Volkswagen Gol G7: os principais problemas, segundo os donos
O Volkswagen Gol é, sem dúvidas, um veículo que marcou diversas gerações. O modelo já chegou tomando conta do cenário automotivo no Brasil em 1980 e se tornou, rapidamente, o carro mais vendido da história do mercado de nacionais.
As primeiras unidades do Gol foram produzidas em Taubaté (SP). Sua estética não trazia tanta novidade para a época, mas o carro ganhou o coração de muitos proprietários por não dar prejuízos recorrentes e ter uma boa dirigibilidade (o que até hoje ganha o coração de amantes dos modelos mais antigos).
Você também pode se interessar:
- VW Nivus: preço do módulo do ACC cai, mas ainda custa três salários mínimos
- Por que VW Gol será o principal projeto da marca no investimento de R$ 9 bi
- VW Polo no Cazaquistão tem truque de Fiat e faz inveja ao nosso
- VW Gol: a real contagem de gerações do carro mais vendido no Brasil
No entanto, com o passar dos anos, o Gol foi evoluindo, ganhando novas formas, mais tecnologia e, como nem tudo é perfeito, alguns problemas.
A terceira e última geração do Gol conta com duas modificações na aparência. A segunda, apresentada em 2016, tem relatos comuns de panes elétricas, câmbio com problemas, defeitos no motor, entre outros.
Os principais concorrentes do VW Gol, na sua primeira geração dos anos 80, eram:
- Fiat 147
- Fiat Uno
- Chevrolet Chevette
Posteriormente, o Gol ganhou novos concorrentes, como o Fiat Palio, o Chevrolet Corsa e o Ford Ka.
Quando e por que o VW Gol saiu de linha
Com 42 anos de história, o Gol foi o carro zero km mais vendido no Brasil por mais de 20 anos. No dia 23 de dezembro de 2022, o modelo deixou de ser fabricado pela Volkswagen por ser "incompatível com as novas regulamentações de emissões e segurança do país".
O último modelo do veículo foi o Gol Last Edition, com pintura inédita e acabamento refinado. O carro chegou ao mercado custando R$ 95.990.
Principais problemas do VW Gol G7 (terceira geração oficial do Gol)
Os antigos VW Gol possuem uma fama muito boa de serem "indestrutíveis", porém o carro, na última geração, conta com alguns problemas crônicos e reclamações recorrentes de seus donos.
Em 2015, em sua terceira geração, o VW Gol ganhou uma reestilização. O modelo mais barato (duas portas e 1.0) chegou ao mercado a R$ 30.230. O modelo Rallye 1.6 16v i-Motion custava R$ 60.030.
Confira os principais problemas do VW Gol, segundo os donos:
Problemas no motor
Alguns donos do VW Gol se queixam de falhas, ruídos no motor e até desligamento repentino
Caso 1; Caso 2; Caso 3; Caso 4; Caso 5; Caso 6.
Câmbio
Outro problema comum está relacionado ao câmbio automático i-Motion do Gol e, outras vezes, à caixa de transmissão.
Caso 1; Caso 2; Caso 3; Caso 4; Caso 5.
Pane elétrica
Existem alguns proprietários do Gol G7 que reclamam de pane elétrica de diferentes tipos no veículo.
Caso 1; Caso 2; Caso 3; Caso 4
Recall do VW Gol G7
Ao todo, registrados no site da Volkswagen do Brasil, foram 13 recalls para o VW Gol até hoje. No entanto, para o Gol G7 foram dois (considerando dois para o ano modelo 2016).
O VW Gol G7 teve recall recente para o gerador de gás do airbag do passageiro, para o ano modelo 2016, chassi não sequencial GP053055 a GP517295 e GT040521 a GT071227.
O outro recall para o Gol G7 2016 foi para o airbag do motorista e do passageiro. Neste caso, foram chamados os proprietários de veículos com chassi não sequencial GP053055 a GP517295 GT040521 a GT071227.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp