Novo Chevrolet Monza é o rival que o Toyota Corolla não queria ter

Sedan chinês seria o sucessor perfeito do Cruze, que sai de linha no final deste ano
Diego Dias
Por
30.08.2023 às 16:40
Sedan chinês seria o sucessor perfeito do Cruze, que sai de linha no final deste ano

O Chevrolet Monza foi um dos carros mais marcantes que a General Motors teve no Brasil, tanto que ele foi o carro mais vendido do país por três anos consecutivos na década de 1980. Fora de linha por aqui desde 1996, o Monza voltou à vida em 2018 na China, ocupando o lugar do Cruze e do Onix Plus por lá.

Como você deve saber, o Chevrolet Cruze sairá de linha no Brasil e demais mercados da América do Sul no final deste ano. É verdade que o segmento de sedans médios agoniza há alguns anos no mercado nacional, sendo dominado pelo Toyota Corolla – que domina praticamente sozinho a categoria.

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Por isso, não seria má ideia imaginar que o Monza chinês seria uma boa alternativa para a GM ter uma opção mais refinada ao Onix Plus e, de quebra, atender os órfãos do Cruze, mesmo que seja um modelo um pouco menor e menos refinado, por contar com uma versão simplificada da plataforma D2XXX do Cruze, chamada GM-PATAC K.

O novo Chevrolet Monza no mercado

Com o fim do Cruze, a GM ficará sem oferecer um sedan médio ou compacto-médio em nosso mercado, tendo somente o Onix Plus para oferecer. Este acaba não atendendo o público de sedans médios, mais exigente, por conta do seu acabamento interno simplório, espaço interno menor e por usar apenas motor 1.0 (aspirado ou turbo).

É aí que o novo Monza poderia ter espaço no mercado nacional, fazendo um papel similar ao do Volkswagen Virtus: dimensões intermediárias entre um sedan compacto e médio, e capacidade de transitar faixas de preço de modelos mais compactos, como o próprio Onix Plus, e também  médios, em substituição ao extinto Jetta 250 TSI.

Desta forma, o novo Monza chinês poderia atender desde o cliente que acha o Onix Plus pequeno e com acabamento aquém, bem como aqueles que em breve ficarão órfãos de um Cruze.

Neste último caso, as dimensões do Monza ficam bem próximas às do próprio Cruze Assim, teríamos um sedan compacto-médio maior que o Onix Plus e quase tão refinado quanto o Cruze. É um cenário similar ao que aconteceu ainda com o Honda City (que acabou fisgando clientes de Civic), com a vantagem que o Monza é maior.

Dimensões do Chevrolet Monza 2023

Como adiantamos lá cima, o Monza é feito com base na plataforma GM-PATAC K, que é uma variante simplificada da base D2XXX usada pelo Chevrolet Cruze. Mesmo assim, é uma base superior à plataforma GEM usada por Onix Plus, Onix e Tracker.

São 4,65 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,46 m de altura. Já a distância entre-eixos fica em 2,64 metros. Em relação ao Cruze, a diferença é de apenas 1 cm em comprimento e largura, sendo 2 cm em altura e 6 cm na distância entre eixos.

Como se pode notar, o Monza poderia facilmente ser posicionado acima do Onix Plus, que tem 4,47 m de comprimento (-18 cm), 1,73 m de largura (-6 cm), 1,47 m de altura e entre-eixos de 2,60 m (-4cm). Ponto positivo, também, para a suspensão traseira independente Multilink do Monza, superior à arquitetura por eixo de torção de Onix Plus e Cruze.

Visual do Chevrolet Monza 2023

Atualizado com um facelift na linha 2023, o Monza acabou se distanciando do visual do Onix Plus e adotando a nova linguagem de design global da Chevrolet – à exemplo do SUV Trax/Seeker. Os faróis ficaram mais estreitos e tem iluminação de LED, sem contar a nova assinatura com visual mais agressivo.

O para-choque também ganhou mudanças, passando a adotar uma tomada de ar inferior bem maior que no modelo antigo. Ela se une ao desenho da grade frontal, ficando separada apenas por uma moldura cromada com desenho de “X”. A traseira, por sua vez, traz apenas lanternas com novo arranjo interno.

Por dentro o Monza tem grandes evoluções em relação ao anterior, pois o painel foi totalmente redesenhado. A maior mudança é por conta da adoção do painel de instrumentos digital configurável integrado com a central multimídia, estilo que a gente já viu no Tracker RS vendido na China.

As saídas de ar nas extremidades passam a ser redondas tipo turbina de avião, acabamento interno melhorado e console central mais alto. Enfim, é um acabamento superior ao que temos no Onix Plus no mercado nacional, algo que pode ser outro chamariz numa eventual oferta do sedan no país.

Motor do Chevrolet Monza 2023

Na China o Chevrolet Monza tem duas opções de motores. As versões mais em conta trazem debaixo do capô o motor 1.5 aspirado que entrega 114 cv e 14,3 kgfm de torque. O conhecido motor 1.0 turbo de injeção direta (quase igual ao do Onix nacional) foi aposentado no sedan.

Já as versões mais caras contam com o propulsor 1.3 turbo, com injeção direta a gasolina e com mais força: 163 cv e 23,5 kgfm de torque. Traz, ainda, um sistema híbrido leve de 48 volts, onde o alternador é trocado por um pequeno motor elétrico que ajuda o sedan a reduzir consumo. O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem de seis marchas.

Equipamentos do Chevrolet Monza 2023

Entre os itens de série do Monza 2023, podemos destacar as duas telas de 10,25’’ integradas na mesma moldura, com uma fazendo o papel do painel de instrumentos e a outra da central multimídia, como no Tracker RS Chinês e que poderia ser aplicado na Montana, que acabou trazendo o mesmo design, só que com painel analógico.

O sedan médio traz ainda freio de estacionamento eletrônico com auto hold, teto solar, bancos de couro perfurado, acabamento em couro no painel, carregador sem fio para smartphones, bancos dianteiros aquecidos, monitor de pontos cegos, retrovisores externos com desembaçador e ar-condicionado automático digital.

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