VW Gol Last Edition terá pintura de Nivus e traseira do GT Concept

Descobrimos todos os detalhes da série de despedida do carro mais vendido na história da indústria automobilística brasileira
LF
Por
20.10.2022 às 19:30
Descobrimos todos os detalhes da série de despedida do carro mais vendido na história da indústria automobilística brasileira

Quem diria que chegaríamos ao dia em que o Volkswagen Gol se despediria dos brasileiros. O impacto pode parecer tão grande quanto o do Fusca e o da Kombi, ou mesmo o do Uno, mas não. É maior.

O Gol é o carro mais popular da história da indústria automobilística brasileira, e com boa margem. São quase 7 milhões de unidades vendidas desde 1980, quando o compacto foi lançado. Nesse período, ele passou por três gerações e diversas atualizações visuais, de motorização e equipamentos.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Descobrimos todos os detalhes da série de despedida do carro mais vendido na história da indústria automobilística brasileira

Para se ter uma ideia, o Uno, segundo colocado nesse ranking, foi responsável por 3,2 milhões de exemplares comercializados, menos da metade do volume do Gol. O próprio Fusca tem 3 milhões de vendas registradas em nosso mercado.

Por isso, o Gol Last Edition, série de despedida do veterano descoberta pelos amigos do Autos Segredos em março deste ano, chega em clima de muita nostalgia, repetindo o frisson gerado pela Kombi Last Edition no fim de 2013.

Em uma apuração conjunta com Renato Aspromonte, do @overboostbr, a Mobiauto descobriu todos os detalhes da edição final do modelo, que deve ser lançada no mercado em novembro. Com base nessas informações, Aspromonte preparou as projeções exclusivas que ilustram este artigo. Confira em detalhes no vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:

Leia também: Flagra: vimos novo VW Virtus nacional de frente, e ele é a cara do indiano


Quantas unidades terá a série VW Gol Last Edition

Em princípio, serão 1.000 unidades, mas a VW está preparada para oferecer até mais dois lotes de 1.000 exemplares cada, totalizando 3.000, caso haja demanda. 

A fabricante já fizera algo parecido com a Kombi Last Edition: inicialmente liberou 600 veículos, mas depois dobrou a cota para 1.200, para desespero dos colecionadores que pagaram ágio ao comprar o primeiro lote da série.

Descobrimos todos os detalhes da série de despedida do carro mais vendido na história da indústria automobilística brasileira

Como será o VW Gol Last Edition

Segundo nossas fontes, o Gol Last Edition será comercializado em apenas uma opção de pintura, a metálica Vermelho Sunset, usada pelo Nivus First Edition e reavivada recentemente na linha 2023 do Polo.

Ela não será do tipo saia e blusa, mas o teto virá em preto brilhante, assim como as capas dos retrovisores, as maçanetas externas e as rodas de liga leve aro 15. Estas últimas trarão o mesmo desenho do jogo atualmente oferecido como opcional no pacote Urban Completo do Gol MPi 2023, porém com acabamento diferente.

Descobrimos todos os detalhes da série de despedida do carro mais vendido na história da indústria automobilística brasileira

Lateralmente, haverá um adesivo na base das duas portas laterais, com a inscrição Last Edition nos cantos traseiros. Nas duas colunas C, outros decalques surgirão com um desenho alusivo a  rodas em movimento. Dentro delas, estará a inscrição “Gol, desde 1980”.

A maior surpresa, porém, virá na traseira. As lanternas escurecidas e a faixa preta horizontal no centro do porta-malas, que as interliga, serão inspiradas no protótipo Gol GT Concept, apresentada no Salão do Automóvel de 2016 e que nunca chegou a virar uma versão de produção.

Leia também: Avaliação: VW Polo MPI 2023 antecipa futuro do carro de entrada da marca

Descobrimos todos os detalhes da série de despedida do carro mais vendido na história da indústria automobilística brasileira
Lanternas escurecidas e faixa na tampa do porta-malas vieram do Gol GT Concept do Salão de SP de 2016

Que equipamentos terá o VW Gol Last Edition

Por dentro, a série de despedida do Gol trará todo o acabamento em tom escuro, etiqueta com o número do exemplar dentro da edição e bancos mesclando couro sintético e tecido. A lista de equipamentos será a mesma do atual Gol 1.0 MPi mais o pacote opcional Urban Completo.

Assim, o modelo virá de série com máscaras escurecidas nos faróis, faróis de neblina, alarme, airbags frontais, ar-condicionado, trio elétrico, retrovisores externos com luzes de seta integradas e tilt-down do lado direito, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura e chave canivete.

Cintos dianteiros com pré-tensionador, limpador de para-brisa com temporizador, quadro de instrumentos analógico com computador de bordo digital, sensores traseiros de estacionamento e central multimídia Composition Touch, de 6,5”, com Android Auto e Apple CarPlay via cabo, completam o pacote.

O motor do Gol Last Edition será o conhecidíssimo 1.0 três-cilindros 12V aspirado flex da família EA211, que rende 77 cv de potência com gasolina e 84 cv com etanol, sendo 9,7 e 10,4 kgfm, respectivamente. O câmbio, manual de cinco marchas, traz a famosa caixa MQ200 da Volkswagen.

Descobrimos todos os detalhes da série de despedida do carro mais vendido na história da indústria automobilística brasileira
Painel será basicamente o do atual Gol MPi com pacote Urban Completo, porém com bancos parcialmente em couro, elementos alusivos à série Last Edition e plaqueta com a numeração da unidade

Quanto vai custar o VW Gol Last Edition

Em sua configuração completa mais pintura metálica, um Gol MPi 2023 comum custa atualmente R$ 87.230. Ou seja, o Gol Last Edition muito provavelmente deve custar perto ou até acima de R$ 90.000. Há quem diga que superará a barreira de R$ 100.000. Esperamos que não.

O lançamento, como dissemos, será em novembro, com produção em Taubaté (SP). Logo após, a linha do hatch e do sedan Voyage será definitivamente encerrada para dar lugar ao Polo Track, novo carro de entrada da marca que será lançado no primeiro trimestre do ano que vem.

Projeções: Renato Aspromonte/Mobiauto
Imagens: Divulgação/Volkswagen

Você também pode se interessar por:

Avaliação: por que VW Taos não faz o sucesso de Compass e Corolla Cross?
Avaliação: novo VW Polo TSI abre mão da potência para ser mais econômico
VW Polo 2023: os itens que o hatch perdeu para ficar mais barato
VW Taos quer ser menos tiozão inspirado em Nivus e T-Cross

Comentários