VW Amarok: os principais problemas, segundo os donos

Pane no motor com carro em movimento lidera lista de reclamações dos donos da veterana picape média, que está perto de ser atualizada
JP
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16.11.2023 às 09:30
Pane no motor com carro em movimento lidera lista de reclamações dos donos da veterana picape média, que está perto de ser atualizada

A VW Amarok chegou ao mercado brasileiro em 2010. Na época, sua grande preocupação era desbancar a Toyota Hilux, que segue como líder de vendas no segmento de picapes médias até hoje. Atualmente, a picape média  Volkswagen é vendida com a mesma carroceria e praticamente o mesmo visual de 13 anos atrás, mas apenas com motor V6 turbodiesel.

Apesar de entregar bastante no quesito mecânico, com seu motor 3.0 de seis cilindros em V, capaz de entregar incríveis 258 cv de potência – é a picape média mais potente do mercado brasileiro – e 59,1 kgfm de torque, a VW Amarok sofre com reclamações recorrentes a respeito de sua mecânica.

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Atualmente na linha 2023, a Amarok é querida por muitos picapeiros que priorizam desempenho e dinâmica de condução. Afinal, sempre se diz que ela é a picape média com dirigibilidade que mais se assemelha à de um carro de passeio.

Em seu conjunto mecânico, a VW Amarok 2023 conta com câmbio automático de oito marchas e tração integral 4Motion, com direito a reduzida. A picape vai de 0 a 100 km/h em impressionantes 7,4 segundos.

Na parte "utilitária", possui uma interessante capacidade de carga de 1.126 kg, uma das maiores do segmento, e capacidade volumétrica de 1.280 litros na caçamba. No quesito visual, apesar de chamar bastante a atenção pelo seu porte e estilo robusto, a Amarok está envelhecida diante das concorrentes Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton, Nissan Frontier e até Chevrolet S10, sem falar na própria Hilux.

Isso porque a montadora alemã preserva o estilo característico da linha desde seu lançamento. Para a linha 2024, em meados do ano que vem, a Amarok de primeira geração produzida na Argentina receberá um facelift profundo, com direito a mudanças importantes na cabine. Será o suficiente para renová-la perante a concorrência?

Enquanto isso não acontece, clientes da picape da Volkswagen costumam relatar problemas frequentes em itens como bomba de alta pressão, central multimídia e, principalmente, pane no motor (com o carro em movimento). Confira os casos coletados para esta reportagem:

Os principais problemas da VW Amarok, segundo os donos

1.       Pane no motor

Apesar de oferecer o motor V6 turbodiesel mais potente do mercado, a VW Amarok encara várias reclamações dos donos relacionadas à confiabilidade do conjunto mecânico. Um dos relatos mais comuns é uma pane repentina do motor, que ocorre, em alguns casos, com o veículo em movimento.

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2.      Bomba de alta pressão

A bomba de alta pressão, que é uma peça-chave para o funcionamento do sistema de injeção eletrônica – já que é responsável por gerar a pressão do combustível para que ocorra combustão – também é alvo de diversas reclamações dos donos de Amarok em fóruns e no Reclame Aqui.

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3.       Centra Multímidia

A VW Amarok 2023 oferece o básico que se espera hoje em termos de conectividade, com uma central multimídia dotada de Bluetooth, Android Auto e Apple CarPlay via cabo e sistema de navegação. Na parte de segurança, traz frenagem de emergência e monitoramento de ponto cego.

Porém, em anos-modelos mais antigos, proprietários costumam reclamar de panes no sistema multimídia da picape. A VW do Brasil afirma, em alguns casos, que os veículos já se encontram fora do período de garantia.

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VW Amarok - Recalls

A VW Amarok conta com seis recalls entre os anos-modelos 2011 e 2020.

1.       Fixação do estepe

O mais recente é o que convoca donos de unidades ano 2017 a 2020 para instalação de fixação adicional do estepe. Isso porque foi identificada a possibilidade de soltura do estepe, devido à ruptura de seu sistema original de fixação.

2.       Chicotes elétricos dos bancos dianteiros

Unidades 2017 e 2018 da Amarok tiveram recall para inspeção dos chicotes elétricos dos bancos dianteiros, com reparo (se necessário) e instalação de elementos de fixação adicionais. A falha de fixação pode danificar o chicote e levar à movimentação involuntária dos bancos, sob risco de acidentes com danos físicos e materiais aos ocupantes do automóvel e terceiros.

3.       Software de comando do motor

Para exemplares 2011 e 2012 da Amarok, há um recall para substituição do software da unidade de comando do motor. O risco, segundo a montadora, é de não estar em conformidade com as legislações de emissões, fruto do famoso caso dieselgate – no qual membros da montadora programaram o software para fraudar testes de emissões.

4.       Tubulação de combustível

Outro chamado aberto para as primeiras Amarok, ano 2011 a 2013, refere-se às tubulações do sistema de combustível. É necessária a instalação de componentes de fixação e isolamento, a fim de evitar vazamento de combustível, que poderia ocasionar até incêndio, em situações extremas.

5.       Suporte da pinça dos freios

Para unidades ano-modelo 2015 da Amarok, há chamado para corrigir uma falha na montagem dos elementos de fixação do suporte das pinças dos freios dianteiros, que correm o risco de se soltar e gerar danos nas rodas e perda da capacidade de frenagem do veículo.

6.       Airbags frontais e cintos de segurança dianteiros

Por fim, VW abriu um chamado para donos de Amarok ano-modelo 2016 e 2017, por causa de uma falha na deflagração dos airbags frontais e/ou dos pré-tensionadores dos cintos de segurança dianteiros. Em caso de colisão, o mau funcionamento desses itens pode elevar o risco de danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo.

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