Ram 1500 2026 ressuscita motor Hemi V8 após protesto de clientes
Um ano depois de tomar a polêmica decisão de aposentar o icônico motor Hemi V8 para atender regras mais rígidas de emissões, a Stellantis volta a oferecer o propulsor na linha 2026 da picape Ram 1500, que será vendida nos Estados Unidos no segundo semestre.
“Cometemos um erro quando abandonamos o Hemi”, assumiu Tim Kuniskis, CEO global da Ram, durante a apresentação da Ram 1500 2026.
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Sem alterações, o Hemi 5.7 V8 aspirado movido a gasolina manteve os 400 cv de potência e os 56,7 kgfm de torque, sempre combinado ao câmbio automático de oito marchas. Porém, o motor de oito cilindros será disponibilizado como opcional de US$ 1.200 (R$ 6.700 em conversão direta) para as versões Big Horn, Express, Laramie, Limited, Longhorn, Rebel, Tradesman e Warlock.
Por ora, não há a confirmação do retorno de uma versão esportiva como a nervosa TRX, que era equipada com uma versão preparada do Hemi V8 para atingir os 717 cv.
A gama da Ram 1500 2026 seguirá oferecendo, nos Estados Unidos, o Pentastar 3.6 V6 aspirado a gasolina de 309 cv e 37,2 kgfm como motorização de entrada. Nas versões Laramie e Rebel, a picape manterá o Hurricane 3.0 biturbo a gasolina de seis cilindros em linha, que entrega 426 cv e 63,5 kgfm.
O último também equipa as variantes Limited, Longhorn, Tungsten e a esportiva RHO na configuração de alto desempenho com 548 cv e 72 kgfm. De acordo com Kuniskis, o Hemi V8 pode não ser uma boa opção para estas versões, uma vez que “já possuem um pacote fantástico”.
Embora o Hemi V8 seja menos eficiente que o Hurricane biturbo, a Ram explica que decidiu atender aos pedidos dos clientes e entusiastas. Tanto que trocou o antigo emblema “Hemi” colado nos para-lamas por um adesivo chamado de “Símbolo de Protesto”, uma caricatura do motor com a cabeça do carneiro símbolo a marca em provocação às medidas que fizeram o Hemi ser descontinuado temporariamente.
Consultada pela reportagem da Mobiauto sobre a possibilidade de voltar a vender a Ram 1500 com o motor Hemi V8 no Brasil, a Stellantis respondeu que “não comenta estratégias comerciais”.