VW Nivus alcança nota máxima no Latin NCAP e Honda WR-V decepciona

Enquanto VW Nivus recebeu nota máxima no Latin NCAP, o Honda WR-V foi avaliado com apenas uma estrela
Camila Torres
Por
15.09.2022 às 13:16
Enquanto VW Nivus recebeu nota máxima no Latin NCAP, o Honda WR-V foi avaliado com apenas uma estrela

O Volkswagen Nivus foi o grande destaque de mais uma rodada de testes de segurança do Latin NCAP. O SUV-cupê recebeu nota máxima no teste de impacto divulgada pelo programa de avaliação de segurança de veículos nesta quinta-feira (15). Em 2021, o seu irmão maior, o Taos, também obteve nota máxima no teste de colisão. 

Entre os equipamentos de segurança, o Nivus é equipado com um conjunto de seis airbags (dois frontais, laterais de corpo e dois laterais de cabeça), assistente de partida em aclives/subidas (Hill Hold Control), controle de tração, apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes e fixação de assento de criança com sistema ISOFIX/Top Tether.

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De acordo com o Latin NCAP, o maior índice de segurança apresentado pelo SUV foi na proteção de ocupantes adultos, atingido 92,47% de eficácia. A segurança para crianças ficou em 91,57%. 

Em assistência à segurança o VW Nivus ficou com 84,95% em eficiência. Já na segurança para pedestres e usuários vulneráveis nas estradas foi onde o crossover teve o menor índice de eficiência: 48,74%. 

Mas é preciso considerar que apenas a versão mais cara do modelo, a Highline traz sistemas como ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) com frenagem autônoma de emergência. 

Leia também: VW Taos está entre os SUVs mais seguros com cinco estrelas no Latin NCAP


O que foi avaliado pelo Latin NCAP no teste do VW Nivus?

Enquanto VW Nivus recebeu nota máxima no Latin NCAP, o Honda WR-V foi avaliado com apenas uma estrela

· Impacto frontal

· Impacto lateral

· Impacto lateral de poste

· Chicotada cervical (whiplash)

· Proteção de pedestres

· Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) de cidade e alta velocidade

· Assistentes de Velocidade

· Controle de estabilidade (ESC)

O Latin NCAP afirma que o VW Nivus obteve um bom desempenho durante todo a avaliação, mas que esperavam uma melhor proteção para pedestres: “Mais de 50% do volume de vendas do Nivus na região [Brasil] são equipados com AEB. Todo o equipamento padrão e avaliado mostrou um bom desempenho, permitindo que o Nivus alcançasse as cinco estrelas”. 

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O programa ainda frisou que esperavam uma melhor eficiência do sistema AEB – Automatic Emergency Braking (Frenagem automática de emergência em tradução direta do inglês) e que o item poderia ser oferecido de série em todas as versões, como acontece na Europa, onde ele é comercializado com o nome Taigo com ADAS padrão de série:

“A Detecção de ponto cego (BSD), Sistemas de Suporte de Pista (LSS) e Detecção de Borda de Estrada (RED) também poderiam ajudar a alcançar uma pontuação mais alta”, explicou o Latin NCAP.


Honda WR-V conquistou apenas uma estrela

Enquanto VW Nivus recebeu nota máxima no Latin NCAP, o Honda WR-V foi avaliado com apenas uma estrela

O Honda WR-V, que ainda é fabricado no Brasil para exportação, obteve apenas uma estrela no teste colisão. Com dois airbags e ESC de série, o crossover apresentou baixos índices de segurança: 41,03% na Proteção de Ocupantes Adultos, 40,66% na Proteção de Ocupantes Crianças, 58,82% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 48,84% na Assistência à Segurança.

Porém, o WR-V mostrou mais eficiência que o Nivus na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas: 58,82% contra 48,74%. O desempenho do ESC foi classificado como aceitável na avaliação. 

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De acordo com o Latin NCAP, alguns pontos que comprometeram a pontuação do SUV da Honda foram a falta do interruptor de desativação do airbag do passageiro, resultando em uma baixa proteção para crianças e a falta de airbags laterais e de cortina, que acarretaram maior vulnerabilidade para adultos. Outro ponto negativo é que os cintos não atendem aos requisitos de segurança do Latin NCAP.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP afirmou ficou surpreso com notas tão discrepantes entre o Honda WR-V e o VW Nivus e ainda relembrou o histórico da marca japonesa no programa: “O Latin NCAP incentiva a Honda a melhorar o WR-V e logo oferecer novamente modelos cinco estrelas para a região, já que a última vez que isso aconteceu foi em 2015”.


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