção para o peito do motorista.
Outro ponto negativo recebido pelo Peugeot 2008 foi o habitáculo, ou seja, a cabine que comporta os ocupantes. O Latin NCAP a classificou como instável e incapaz de suportas cargas maiores.
No geral, o SUV também não obteve classificação quanto aos sistemas de assistência à segurança. O pré-requisito para que isso ser analisado é ser padrão em todas as versões no carro. Nesse caso, o 2008 oferece itens do pacote ADAS apenas na versão de topo GT, assim como os seis airbags, como já citado.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.