10 SUVs de verdade para comprar pelo preço de um Renault Kwid

Os melhores SUVs de carteirinha usados para comprar no lugar do “SUV dos compactos” da Renault 0 km
Camila Torres
Por
21.03.2022 às 16:51
Os melhores SUVs de carteirinha usados para comprar no lugar do “SUV dos compactos” da Renault 0 km

O novo Renault Kwid, atual carro zero-quilômetro mais barato no Brasil, custa de R$ 59.000 a R$ 67.000. Tais faixa de preços pode ser considerada um absurdo para muitos consumidores, embora ele tenha um bom desempenho nas vendas. 

É bem verdade que os carros andam muito caros, num geral. Ainda assim, dentro dssa mesma faixa de valores é possível encontrar dez SUVs “raiz” para comprar no lugar do “SUV dos compactos”.

O Kwid, acredite, é classificado como um SUV nos parâmetros do Inmetro, inclusive com mais margem do que outros modelos maiores do que ele. Porém, para entusiastas mais exigentes, é preciso mais do que ângulos de transposição e vão livre generosos para ser um SUV de verdade. 

Para estes fãs, motor a diesel, chassi de longarina (geralmente derivado de uma picape), tração 4x4 e dirigibilidade mais de utilitário que de carro de passeio são elementos essenciais para um SUV tido como “de verdade”. 

Anuncie seu carro na Mobiauto

É difícil reunir todas essas características em um mesmo veículo em uma faixa de preços entre R$ 60.000 e R$ 70.000. Mas conseguimos encontrar opções interessantes no mercado de usados, desde que você não ligue para um carro já com seus dez ou até 20 anos de uso. 

Lembrando que os valores aqui passados são baseados na Tabela Fipe, mas podem variar de acordo com a região, cenários de mercado, quilometragem e estado de conservação do veículo. Confira a lista:


10 SUVs 4x4 de respeito para comprar pelo preço de um Kwid


1. Land Rover Defender 2001 110 4x4 2.5 HCPU CS

Os melhores SUVs de carteirinha usados para comprar no lugar do “SUV dos compactos” da Renault 0 km

Preço: R$ 52.457

O Land Rover Defender é quase um estilo de vida. Você ama ou odeia. O carro não oferece nenhum tipo de conforto, pelo contrário. Ele pode representar o céu ou o inferno, tudo depende do ponto de vista. 

Personalidade não falta. Esse é um dos motivos para ele chamar tanta atenção. Até quem nunca cogitou levar um para casa fica curioso ao se deparar com um pelo caminho.

Para comprá-lo, é necessário mais do que coragem: precisa ter braço e disposição. O volante é duro, o câmbio é duro. Conhecimentos mecânicos serão úteis na hora do aperto no meio do nada ou ao levá-lo para reparo. Afinal, esse é o tipo de carro que tem a manutenção bem cara. 

Leia também: 14 SUVs de R$ 70.000 para entrar na moda sem entrar no vermelho

Mas, diferentemente do que muitos falam, ele não é tão frágil assim. Tem que saber guiar. Por mais que ele tenha uma proposta para aguentar pau e pedra, não dá para usá-lo como tanque de guerra.

Outro fator que faz a felicidade dos donos do Defender é a baixa desvalorização. A única versão que conseguimos na faixa de preço da lista foi a cabine simples. Dependendo da configuração, um Defender 2001 passa facilmente de R$ 100.000. 

Desempenho: 115 cv a 3.800 e 16,7 kgfm de torque a 1.600 rpm / 0 a 100 km/h em 18,7 segundos / Velocidade máxima: 140 km/h 

Consumo: 7 km/litro na cidade e 9 km/litro na estrada


2. Mitsubishi Pajero TR4 2013 2.0 4X4 Flex AT

Os melhores SUVs de carteirinha usados para comprar no lugar do “SUV dos compactos” da Renault 0 km

Preço: R$ 62.275

O Mitsubishi Pajero TR4 é uma opção interessante para quem busca um carro que se adapta tanto à cidade quanto ao chão de terra. Não é o tipo de carro para encarar trilhas pesadas, mas ele enfrenta bem obstáculos de menor dificuldade e a tração 4x4 torna várias aventuras possíveis.

O desempenho na estrada fica bom depois que o carro embala. O que incomoda é que falta um pouco de esperteza logo na partida. O espaço interno é ideal para famílias menores. Não é um carro confortável para cinco pessoas, a terceira fileira é bem apertada. Mas para casais sem filhos é uma boa pedida.

Leia também: O plano de R$ 140 bilhões para salvar Renault, Nissan e Mitsubishi

O que mais merece atenção é a manutenção, pois não costuma ser barata. Apesar da Mitsubishi ter uma boa fama, o Pajero tem uma mecânica antiga, o que torna o carro mais suscetível a demandar consertos mais caros.

Então, se você tiver gostado da ideia de levar um Pajero para casa, procure modelos com uma quilometragem melhor e que estejam com todas as revisões em dia. Vale até ser mais exigente e procurar uma opção que tenha um único dono. Assim é mais provável não ter dor de cabeça.

Desempenho: 140/135 (E/G) cv a 5.500 rpm e 22/20 (E/G) kgfm de torque a 4.500 rpm / 0 a 100 km/h em 15 segundos / Velocidade máxima: 165 km/h 

Consumo: 4,8 km/litro na cidade e 5,8 km/litro na estrada com etanol / 6,8 km/litro na cidade e 8,2 km/litro na estrada com gasolina

Confira ofertas do Mitsubishi Pajero TR4 aqui


3. Suzuki Jimny 2013 1.3 4WD 4Sport MT5

Os melhores SUVs de carteirinha usados para comprar no lugar do “SUV dos compactos” da Renault 0 km

Preço: R$ 62.666

O Suzuki Jimny pode parecer uma opção um tanto sem graça perto de outros modelos da lista, mas saiba que esse pequeno jipinho é capaz de proporcionar muita diversão. Assim como o Land Rover Defender, o Jimny é o tipo de carro que só compra quem é apaixonado, pois ele está longe de agradar todo tipo de público.

Se o Pajero é um carro para famílias menores, aqui o espaço é mais limitado ainda. Mas, ironicamente, o Jimny é bem acertado o suficiente para permitir que você até durma nele. Claro, só um casal, não tem espaço para mais. 

Leia também:  Avaliação: Suzuki Jimny Sierra ganha motor 1.5 e câmbio automático

Pode não ser a opção mais confortável, mas para quem gosta de sair da rotina em um acampamento, é bem interessante. Apesar do tamanho e do motor não muito potente, o Jimny tem um bom potencial off-road e dá conta do recado.

Desempenho: 85 cv a 6.000 rpm e 11,2 kgfm de torque a 4.100 rpm / 0 a 100 km/h em 15,1 segundos / Velocidade máxima: 146 km/h

Consumo: 9,5 km/litro na cidade e 10,7 km/litro na estrada com gasolina

Confira ofertas do Suzuki Jimny aqui


4. Toyota Bandeirante Jipe 2001 BJ50Lv 4x4 3.7 (teto rígido) MT5

Os melhores SUVs de carteirinha usados para comprar no lugar do “SUV dos compactos” da Renault 0 km

Preço: R$ 63.230

Nós prometemos que este é o último carro da lista para quem tem um gosto excêntrico. Mas é que o Toyota Bandeirante é um caso de amor. Quem tem um com certeza já viveu parte dos melhores momentos da vida a bordo de um. Talvez as maiores raivas também, mas nada que uma chave de fenda, um alicate, um arame e uma corda não resolvam.

Aliás, esse é o kit que não pode faltar em um Toyota Bandeirante, assim como bons conhecimentos mecânicos. A primeira boa notícia é que esse é o tipo de carro que “enverga”, mas não quebra. A segunda é que a Toyota anunciou ano passado que voltará a produzir as peças do modelo, para a alegria dos donos mais zelosos. 

Mas não basta só gostar do Bandeirante para comprá-lo. É preciso ter onde e como desfrutá-lo. Não é um carro para cidade. Imagine horas no trânsito em carro extremamente arcaico? Por isso, quem quer ser feliz com esse jipe não deve tirá-lo de seu habitat. Só na terra você poderá sentir o prazer de guiar um carro como esse.

Desempenho: 96 cv a 3.400 rpm e 24,4 kgfm de torque a 2.200 rpm / 0 a 100 km/h em 30 segundos / Velocidade máxima: 125 km/h 

Consumo: 9 km/litro na cidade e 12 km/litro na estrada com diesel 

Leia também: Toyota é mais buscada na internet que todas suas concorrentes juntas


5. Suzuki Grand Vitara 2015 2.0 4WD MT5

Os melhores SUVs de carteirinha usados para comprar no lugar do “SUV dos compactos” da Renault 0 km

Preço: R$ 63.674

Eis aqui mais um SUV japonês para compor a lista. O Grand Vitara tem um potencial maior para agradar os leitores que não se identificam com as opções anteriores. Ele tem uma proposta mais moderna, afinal é um modelo de 2015. Além disso, possui bom desempenho, conforto e espaço.

O Grand Vitara é um carro para família e para quem ama viajar. Bem equipado, traz de série ar-condicionado automático, faróis com regulagem de altura e refletores duplos, faróis de neblina, direção assistida, rádio e vidros elétricos. É uma opção tecnológica perto dos outros SUVs citados acima, com exceção do Pajero.

Desempenho: 140 cv a 6.000 rpm e 18,7 a 4.000 rpm / 0 a 100 km/h em 12,5 segundos / Velocidade máxima: 170 km/h 

Consumo: 7,5 km/litro na cidade e 9,1 km/litro na estrada com gasolina

Leia também: Carros que nasceram feios e as fabricantes tentaram consertar


6. Volkswagen Tiguan 2012 2.0 TSI 4WD MT

Os melhores SUVs de carteirinha usados para comprar no lugar do “SUV dos compactos” da Renault 0 km

Preço: R$ 65.327

Finalmente um carro alemão para incrementar a lista. O VW Tiguan é um carro para quem gosta de sentir o vento batendo no rosto. São 200 cv para explorar e um 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.

Além de ser ideal para pegar estrada, a tração integral permite brincar um pouco mais com o SUV. O espaço interno é mais um ponto positivo do Tiguan, e olha que estamos falando da versão de primeira geração, com cinco lugares, que acomoda muito bem todos os passageiros e tem um porta-malas de 470 litros.

Leia também: VW Tiguan sai de linha e volta só em 2022 já com motor híbrido

Claro que tudo isso tem um preço e o dono acaba pagando no consumo. Por outro lado, não tem que se preocupar se terá grandes dores de cabeça. Afinal, todo o projeto é bem confiável.

Desempenho: 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm / 0 a 100 km/h em 8,5 segundos / Velocidade máxima: 207 km/h 

Consumo: 6,8 km/litro na cidade e 9 km/litro na estrada com gasolina

Confira ofertas do VW Tiguan aqui 


7. Mitsubishi Pajero Sport 2011 HPE 4x4 2.5

Os melhores SUVs de carteirinha usados para comprar no lugar do “SUV dos compactos” da Renault 0 km

Preço: R$ 68.071

A manutenção desse carro (ou de qualquer Mitsubishi) sempre merece ser avaliada. As peças não são baratas e, dependendo da quilometragem, fica difícil evitar uma visita à oficina mecânica, por isso é bom já estar preparado. 

Não estamos dizendo que é um carro frágil. Pelo contrário, é confiável e parrudo. É apenas um detalhe para te ajudar a fazer uma compra consciente. Dito isso, o Pajero Sport é um SUV capaz de trazer muitas alegrias para o seu dono. 

Diferente do Tiguan, deriva da picape L200 Triton e tem uma pegada mais off-road. Porém, sua performance na estrada é elogiável, embora as respostas não sejam tão espontâneas em uma ultrapassagem, por exemplo. O espaço é mais um ponto forte do Pajero Sport, além de ser muito confortável.

Desempenho: 150 cv a 4.000 rpm e 30,6 kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 14 segundos / Velocidade máxima: 165 km/h

Consumo: 9 km/litro na cidade e 12 km/litro na estrada com diesel

Confira ofertas do Mitsubishi Pajero Sport 


8. Jeep Cherokee 2012 Sport 3.7 V6 4WD AT

Os melhores SUVs de carteirinha usados para comprar no lugar do “SUV dos compactos” da Renault 0 km

Preço: R$ 68.628

Sem sombra de dúvidas, muitos levariam de olhos fechados um Jeep Cherokee 2012 para casa no lugar de um Renault Kwid 2022, se mantê-lo não custasse tão caro. O valor de compra é muito atrativo, mas a manutenção pode pesar com o tempo.

É possível diminuir as chances de isso acontecer se a procedência for muito boa, nem que isso signifique pagar um pouco mais caro. Também é importante não tratá-lo como um trator indestrutível só porque ele tem tração nas quatro rodas. 

Ademais, o Jeep Cherokee 2012 é um SUV raiz com bons toques de sofisticação e conforto. Mas o que mexe mesmo com a cabeça dos amantes automotivos é motorzão V6. São 205 cv e 32 kgfm, o suficiente para proporcionar emoção e te levar onde você quiser chegar. 

Desempenho: 205 cv a 5.200 rpm e 32 kgfm de torque a 4.000 rpm / 0 a 100 km/h em 10,7 segundos / Velocidade máxima: 193 km/h 

Consumo: 5,9 km/litro na cidade e 8 km/h 

Leia também: Dez carros que, se quebram, quebram junto o bolso do dono


9. Toyota RAV4 2012 4x4 2.4 AT

Os melhores SUVs de carteirinha usados para comprar no lugar do “SUV dos compactos” da Renault 0 km

Preço: R$ 68.898

O Toyota RAV4 é uma das opções da lista que melhor se adaptam aos dois mundos: urbano e off-road. Tenha em mente, porém, que sua capacidade no fora-de-estrada é menor que a de outros modelos desta lista.

É uma opção para quem busca um SUV confortável e espaçoso para o dia a dia, mas que permita explorar um pouco mais numa viagem de final de semana. O desempenho é ideal para estrada e o espaço, na medida certa para uma família com filhos. Combinação perfeita.

Outro ponto favorável é a confiabilidade. Não à toa, ele é um dos modelos mais vendidos da Toyota no mundo. O valor de peças e manutenção não é baixo, mas ainda é mais acessível que o de outras opções aqui listadas.

Desempenho: 170 cv a 6.000 rpm e 22,8 kgfm de torque a 4.000 rpm / 0 a 100 km/h em 11,2 segundos / Velocidade máxima: 190 km/h

Consumo: 9,3 km/litro na cidade e 11,3 km/litro na estrada com gasolina

Confira ofertas do Toyota RAV4 aqui


10. Jeep Wrangler 2000 Sport 4.0 V6 4x4 AT  

Os melhores SUVs de carteirinha usados para comprar no lugar do “SUV dos compactos” da Renault 0 km

Preço: R$ 69.745

Vamos finalizar a lista do mesmo jeito que começamos, com um SUV raiz. Não que os outros não sejam. Mas em uma escala de 0 a 10, digamos que o Wrangler alcança a nota máxima, assim como o Bandeirante e o Defender.

O Jeep Wrangler intimida só de olhar. Mas quem o coloca à prova sabe que ele não fica só na pose. Com motor V6, câmbio automático e tração 4x4, possui uma combinação rara para um SUV nos anos 2000, ainda mais um com uma proposta tão aventureira. 

Desempenho: 177 cv a 4.600 rpm e 29,6 kgfm de torque a 3.600 rpm / 0 a 100 km/h em 9,3 segundos / Velocidade máxima: 170 km/h 

Consumo: 5,8 km/h na cidade e 8 km/litro na estrada com gasolina

Leia também: Os carros de verdade que desmontam como Lego

 Imagens: Divulgação / Garagem do Bellote

Talvez você também se interesse: 

Acha os preços de carro no Brasil caros? Veja estes absurdos na Argentina
14 SUVs de R$ 70.000 para entrar na moda sem entrar no vermelho
24 SUVs que devem invadir o mercado brasileiro em 2022
Estes são os últimos SUVs abaixo de R$ 100 mil

Comentários