Avaliação: novo VW Polo TSI abre mão da potência para ser mais econômico

Hatch recebe tapinha no visual na linha 2023, muda a calibração do motor 1.0 turbo e ganha até multimídia com joguinhos a bordo
Renan Rodrigues
Por
05.10.2022 às 19:30
Hatch recebe tapinha no visual na linha 2023, muda a calibração do motor 1.0 turbo e ganha até multimídia com joguinhos a bordo

Depois de muitos segredos revelados pela Mobiauto, o Volkswagen Polo havia mostrado sua nova face nas últimas semanas. Agora, finalmente tivemos a primeira oportunidade dirigir o hatch, que perdeu potência na linha 2023. 

Se anteriormente o motor 1.0 TSI rendia até 128 cv e 20,4 kgfm de torque, o propulsor passou por mudanças e agora é calibrado para entregar até 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Pela primeira vez, o hatch também oferece a combinação do motor turbo com câmbio manual de cinco marchas. 

Volkswagen Polo Highline 2023 – Preço: R$ 109.990.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Menos potente, mas ainda ágil

Hatch recebe tapinha no visual na linha 2023, muda a calibração do motor 1.0 turbo e ganha até multimídia com joguinhos a bordo

Se você nunca dirigiu um Polo 200 TSI, dificilmente vai perceber as diferenças da motorização. O hatch continua ágil no trânsito urbano, as saídas de farol e arrancadas até os 60 km/h praticamente não sofreram alterações. 

Na verdade, a sensação é que é até um pouco mais ágil. Isso acontece graças à entrega de torque mais cedo. Se antes o 200 TSI entregava os 20,4 kgfm de torque a 2.000 rpm, agora o motor entrega os 16,8 kgfm máximos logo a 1.750 rpm. 

Hatch recebe tapinha no visual na linha 2023, muda a calibração do motor 1.0 turbo e ganha até multimídia com joguinhos a bordo

No entanto, no uso em rodovias é possível sentir essa diferença de potência. A prova disso vem dos números de desempenho no 0 a 100 km/h. Enquanto o Highline 200 TSI fazia a arrancada em 9,6 segundos, o modelo 2023 cumpre a mesma prova em 10,5 segundos. 

O hatch também está mais confortável, graças à troca de amortecedores. Segundo a Volkswagen, os novos amortecedores foram voltados para o conforto. Apesar disso, a dirigibilidade não foi afetada, continuando afiada em curvas e com boa estabilidade.

Menos equipamentos, mais barato

Hatch recebe tapinha no visual na linha 2023, muda a calibração do motor 1.0 turbo e ganha até multimídia com joguinhos a bordo

Além das mudanças na motorização, o Polo abdicou de alguns equipamentos, para assim custar menos e poder encarar rivais como Chevrolet Onix e Hyundai HB20 de maneira mais competitiva em termos de preço. 

A perda mais notada são os freios a disco traseiros. Anteriormente, as versões TSI possuíam freios a disco nas quatro rodas. Agora, junto com a redução de potência, a empresa os trocou as peças por um par de tambores nas rodas de trás. 

Hatch recebe tapinha no visual na linha 2023, muda a calibração do motor 1.0 turbo e ganha até multimídia com joguinhos a bordo

Outra mudança está nas rodas de liga leve. Até a linha 2022, o Polo Highline era equipado com rodas de 17 polegadas. Agora, a linha 2023 volta no tempo e utiliza rodas de 16 polegadas, como acontecia no lançamento, em 2017. 

O hatch também não tem mais faróis de neblina, mas todas as versões possuem faróis de LED com luzes diurnas na parte interior. Confira os equipamentos e preços de cada versão:

VW Polo MPI 2023: R$ 82.990 – Itens de série

Hatch recebe tapinha no visual na linha 2023, muda a calibração do motor 1.0 turbo e ganha até multimídia com joguinhos a bordo

Na versão de entrada a grande novidade fica para os faróis de LED. O motor é o 1.0 aspirado de 84 cv e 10,4 kgfm de torque. Essa configuração vem equipada com os seguintes itens:

  • Faróis de LED 
  • Iluminação diurna em LED  
  • Quatro airbags (frontais e laterais) 
  • Frenagem  automática pós-colisão 
  • Ar-condicionado manual 
  • Bloqueio eletrônico do diferencia 
  • Assistente de partida em rampas 
  • Controle eletrônico de tração e estabilidade
  • Controle de pressão dos pneus 
  • Retrovisores e maçanetas na cor do veículo  
  • Rodas de 15” com calotas 
  • Vidros elétricos dianteiros 
  • Rádio Composition Touch com Android Auto e Apple CarPlay e quatro alto-falantes
  • Volante multifuncional

VW Polo TSI 2023: R$ 92.990 – Itens de série

Hatch recebe tapinha no visual na linha 2023, muda a calibração do motor 1.0 turbo e ganha até multimídia com joguinhos a bordo

Pela primeira vez em sua história, o Polo ganhou o motor 1.0 TSI com câmbio manual de cinco marchas. São 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Essa configuração vem equipada com os itens da configuração MPI e adiciona:

  • Rodas  de liga leve de 15” 
  • Painel de instrumentos digital de 8” 
  • Vidros elétricos traseiros 
  • Retrovisores com ajuste elétrico e função tilt-down 
  • Sensor de estacionamento traseiro

VW Polo Comfortline 2023: R$ 102.990 – Itens de série

Hatch recebe tapinha no visual na linha 2023, muda a calibração do motor 1.0 turbo e ganha até multimídia com joguinhos a bordo

A partir da versão Comfortline, o Polo preserva o câmbio automático de seis marchas, mas com uma calibração mais comedida no motor. A ideia é economizar combustível. Além dos itens anteriores, há:

  • Partida  sem chave
  • Sistema Start/Stop
  • Volante revestido em couro com paddle-shift
  • Piloto automático
  • Opcional: Central multimídia VW Play

VW Polo Highline 2023: R$ 109.990 – Itens de série

Hatch recebe tapinha no visual na linha 2023, muda a calibração do motor 1.0 turbo e ganha até multimídia com joguinhos a bordo

A versão topo de linha adiciona os seguintes itens:

  • Ar-condicionado digital
  • Câmera de ré
  • Bancos revestidos em couro
  • Carregamento por indução
  • Painel de instrumentos Active Info Display com 10,25 polegadas
  • Sensor de estacionamento dianteiro
  • Sensor de chuva
  • Sensor crepuscular
  • Multimídia VW Play de 10 polegadas com seis alto-falantes
  • Rodas de liga leve de aro 16

Leia também: Os 5 SUVs mais baratos no Brasil em 2022: o que oferecem

Ficha técnica

Hatch recebe tapinha no visual na linha 2023, muda a calibração do motor 1.0 turbo e ganha até multimídia com joguinhos a bordo

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros 12V, turbo, flex, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, acionado por correia dentada
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 116/109 (E/G) cv a 5.500 rpm
Torque: 16,8 (E/G) kgfm a 1.750 rpm
Peso/potência: 9,9 kg/cv
Peso/torque: 68,2 kg/kgfm
Câmbio: automático de seis marchas ou manual de cinco marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,5 segundos
Velocidade máxima: 192 km/h

Consumo Inmetro: 

MPI MANUAL - Cidade: 9,6 km/l com etanol e 14 km/l com gasolina. Estrada: 10,9 km/l com etanol e 15,4 km/l com gasolina.

TSI MANUAL – Cidade: 9,6 km/l com etanol e 14 km/l com gasolina. Estrada: 11,5 km/l com etanol e 16,4 km/l com gasolina. 

TSI HIGHLINE AT: Cidade: 8,4 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina. Estrada: 10,5 km/l com etanol e 14,9 km/l com gasolina.

Hatch recebe tapinha no visual na linha 2023, muda a calibração do motor 1.0 turbo e ganha até multimídia com joguinhos a bordo

Dimensões: comprimento, 4.057 mm; entre-eixos, 2.565 mm; largura, 1.751 mm; altura, 1.468 mm; porta-malas, 300 litros; tanque de combustível, 52 litros;

Leia também: VW Polo 170 TSI 2023 será mais econômico do o Up!

Talvez você também se interesse:

VW Nivus alcança nota máxima no Latin NCAP e Honda WR-V decepciona
VW T-Cross 2023 chega mais caro e sem multimídia na versão Comfortline
Avaliação: Peugeot 208 com motor Fiat é o melhor 1.0 do Brasil
VW Polo TSI 2023 perde freios a disco; veja preços, versões e equipamentos

Comentários