Volkswagen prepara 7 lançamentos para os próximos anos no Brasil
O VW Tera, futuro SUV de entrada da montadora alemã, teve seu nome revelado essa semana e tem causado bastante discussão. Mas as novidades da marca não acabam aí. Isso porque já se sabe que a Volkswagen prepara sete novos lançamentos para os próximos anos no Brasil.
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Além do VW Tera, a marca planeja mais lançamentos dentro do segmento de SUVs, compactos e médios, até mesmo com motores híbridos. Além disso, também haverá uma nova picape para concorrer com Fiat Toro e Chevrolet Montana. Confira cada um dos lançamentos abaixo:
VW Tera
A começar pelo VW Tera, talvez o mais aguardado dessa lista, o modelo será um SUV que se posicionará no segmento de entrada, ao lado de Fiat Pulse e Renault Kardian. Espera-se que sua produção de inicie já no início de 2025, na fábrica de Taubaté (SP).
Até agora, o veículo não foi mostrado oficialmente, mas a partir de flagras é possível especular sobre seu design. O visual deve seguir bastante da nova linha adotada pela VW, presente no recém-lançado novo VW Nivus, por exemplo.
Ou seja, pode-se esperar faróis com um desenho afilado e uma grade encurtada, principalmente na parte inferior, de modo a liberar mais espaço para o para-choque. Por dentro, espera-se que o Tera conte com painel de instrumentos de 8 polegadas e central multimídia de 10,1 polegadas.
As dimensões devem ser semelhantes ao do VW Polo, já o conjunto mecânico deve ser composto por um motor 1.0 turbo flex de até 116 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque, com um câmbio que deve ser manual de cinco marchas e automático de seis, a depender da versão.
VW Nivus GTS
Antes do novo VW Nivus ser lançado, havia a expectativa que a atualização trouxesse a versão GTS ao modelo. A renovação chegou, o visual foi apresentado, mas a variante esportiva ficou para depois. Segundo a própria marca, a configuração irá chegar em janeiro de 2025.
Além das alterações visuais, com rodas exclusivas, novo para-choque e barra iluminada de LED na dianteira, a versão GTS traz nova usina inédita ao modelo, composta por um propulsor 1.4 turboflex de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.
Novo VW Taos
Já lançado no mercado norte-americano, o novo VW Taos segue bastante da nova linha visual da VW. Os faróis são mais afilados e agora são interligados por um filete luminoso que atravessa a grade. A entrada de ar de tornou menor e o para-choque maior, atrás as lanternas agora são inteiriças.
Nos Estados Unidos, o novo Taos conta ganhou um motor 1.5 turbo, que não deve ser o mesmo por aqui, graças às novas leis de emissão do Proconve L8 (PL8). No Brasil, pode ser que o SUV faça uso do sistema 1.5 TSI EVO2, capaz de unir um propulsor 1.5 turbo flex a um sistema elétrico, de modo a se ajustar às novas regras.
Inicialmente, sua chegada era prevista para o segundo semestre de 2025, porém graças a paralisação do projeto do novo Taos na Argentina, de onde o modelo chegaria importado, o início da produção deve ser adiada.
VW Tayron
Apresentado no último Salão de Paris, o novo VW Tayron será a nova aposta mundial dos alemães para substituir o VW Tiguan e atingir o público familiar. Esta se trata de uma nova geração do modelo, que surgiu como um produto exclusivo da China.
O modelo, que é vendido em opções de cinco e sete lugares, deve chegar ao Brasil nos próximos anos com fabricação na planta de São Bernardo do Campo (SP), entrando em produção antes de 2028. Suas medidas, em todas as suas versões, são maiores que o Tiguan.
Na parte mecânica, o modelo será construído sobre a plataforma MQB Evo, própria para eletrificação, o que só corrobora a tese de que o SUV poderá ser híbrido por aqui. Espera-se que o Tayron ganhe o conjunto 1.5 Evo2, com motorização híbrida leve que o sistema permite.
VW Nivus e T-Cross híbridos-flex
VW Nivus e VW T-Cross devem ser os escolhidos da Volkswagen para estrear a tecnologia híbrida-flex da marca por aqui. Os dois SUVs podem receber um conjunto híbrido-leve de modo a se enquadrar nas normas de emissão segunda fase do PL8.
Atualmente, o motor 1.0 turbo flex que equipa os dois modelos se enquadra nas leis da primeira fase do programa, que se inicia no ano que vem. Para a segunda etapa, porém, não devem se ajustar às normas mais rígidas da segunda etapa, que entra em vigor em 2027.
Assim, o alternador e motor de partida de Nivus e T-Cross devem ser substituídos por um motor elétrico de baixa capacidade, de modo a reduzir a emissão dos carros. Não há data de lançamento confirmada, mas logicamente deve ocorrer antes de 2027.
VW Tarok
A Volkswagen Tarok será o trunfo da VW para tentar se estabelecer no segmento, cada vez mais popular, das picapes intermediárias, composto por Fiat Toro e Chevrolet Montana, por exemplo. Seu lançamento deve ocorrer entre entre o fim de 2026 e início de 2027, como adiantado pela Mobiato no início do ano.
Quanto ao visual, pode-se esperar um design muito semelhante ao que vemos no T-Cross, visto que ambos serão produzidos na mesma fábrica, em São José dos Pinhais (PR). A dianteira deve ser bem semelhante ao SUV, com grade ampla cortada por barra cromada e farois de LED com assinatura em “L”. O acabamento interno também deve ser compartilhado.
A capacidade de carga, ao menos a esperada, deve ultrapassar os 700 kg, graças à suspensão traseira em eixo rígido que a picape deve trazer. Sob o capô, a Tarok deve vir com o já comentado 1.5 TSI Evo2 ou um propulsor 1.0 turbo flex, presente no T-Cross, de até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.