VW Gol: a real contagem de gerações do carro mais vendido no Brasil

Embora alguns defendam que Gol teve sete gerações no Brasil, o hatch teve de fato, apenas três. Abaixo recapitulamos a história de cada uma delas
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22.03.2023 às 20:00
Embora alguns defendam que Gol teve sete gerações no Brasil, o hatch teve de fato, apenas três. Abaixo recapitulamos a história de cada uma delas

O Volkswagen Gol é um sucesso incontestável. Lançado em 15 de maio de 1980, vendeu mais de 8.500.000 unidades somente por aqui, também foi o modelo mais exportado do Brasil. Mais de 65 países receberam o Gol produzido no nosso país.  

É sabido que, ao menos a geração atual, deixará de ser comercializada ainda este ano, após 14 anos em produção. Curiosamente, cada geração sempre foi apresentada justamente após 14 anos.  

Embora alguns defendam que Gol teve sete gerações no Brasil, o hatch teve de fato, apenas três. Abaixo recapitulamos a história de cada uma delas

A primeira, lançada em 1980 sob a plataforma BX, teve 3 remodelações. A mais importante delas foi a de 1984 quando o modelo ganhou motor refrigerado a água e mais algumas mudanças para que eram necessárias para o seu sucesso.  


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Segunda geração VW Gol 

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A segunda geração, foi lançada em 1994, quando foi apresentada a linha 1995, com a nova plataforma AB-9, uma evolução ante a plataforma BX. Mesmo com o motor ainda disposto na posição longitudinal, tinha mais espaço interno, maior rigidez torcional, além de maior conforto, principalmente para os passageiros do banco traseiro. 

Embora alguns defendam que Gol teve sete gerações no Brasil, o hatch teve de fato, apenas três. Abaixo recapitulamos a história de cada uma delas

Com esta plataforma, o Gol teve mais duas remodelações, que foram chamadas de nova geração pelo marketing da marca: em 1999, quando foi apresentado o Gol G3 para a linha 2000, e em 2005, quando foi apresentado o Gol G4 para a linha 2006. 

Em 2006, a Volkswagen fabricou três modelos. Pois a marca usava a estratégia de ter como carro de entrada o modelo de geração anterior, sendo representado na ocasião pelo Gol Special, que tinha a carroceria da “geração 2”. Enquanto os modelos mais caros tinham a carroceria da “geração 3”, sendo substituídos pela “geração 4”. 

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Terceira geração VW Gol 

A terceira e última geração chegou em 2008, com a apresentação da linha 2009, como o novo Gol. Totalmente reformulado, o carro usava elementos da plataforma PQ-24 do VW Polo lançado em 2002. Mas permanecia com o robusto e eficiente conjunto de suspensão traseira desenvolvido em 1980.  

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O novo Gol também passava a ter motor transversal, e mesmo sendo menor por fora, tinha o mesmo e bom espaço interno da geração anterior. A Volkswagen não queria mais usar o termo “geração” para identificar o modelo, mas o mercado logo o batizou de Gol G5. 

Em 2012 era apresentado o Gol G6 (nome também dado pelo mercado), apresentado a linha 2013. O Gol G6 não teve mudanças significativas, mas ganhou novas versões e melhoria do processo construtivo. 

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Em 2016, chegava ao mercado a linha 2017, intitulado pelo mercado como Gol G7. Com o interior e traseira reformulados, tinha novo conteúdo, se adequando aos modelos da concorrência que ofereciam mais conteúdo, principalmente no que tange a conectividade.  

Nesta “geração”, o Gol tinha duas dianteiras, sendo as versões Trendline, Comfortline e Highline com a dianteira que aproveitava elementos da “geração 6” (capô, grade e faróis).

Porém com novo para-choque dianteiro, a versão Track, trazia uma frente mais robusta, com capô mais alto, faróis maiores e design mais limpo. Esta dianteira era usada no VW Saveiro, que começava a ter identidade própria, e desde a linha 2017 passou a usar exclusivamente estes elementos. 


VW Gol versão Track 

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A versão Track adiantava o design atual do Gol, que seria adotado para o restante da linha a partir de 2018, quando foi apresentada a linha 2019. Neste ano também, seria lançado o Gol mais completo já produzido, e talvez o mais aguardado: o Gol Automatic. 

Com a excelente transmissão automática de 6 velocidades Aisin e motor 1.6 16v de 120 cv e 16,8 kgfm de torque quando movido a Etanol (110 cv e 15,8 kgfm de torque com gasolina). Este carro era capaz de chegar a 185 km/h de velocidade máxima e ia de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos. 

Trazia vidros elétricos dianteiros e traseiros, computador de bordo, sistema de alarme com comando remoto, sistema de som touchscreen com APP-Connect com 4 alto-falantes e 2 tweeters, volante com ajuste de altura e profundidade, destravamento elétrico da tampa traseira com controle remoto, espelhos retrovisores externos com ajustes elétricos e função tilt-down no lado do passageiro e espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas.  

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Essa versão também adicionava faróis de neblina, para-sol com espelho iluminado para motorista e passageiro, rodas de liga leve 15", sensor de estacionamento traseiro, travamento elétrico das portas com controle remoto, volante multifuncional com comandos do sistema de som. E para fechar, a grande estrela: o câmbio automático de 6 velocidades com trocas manuais pelo volante. 

Com o novo Polo no portifólio, o mercado em constante evolução com concorrentes trazendo cada vez mais conteúdo, o Gol Automático já chegou obsoleto, além dos demais modelos da linha, que não conseguiram cativar novos compradores. Mesmo com os esforços da Volkswagen em esconder a idade do projeto. A pandemia também reduziu ainda mais suas vendas, e a versão foi descontinuada em meados de 2021, juntamente com o Fox e VW Up!. 

O Gol começou 2022 com duas configurações: o 1.0 de 3 cilindros e o 1.6 8v com o antigo motor EA-111. Este foi descontinuado em março deste ano graças as novas regras do PROCONVE L7, que tirou de linha outros modelos do mercado. 


VW Polo Track x VW Gol 

Embora alguns defendam que Gol teve sete gerações no Brasil, o hatch teve de fato, apenas três. Abaixo recapitulamos a história de cada uma delas

O Gol tem um nome forte no mercado, e mais de 8 milhões e meio de consumidores não estariam enganados. Mas uma coisa é fato: tornou-se antigo, e os planos da Volkswagen alemã são outros, como a padronização de seus produtos no mercado mundial.  

Há um modelo hatch em desenvolvimento, com porte de à la SUV e utilizando a plataforma MQB. Já foi muito cogitado a continuidade do nome Gol, dada a representatividade que este nome teve no país em seus 42 anos de produção ininterrupta. Mas isso vai depender da aceitação do VW Polo Track no mercado, e a Volkswagen não tem medido esforços para isso, nem mesmo dinheiro em ações publicitárias. 

Caso o modelo volte, mesmo usando apenas o nome, será enfim sua quarta geração e uma vida longa, ao exemplo do Golf, em linha no exterior desde 1973 e do Polo, lançado lá fora no mesmo ano. Caso o Polo realmente substitua o Gol no coração dos brasileiros, o Gol deixará seu legado do veículo nacional mais vendido da história do Brasil. 

Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.

Leonardo França é formado em gestão de pessoas, tem pós-graduação em Comunicação Empresarial e Marketing Digital, e vive o jornalismo desde a adolescência. Atua há 18 anos com gestão e consultoria automotiva, auxiliando pessoas a comprar carros em ótimo estado e de maneira racional. É criador dos canais Autos Originais e Auto e Autos…

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