VW Nivus e T-Cross serão os primeiros híbridos flex da marca no Brasil

Modelos estão próximos de receber um novo visual, enquanto sistema híbrido virá mais para frente
Renan Bandeira
Por
22.03.2024 às 12:46
Modelos estão próximos de receber um novo visual, enquanto sistema híbrido virá mais para frente

A Volkswagen já se planeja para produzir no Brasil os seus primeiros carros híbridos flex. E Mobiauto apurou que os escolhidos para estrear a tecnologia são T-Cross e Nivus, que são atualmente os dois SUVs de entrada da fabricante alemã no país.

A Volkswagen já definiu sua estratégia híbrida e elétrica para o Brasil. A Mobiauto contou no ano passado que a marca terá híbridos leves (MHEV), plenos (HEV) e plug-in (PHEV) aqui no Brasil, sempre trabalhando com motorizações flex.

Você também pode se interessar por:

No entanto, a aplicação será escalonada, assim os produtos mais baratos serão híbridos leves, os de preço intermediário híbridos plenos, e os mais caros, claro, recebem o sistema plug-in. Os carros elétricos nacionais são um assunto à parte, e vão demorar para chegar.

Tanto T-Cross quanto Nivus devem ser híbridos leves, seguindo a fala do CEO da fabricante no Brasil, Ciro Possobom no ano passado. Afinal, são produtos de porte compacto que a montadora tentará manter um “preço acessível”. Dito isso, adicionar um sistema híbrido mais complexo com HEV ou PHEV pode tornar ambos caros demais e perder a importante fatia de mercado que têm atualmente.

Para formar um híbrido leve, as alterações no veículo são bem mais simples. Basicamente é realizada a troca do alternador e motor de partida por um motor elétrico de baixa capacidade. Claro que o chicote elétrico também é alterado para suportar o novo item, e o veículo ainda recebe uma bateria pequena para manter tudo alimentado, sem puxar corrente do conjunto de 12V convencional.

Embora a Volkswagen já tenha definido internamente T-Cross e Nivus como os primeiros híbrido flex, como a Mobiauto apurou com exclusividade, seus lançamentos não estão próximos. A equipe de engenharia trata o tema com cautela e essas novidades não serão apresentadas neste ano com os novos visuais dos SUVs.

Quem acompanha Mobiauto sabe que Nivus e T-Cross vão mudar de visual, com ambas as novidades chegando no segundo semestre. O SUV cupê fará sua estreia em novembro, enquanto o irmão mais velho virá um pouco antes, entre julho e agosto.

Mas o sistema híbrido leve não virá por agora, e deve chegar apenas para a segunda aplicação do Proconve L8. As novas regras de emissão da oitava fase do Proconve serão divididas em algumas partes. A primeira será aplicada em 2025, depois vai se tornando mais rígida em 2027, 2029 e 2031.

Atualmente, os motores 1.0 turbo flex de até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque da Volkswagen se adequam as regras de emissões mais rígidas que serão aplicadas no ano que vem. No entanto, podem não ser se enquadrar nas normas mais rígidas que virão em 2027.

Dentro da fábrica, a resposta sobre híbridos flex nacionais é de que “vão demorar para chegar”. Porém, os Volkswagen T-Cross e Nivus híbridos flex devem estar prontos para estrear no mercado em 2026, pouco antes de a segunda fase do PL8 ser aplicada, e dentro do prazo de investimentos da marca da ordem de R$ 9 bilhões, que acaba em 2028.

Comentários