VW Polo Track será um Golzão e chega no começo de 2023 por R$ 80.000

Novo carro de entrada da marca no Brasil tem plataforma mais moderna que a do velho Gol, mas o estilo e a simplicidade lembram muito o antecessor
LF
Por
11.11.2022 às 07:00
Novo carro de entrada da marca no Brasil tem plataforma mais moderna que a do velho Gol, mas o estilo e a simplicidade lembram muito o antecessor

A Volkswagen fará na manhã desta sexta-feira (11) dois anúncios importantes. O primeiro é a confirmação do Gol Last Edition, série de despedida do carro mais vendido na História da indústria automobilística brasileira. A Mobiauto teve acesso em primeira mão às primeiras imagens oficiais do modelo.

O segundo será a revelação do Polo Track, seu substituto. Nossa reportagem também teve acesso antecipado à primeira fotografia oficial do modelo, cuja existência, aliás, também foi adiantada em furo mundial de nosso site em setembro de 2020.

Novo carro de entrada da marca no Brasil tem plataforma mais moderna que a do velho Gol, mas o estilo e a simplicidade lembram muito o antecessor

Como dissemos, o Polo Track terá a missão de ocupar, em uma só tacada, as posições de Gol, Fox e Up! nos mercados brasileiro e latino-americano. Seu fabrico será em Taubaté (SP) e o SOP (início da produção em série, na tradução livre da sigla em inglês) está marcado para janeiro de 2023. A chegada às lojas está prevista para o primeiro trimestre.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Novo carro de entrada da marca no Brasil tem plataforma mais moderna que a do velho Gol, mas o estilo e a simplicidade lembram muito o antecessor

Se o Novo Polo MPi 2023 custa R$ 82.990, o Polo Track será posicionado ligeiramente abaixo, em R$ 79.990. Sua maior vantagem em relação ao Gol é ser construído a partir da plataforma MQB A0, com maior rigidez estrutural e segurança.

A legenda na placa deixa claro que ele terá sob o capô o mesmo propulsor 1.0 três-cilindros 12V aspirado flex da família EA211, que rende 77 cv de potência com gasolina e 84 cv com etanol, sendo 9,6 e 10,3 kgfm de torque, respectivamente. O câmbio será sempre manual de cinco marchas, a famosa caixa MQ200 da Volkswagen.

Novo carro de entrada da marca no Brasil tem plataforma mais moderna que a do velho Gol, mas o estilo e a simplicidade lembram muito o antecessor

Os faróis serão diferentes do antigo Polo e também do hatch renovado na linha 2023, mas seguirão halógenos. Tanto a grade quanto o recorte do para-choque dianteiro são maiores e conferem aspecto mais robusto que os do novo Polo, incluindo divisórias estilo colmeia.

Já a traseira é praticamente idêntica à do Polo renovado na linha 2023, incluindo lanternas escurecidas e para-choque redesenhado, porém com a inscrição Track no lugar de Polo no centro da tampa do porta-malas. 

Leia também: Exclusivo: VW Gol Last Edition, vazam as primeiras fotos oficiais

Novo carro de entrada da marca no Brasil tem plataforma mais moderna que a do velho Gol, mas o estilo e a simplicidade lembram muito o antecessor

Assim, o Polo Track não substitui o Gol apenas no posicionamento de mercado, mas também em estilo. As rodas são de aço com calotas aro 15. A imagem revelada exibe calotas escurecidas e tanto maçanetas quanto capas dos retrovisores externos na cor da carroceria, mas pode haver uma configuração ainda mais básica com tais peças em preto fosco.

Por dentro, o Polo Track traz basicamente o painel do antigo Polo levemente reestilizado, incluindo volante renovado, quadro de instrumentos analógico com computador de bordo digital monocromático e 3,5" ao centro, rádio com Bluetooth e MP3, manopla de câmbio do Gol (sem acabamento brilhante), bancos em tecido e outras soluções de baixo custo.

Novo carro de entrada da marca no Brasil tem plataforma mais moderna que a do velho Gol, mas o estilo e a simplicidade lembram muito o antecessor

Apesar da simplicidade, o Polo Track virá de série com itens como travas e vidros elétricos, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, quatro airbags, ar-condicionado manual e banco do motorista com regulagem de altura.

O Polo Track já está em fase de pré-venda, mas a chegada efetiva às concessionárias deve acontecer até o fim do primeiro trimestre do ano que vem.

Você também pode se interessar por:

Avaliação: por que VW Taos não faz o sucesso de Compass e Corolla Cross?
Avaliação: novo VW Polo TSI abre mão da potência para ser mais econômico
VW Polo 2023: os itens que o hatch perdeu para ficar mais barato
VW Gol Last Edition terá pintura de Nivus e traseira do GT Concept  

Comentários