VW Tera 2026 pode ter solução do Polo no porta-malas (e isso não é bom)
O Volkswagen Tera já tem data para ser revelado: 2 de março (domingo de Carnaval). Mas antes do lançamento um flagra do SUV - bem longe do Brasil e sem camuflagem - mostra alguns detalhes interessantes do novato.
Não foram só as lanternas interligadas e iluminadas de forma inteiriça que chamaram atenção no flagra divulgado pelo site Carscoops. A tampa traseira lisa e o baixo volume entre o para-choque e a abertura da tampa do porta-malas indicam a possível falta de botão traseiro para abertura do bagageiro.
Você também pode se interessar:
- Novo Volkswagen Tera 2026 chegará desfilando no Brasil; entenda
- Novo VW Tera 2026 já tem uma versão confirmada; veja o que já sabemos
- Novo SUV da Volkswagen tem data para revelar nome e chega ano que vem ao Brasil
- VW Tera: novo SUV pode dificultar a vida do Polo no Brasil
Algo que já vemos no Volkswagen Polo Track e nas demais versões do novo Polo, o qual não possui um botão na tampa traseira e só permite a abertura pela chave ou acionamento na central multimídia.
Há também a possibilidade de abertura pelo logotipo da Volkswagen, algo que já tínhamos visto no VW Passat CC e VW Golf. No entanto, para veículos de entrada, o mais recente é o último VW Fox e Saveiro.
Por outro lado, a solução seria um custo adicionado em um SUV que será posicionado contra o Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroën Basalt. Assim, é menos provável que a marca alemã aplique tal tecnologia ao produto – afinal, ele ficaria mais caro, e sua proposta é de custo-benefício como um veículo de entrada.
Algo que pode indicar a mesma tática do VW Polo Track é que o Tera vai compartilhar da mesma plataforma MQB A0, que também equipa VW T-Cross, Nivus e Virtus. Sem contar que o Terá será irmão de linha de produção do Polo Track em Taubaté (SP). O hatch possui 300 litros de capacidade no porta-malas, enquanto o Tera, ainda não possui números oficiais, mas como o irmão indiano com 446 litros de capacidade.
Dessa forma, ficará mais fácil para montadora usar algo já previsto na linha de montagem do que alterar algo que nem mesmo Nivus e T-Cross (mais caros) têm.
O Tera também terá medidas próximas do irmão Skoda Kylaq, um Tera indiano que já foi lançado e tem medidas de 4,07 metros de comprimento, 1,75 de largura e 2,56 metros de entre-eixos, esta última medida a mesma do Polo. Já a altura deve ficar um pouco acima por se tratar de SUV.
Além da versão High, o Tera pode ter a versão Comfort, mais básica, e até pacote ADAS, como revelou o jornalista Marlos Ney Vidal, do Auto Segredos.
Sob o capô, ambas as versões devem adotar o motor 170 TSI, 1.0 turbo flex de três cilindros, que entrega até 116 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas e automático de seis trocas para versão High.
Como o Tera ficará abaixo de Nivus e T-Cross, o SUV ficará como SUV de entrada da marca e acima de algumas versões do Polo. Assim, a previsão é que a precificação fique entre R$ 100 mil e R$ 130 mil.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.