VW Nivus deve trocar de fábrica para dar espaço a elétricos e híbridos

SUV cupê é fabricado nas instalações da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP)
Renan Bandeira
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20.05.2024 às 20:03 • Atualizado em 29.05.2024
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SUV cupê é fabricado nas instalações da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP)

O Volkswagen Nivus é um dos carros mais importantes da marca alemã no Brasil. Atualmente, o SUV cupê é fabricado nas instalações da Anchieta em São Bernardo do Campo, São Paulo, e deve mudar de casa para a fabricante seguir com o planejamento de eletrificação do catálogo.

A informação da possível mudança de fábrica do VW Nivus foi apurada em primeira mão pelo colega Bruno de Oliveira, do site Automotive Business. E vai ao encontro da apuração feita por Mobiauto sobre o futuro da unidade fabril da Anchieta.

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Fontes próximas à marca contaram à nossa reportagem que a montadora pretende fazer da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) seu polo para produção de carros elétricos e híbridos.

Estratégia faz parte do investimento bilionário

Vale lembrar que, no início deste ano, a Volkswagen divulgou seu plano para o mercado brasileiro. Uma segunda rodada de investimentos será feita, com aporte de R$ 9 bilhões, e que junto do valor anterior soma um capital de R$ 16 milhões, que serão gastos até 2028.

O montante contempla 16 novos produtos, mas há uma atenção especial para a fábrica da Anchieta, que é o foco deste artigo. Afinal, ela é quem receberá uma nova plataforma, chamada de MQB Hybrid, e produzirá dois novos produtos, que obviamente serão híbridos.

Mobiauto já contou que este será o Tayron, substituto global do Tiguan, e que deve preservar o nome do SUV de 7 lugares que faz sucesso por aqui. A expectativa é que ele ocupe as duas vagas prometidas pela marca, sendo fabricado na versão de cinco lugares e ganhando uma variante de sete assentos ou a opção cupê.

Remanejo da produção

Com praticamente toda a linha do Polo em Taubaté (SP) - apenas a GTS está no ABC paulista -, novo SUV de entrada prometido também para o interior e nova picape para São José dos Pinhais (PR), a VW vem se organizando para abrir espaço no complexo da Anchieta.

Assim, restam apenas Virtus, Nivus e Saveiro por lá. A última está com os dias contados e deixará o mercado para que a Tarok seja a picape de trabalho rival de Fiat Strada e Chevrolet Montana. E a troca de ares do Nivus também abrirá um bom espaço para a marca concentrar seus produtos eletrificados na planta.

Principalmente levando em consideração que Saveiro e Nivus são os dois produtos de maior volume de produção no local.

Espaço para elétricos e híbridos

Manter por enquanto apenas o VW Virtus, deixará a montadora com um bom espaço para se organizar no processo de eletrificação de seus modelos. Além de conseguir encaixar seus dois novos SUVs híbridos, prometidos até 2028, a Volkswagen também arrumará lugar para produção de seu primeiro elétrico nacional.

Mobiauto apurou recentemente que o produto já tem peças cotadas e sua produção será no ABC Paulista.

A fábrica da Anchieta, então, segundo nossas fontes, será um polo para produção de elétricos e híbridos mais parrudos, que são os convencionais ou do tipo plug-in. Não que as outras instalações não trabalharão com eletrificação, mas a ideia inicial é que estejam preparadas para produção de carros híbridos leve.

Nesse caso, temos uma construção mais simples, com substituição de motor de partida e alternador por um motor elétrico. E que pode ser feita sem que a linha seja tão avançada tecnologicamente.

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