VW Tera 2026 pode ter solução do Polo no porta-malas (e isso não é bom)

SUV está próximo do lançamento e flagra pode ter revelado algo que pode incomodar os futuros donos
Vinicius Moreira
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18.02.2025 às 09:16 • Atualizado em 19.02.2025
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SUV está próximo do lançamento e flagra pode ter revelado algo que pode incomodar os futuros donos

O Volkswagen Tera já tem data para ser revelado: 2 de março (domingo de Carnaval). Mas antes do lançamento um flagra do SUV - bem longe do Brasil e sem camuflagem - mostra alguns detalhes interessantes do novato.

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Não foram só as lanternas interligadas e iluminadas de forma inteiriça que chamaram atenção no flagra divulgado pelo site Carscoops. A tampa traseira lisa e o baixo volume entre o para-choque e a abertura da tampa do porta-malas indicam a possível falta de botão traseiro para abertura do bagageiro.

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Algo que já vemos no Volkswagen Polo Track e nas demais versões do novo Polo, o qual não possui um botão na tampa traseira e só permite a abertura pela chave ou acionamento na central multimídia.

Há também a possibilidade de abertura pelo logotipo da Volkswagen, algo que já tínhamos visto no VW Passat CC e VW Golf. No entanto, para veículos de entrada, o mais recente é o último VW Fox e Saveiro.

Por outro lado, a solução seria um custo adicionado em um SUV que será posicionado contra o Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroën Basalt. Assim, é menos provável que a marca alemã aplique tal tecnologia ao produto – afinal, ele ficaria mais caro, e sua proposta é de custo-benefício como um veículo de entrada.

Algo que pode indicar a mesma tática do VW Polo Track é que o Tera vai compartilhar da mesma plataforma MQB A0, que também equipa VW T-Cross, Nivus e Virtus. Sem contar que o Terá será irmão de linha de produção do Polo Track em Taubaté (SP). O hatch possui 300 litros de capacidade no porta-malas, enquanto o Tera, ainda não possui números oficiais, mas como o irmão indiano com 446 litros de capacidade. 

Dessa forma, ficará mais fácil para montadora usar algo já previsto na linha de montagem do que alterar algo que nem mesmo Nivus e T-Cross (mais caros) têm.

O Tera também terá medidas próximas do irmão Skoda Kylaq, um Tera indiano que já foi lançado e tem medidas de 4,07 metros de comprimento, 1,75 de largura e 2,56 metros de entre-eixos, esta última medida a mesma do Polo. Já a altura deve ficar um pouco acima por se tratar de SUV.

Além da versão High, o Tera pode ter a versão Comfort, mais básica, e até pacote ADAS, como revelou o jornalista Marlos Ney Vidal, do Auto Segredos.

Sob o capô, ambas as versões devem adotar o motor 170 TSI, 1.0 turbo flex de três cilindros, que entrega até 116 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas e automático de seis trocas para versão High.

Como o Tera ficará abaixo de Nivus e T-Cross, o SUV ficará como SUV de entrada da marca e acima de algumas versões do Polo. Assim, a previsão é que a precificação fique entre R$ 100 mil e R$ 130 mil.

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