Segredo: VW Tarok já tem data para chegar (e está longe de ser lançada)

Nova picape terá suspensão igual a de Fiat Toro para aguentar mais carga e chegará depois das rivais
Renan Bandeira
Por
16.04.2024 às 15:45
Nova picape terá suspensão igual a de Fiat Toro para aguentar mais carga e chegará depois das rivais

A Volkswagen Tarok chegará ao mercado para recuperar o tempo perdido entre os modelos compacto-médio com carroceria monobloco. A Renault Oroch foi o primeiro produto dessa categoria, que estourou com a chegada da Fiat Toro em 2016. Dois anos depois, a VW apresentou seu conceito de picape para a categoria, que sairá do papel só agora.

Mas não esperem pela chegada do produto no próximo ano ou 2026. Mobiauto apurou junto a fontes próximas a marca que a Volkswagen Tarok tem peças com SOP – sigla que indica o início de produção - para 2027. Ou seja, caso isso não seja antecipado, a picape levará três anos ainda para ser apresentada.

Você também pode se interessar por:

A chegada em 2027 para a VW Tarok pode complicar a vida da marca alemã no segmento. Atualmente, Oroch, Toro e Montana já competem na categoria, que até terá uma nova geração da Oroch (apresentada até o momento como Niágara), nova geração de Toro, nova picape da Nissan e a picape da Toyota. Ou seja, encontrará um mercado bem mais acirrado.

Vale lembrar que a Tarok será fabricada em São José dos Pinhais (PR), e isso já nos faz prever algumas coisas sobre o produto. Como será produzido na mesma planta onde é fabricado o T-Cross, a novata deve beber bastante dessa fonte, tendo um visual bem parecido com o do SUV compacto, além de compartilhar diversas peças com ele.

Com isso, podemos esperar pelos mesmos faróis, grade, capô e estrutura até a coluna B, do veículo - com adição de para-brisas e vidros dianteiros, além do acabamento interno. A partir da coluna B, o projeto é completamente diferente, já que as portas devem ser um pouco menores por causa da caçamba.

A plataforma será a MQB-A0, mesma de T-Cross, Nivus, Virtus e Polo, mas com alterações para receber um feixe de molas na traseira, por exemplo. A estrutura será parecida com a que a Fiat Strada oferece, e a picape deve ter versões focadas na venda direta com maior capacidade de carga que a VW Saveiro oferece atualmente, quase 700 kg.

Internamente, devemos ter tela digital para cluster de instrumentos e multimídia com conexão de Android Auto e Apple CarPlay sem fio – quem sabe uma segunda geração da VW Play. Carregador por indução, bancos de couro e superfícies macias ao toque são esperadas, pelo menos para as versões de topo.

Quanto ao motor, a picape deve ser movida por um 1.0 turbo flex de até 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque. Ela deve ter opções de câmbio manual de cinco marchas e automático de seis. Em 2027, pode contar com algum nível de eletrificação, mas que será leve, já que a Volkswagen focará a produção de híbridos pleno e plug-in na unidade da Anchieta, São Bernardo do Campo (SP).

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Projeção: Kleber Silva/KDesignAG

Comentários