VW Taos: os principais problemas, segundo os donos

SUV médio da Volkswagen chama atenção pelo espaço e mecânica, mas têm falhas crônicas
FM
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03.02.2023 às 15:00
SUV médio da Volkswagen chama atenção pelo espaço e mecânica, mas têm falhas crônicas

A resposta da Volkswagen ao segmento de SUVs médios só surgiu há coisa de dois anos, com a chegada do Taos. O modelo de nome peculiar foi lançado em junho de 2021 para tentar beliscar as vendas de uma categoria que consegue conciliar bons volumes e alto valor agregado. 

Produzido na Argentina sobre a plataforma MQB-A, o VW Taos mantém uma gama pragmática no país. É vendido em apenas duas versões, sempre com o motor 250 TSI, um 1.4 turbo flex com quatro cilindros, 16 válvulas e injeção de combustível, capaz de render 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com qualquer combustível. 

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O câmbio é sempre automático de seis marchas. Custa R$ 180.190 na Comfortline e R$ 209.190, na Highline. E apesar da arquitetura modular cultuada, o Taos está longe de ter a dinâmica apurada dos Volkswagen. 

Pelo contrário, o acerto da carroceria e da suspensão o deixam mais parecido com um sedan japonês. A própria calibragem do conjunto mecânico prioriza o conforto. Talvez seja um reflexo de o projeto ter nascido na China e, de lá, trazido à América do Sul.

Conforto, aliás, é um dos pontos fortes do Taos. O espaço interno é generoso e o motorista tem posição ergonômica de dirigir, além de uma boa visibilidade. Mesmo assim, o modelo ainda não disse ao que veio no mercado.

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No ano passado, foi apenas o 15º SUV mais vendido do país, com pouco mais de 10.000 unidades emplacadas. No mercado de SUVs médios, ficou muito atrás do soberano Jeep Compass, do Toyota Corolla Cross e até do Jeep Commander, que é bem mais caro.

Apesar das baixas vendas, as queixas o perseguem. Em grupos de discussão sobre o carro e no site Reclame Aqui, são comuns os relatos de problemas que dizem respeito a freios, barulhos nas rodas e até ao sistema de carregamento de celular sem fio.

Pastilhas de freio 

SUV médio da Volkswagen chama atenção pelo espaço e mecânica, mas têm falhas crônicas

Os donos do Volkswagen Taos apontam desgaste prematuro das pastilhas de freio, inclusive traseiras. São queixas relacionadas a unidades do SUV médio com menos de 20.000 km rodados. Algumas foram respondidas pela montadora e outras estão em réplica.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4


Barulhos nas rodas

A reclamação que sugere um problema crônico do Taos é motivada por barulhos “vindos das rodas”. Segundo depoimentos dos donos do SUV da Volkswagen, são ruídos constantes e estalos com o carro em movimento.

Ainda de acordo com as ocorrências, as concessionárias dizem que tais ruídos estão relacionados a defeitos no semieixo traseiro ou nos rolamentos dianteiros. Boa parte foi respondida pela Volkswagen, mas ainda há muitos casos em réplica e não atendidos.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5, Caso 6 e Caso 7


Carregador de celular por indução

SUV médio da Volkswagen chama atenção pelo espaço e mecânica, mas têm falhas crônicas

Item de série em toda a linha Taos, o carregador de smartphone por indução é outro recordista de queixas quando o assunto é o SUV argentino. São inúmeros os casos que envolvem o equipamento que simplesmente não funciona, seja com aparelhos Android ou da Apple compatíveis com a tecnologia. 

Boa parte foi respondida, mas há muitas ocorrências no Reclame Aqui não resolvidas e/ou pendentes.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5 e Caso 6


Limpador de para-brisa

SUV médio da Volkswagen chama atenção pelo espaço e mecânica, mas têm falhas crônicas

Um dos problemas do Volkswagen Taos, segundo os donos, sugere alguma questão de projeto. Isso porque muitos proprietários relatam que o limpador de para-brisa do modelo não sobe porque fica “agarrado” ao capô. A maior parte dos casos está em análise.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4


Recall

O Taos teve até agora um aviso de recall, para troca do sistema de fixação dos bancos dianteiros. As unidades envolvidas no chamado foram produzidas de 29/7/2021 a 1/10/2021, com chassis não-sequenciais de NA 805052 a NA 811793.

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