VW Santana 1.5 tem a base do motor que será híbrido flex no Brasil

Propulsor aspirado pertence à mesma família EA211 e faz até 17,8 km/litro
Diego Dias
Por
22.11.2023 às 11:20
Propulsor aspirado pertence à mesma família EA211 e faz até 17,8 km/litro

O Volkswagen Santana que tivemos no Brasil durou muitos anos, mais precisamente de 1984 até 2006, passando por duas gerações em terras tupiniquins ao longo de 22 anos. O mais curioso é que o sedan seguiu à venda no outro lado do mundo nesta mesma fase até 2013, durando nada menos do que 30 anos na China.

Detalhe é que o sedan ainda segue carreira no gigante país asiático, pois é, o Volkswagen Santana segue firme e forte, mas como um modelo três volumes totalmente diferente e com um motor 1.5 aspirado a gasolina da família EA211.

Você também pode se interessar por:

No sedan chinês, este conjunto mecânico entrega 111 cv a 6.100 rpm e 14,8 kgfm de torque a 4.000, podendo trabalhar com um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis posições.

Chama a atenção que o tal motor 1.5 aspirado usado no “Santanão” chinês pertence à família EA211, aquela mesma do 1.5 TSI Evo2 flex que fará sua estreia no mercado brasileiro em 2024. O modelo mais cotado com a nova motorização 1.5 TSIEvo2 flex é o novo Taos, enquanto a esperada variante híbrida está prevista para chegar somente em 2026.

Essa previsão não é à toa, pois o próprio presidente da Volkswagen no Brasil, Ciro Possobom, declarou em julho que a marca “lançará mais sete carros flex ou elétricos no Brasil até 2025”. Com esse cronograma, podemos dizer que não há nenhum novo modelo híbrido previsto para entrar no catálogo nos próximos dois anos e meio.

Voltando ao motor 1.5 aspirado do VW Santana made in China, é notável ver como este propulsor entrega bons números de consumo. Segundo divulgado no configurador da marca na China, o sedan faz até 17,5 km/litro com câmbio manual, melhorando esses números para 17,8 km/litro quando equipado com transmissão automático. Com isso o sedan pode alcançar uma boa autonomia quando pegamos sua melhor média, assim podendo rodar 939, 8 quilômetros com um tanque.

Como é o Santana da China

Sedan médio nos seus tempos áureos, o VW Santana atualmente comercializado na China hoje é até menos que um Virtus. Repare nas medidas: são 4,47 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,47 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, o Virtus tem, respectivamente, 4,56 m, 1,75 m, 1,47 m e 2,65 m. O Santana perde ainda no porta-malas: são 466 litros contra 521 litros.

Em relação ao design, o VW Santana traz um visual de sedan clássico, com os três volumes bem definidos e que está cada vez mais em desuso nos dias hoje – o Virtus mesmo traz desenho mais próximo ao de um cupê, com o porta-malas mais curvo e caimento do teto em direção ao porta-malas mais suave. Tem faróis que lembram o do saudoso Gol, enquanto as lanternas são horizontais – lembrando bastante o Bora vendido no Brasil em 2006.

Comentários