VW Gol Last Edition terá rodas orbitais, mas não como você imagina

Referência às rodas mais clássicas da história do modelo está em duas insígnias posicionadas nas colunas C da série de despedida
LF
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16.11.2022 às 09:26
Referência às rodas mais clássicas da história do modelo está em duas insígnias posicionadas nas colunas C da série de despedida

O VW Gol Last Edition se tornou realidade. Embora o preço não tenha sido revelado, as primeiras imagens da série especial de despedida do carro mais vendido na História da indústria automobilística brasileira foram divulgadas pela fabricante no fim da última semana. A Mobiauto as revelou em primeira mão na noite de quinta-feira (10).

Um detalhe que começou a chamar a atenção de entusiastas nas redes sociais é que o Gol Last Edition trará, à sua maneira, as icônicas rodas orbitais que marcaram as versões mais esportivas do hatchback nos anos 1990 e 2000.

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Referência às rodas mais clássicas da história do modelo está em duas insígnias posicionadas nas colunas C da série de despedida

Não, as rodas orbitais não foram aplicadas em escala real. Na verdade, o jogo de verdade será de liga leve aro 15 com acabamento escurecido, seguindo o mesmo desenho usado opcionalmente pelo Gol 1.0 MPi em anos recentes no pacote Urban Completo.

Referência às rodas mais clássicas da história do modelo está em duas insígnias posicionadas nas colunas C da série de despedida

A referência às orbitais está nas duas insígnias presentes nas colunas C do Gol Last Edition. Circulares, elas contam com um desenho interno em menção ao desenho das rodas, além da inscrição “Gol: Designed by Volkswagen do Brasil. Original since 1980”.

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A origem das rodas orbitais

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Foi em 1990 que a VW trouxe ao mundo as rodas orbitais, através de um estranho conceito chamado Futura. Entre outros invencionismos que justificavam seu nome, o protótipo de minivan contava com portas que abriam como asas de gaivota, rodas traseiras esterçantes, assistente de estacionamento.

O Futura foi apresentado originalmente no Salão do Automóvel de 89 em Frankfurt. Porém, para ser exibido no Salão do Automóvel de São Paulo do ano seguinte, foi atualizado com novas rodas, justamente as orbitais.

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No ano seguinte, outro conceito da marca, o Orbit (que existia desde 1986, mas foi atualizado naquele momento, embora só tenha existido em mocape de escala em tamanho real), exibia o mesmo desenho de rodas. Isso aconteceu pouco antes de esse modelo ser adotado em nosso mercado pelos esportivos Gol GTS e GTi, ainda em 1991.

E é por conta do Orbit que as rodas ganharam o nome informal Orbital, popularizado até hoje entre fãs da marca. Entretanto – e pasmem –, o nome oficial do jogo é outro: Acapulco, mas duvidamos que alguém chame essas rodas assim.

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Como dissemos, as rodas orbitais estrearam industrialmente em 91, com 14 polegadas de diâmetro e 6 de tala, através dos Gol GTS e GTi. Depois, migrou para o Santana Sport, mas virou febre entre customizadores, que passaram a equipar carros mais antigos da própria VW, como o Gol quadrado, seja com jogos originais como réplicas ou releituras de maior diâmetro.

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O que mais terá o Gol Last Edition

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O Gol Last Edition terá produção limitada a 1.000 unidades, conforme mostra a etiqueta numerada no painel com a numeração do exemplar. A pintura externa será o Vermelho Sunset de Nivus, T-Cross e Novo Polo, com teto, retrovisores, rodas e molduras laterais na preta.

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As lanternas são escurecidas e integradas por uma faixa horizontal em preto fosco, inspirada no Gol GT Concept do Salão do Automóvel de São Paulo de 2016. Dentro dela, a inscrição Gol Last Edition. Nas laterais, decalques de mesmo tom contam com a mesma grafia, enquanto nas colunas C há as já referidas insígnias circulares que homenageiam as rodas orbitais.

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Por dentro, o acabamento é todo escurecido, com costuras vermelhas e revestimento mesclando couro com tecido sintético, além de faixas pretas e cinza nos bancos. E, como dissemos, o Gol Last Edition é baseado na atual versão 1.0 MPi com o pacote opcional Urban Completo.

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Assim, virá de série com máscaras escurecidas nos faróis, faróis de neblina, alarme, airbags frontais, ar-condicionado, trio elétrico, retrovisores externos com luzes de seta integradas e tilt-down do lado direito, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura e chave canivete.

Cintos dianteiros com pré-tensionador, limpador de para-brisa com temporizador, quadro de instrumentos analógico com computador de bordo digital, sensores traseiros de estacionamento e central multimídia Composition Touch, de 6,5”, com Android Auto e Apple CarPlay via cabo, completam o pacote.

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O motor do Gol Last Edition será o conhecidíssimo 1.0 três-cilindros 12V aspirado flex da família EA211, que rende 77 cv de potência com gasolina e 84 cv com etanol, sendo 9,7 e 10,4 kgfm, respectivamente. O câmbio, manual de cinco marchas, traz a famosa caixa MQ200 da Volkswagen.

As vendas devem começar até o fim deste mês, a preço ainda não divulgado. A expectativa é que a série de despedida do Gol custe mais de R$ 100.000. Em seus 42 anos de história e três gerações, o hatch vendeu teve mais de 8, 5 milhões de unidades produzidas e 7 milhões vendidas no Brasil.

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