Avaliação: Audi Q5 TFSIe é híbrido de meio milhão bom de consumo

Audi Q5 TFSIe chega para satisfazer público da marca que quer ter seu primeiro híbrido, mas quer aproveitar para tentar tirar alguns clientes da concorrência.
Camila Torres
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08.11.2022 às 13:49
Audi Q5 TFSIe chega para satisfazer público da marca que quer ter seu primeiro híbrido, mas quer aproveitar para tentar tirar alguns clientes da concorrência.

O Audi Q5 é primeiro carro híbrido plug-in da fabricante alemã no Brasil e chega como um dos modelos mais econômicos da categoria. Importado do México nas carrocerias SUV e Sportback, o modelo oferece duas versões de acabamento. A linha 2022/2023 está disponível a partir de R$ 447.990 para o SUV e a variante Sportback passa do meio milhão na versão topo de linha.

Q5 SUV Performance 2.0 TFSIe 22/23: R$ 447.990

Q5 SUV Perfomance Black 2.0 TFSIe 22/23: R$ 472.990

Q5 Sportback Performance 2.0 TFSIe 22/23: R$ 477.990

Q5 Sportback Perfomance Black 2.0 TFSIe 22/23: R$ 502.990

O Audi Q5 TFSIe chega sem invencionismos e com a típica proposta da marca, que enfatiza que seu grande diferencial não é estético ou de tecnologia embarcada, mas sim voltado à performance e dirigibilidade. Com 367 cv de potência e um consumo mais atraente que de um carro popular, é assim que o Q5 híbrido pretende conquistar seu público. 

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Abaixo contaremos todos os detalhes da nossa experiência com o Audi Q5 SUV Performance Black TFSIe para você decidir se vale a pena levá-lo para casa ou se ainda prefere olhar outras vitrines para escolher seu novo carro híbrido.


Design: quem é quem 

Audi Q5 TFSIe chega para satisfazer público da marca que quer ter seu primeiro híbrido, mas quer aproveitar para tentar tirar alguns clientes da concorrência.

O Audi Q5 segue à risca o visual característico da marca alemã, tanto no seu exterior como no habitáculo. Se você não for muito fã da Audi ou um conhecedor do mundo automotivo, você certamente teria dificuldades em diferenciar o Q5 do Q3 ou Q8, se não fosse pelo tamanho.

Embora, pareçam trigêmeos univitelinos, há vários detalhes que o diferenciam, mesmo que sutilmente. Comparando o Q3 e o Q5, os faróis são o maior diferencial quando falamos do design da dianteira. Já na traseira, as lanternas e o para-choque são os responsáveis por distingui-los. 

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Audi Q5 TFSIe chega para satisfazer público da marca que quer ter seu primeiro híbrido, mas quer aproveitar para tentar tirar alguns clientes da concorrência.

O Q8, apesar de exibir linhas e curvas muito parecidas, tem um visual bem mais arrojado. Com todos os componentes interligados, faróis a grade, a grade ao para-choque, o para-choque aos faróis de neblina. Mesmo assim, não é possível negar a genética. 

O DNA da linha Q, assim como de todas as outras linhas da Audi, são muito bem definidos, deixando claro que a marca é contra invencionismos e busca apenas aprimorar o que o público já aprovou. 

Sobriedade é a palavra que define muito bem o design de quase todos os modelos da Audi, com exceção da linha esportiva. No geral, o Q5 é um carro que chama atenção por suas proporções e visual bem acertado e não por ter uma estética ousada. 

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Audi Q5 TFSIe chega para satisfazer público da marca que quer ter seu primeiro híbrido, mas quer aproveitar para tentar tirar alguns clientes da concorrência.

No habitáculo, o Q5 SUV Performance Black compartilha quase todos os componentes dos seus irmãos, como volante, painel de instrumentos, bancos, console... Comparando novamente com o Q5 e o Q8, a maior diferença é a multimídia, que aqui é flutuante, enquanto nos outros é encaixada no meio do painel. 

Como se pode ver nas imagens, o interior é todo escurecido, variando entre cinza escuro e preto. Sem muitos requintes, o material mais rebuscado no interior do Q5 é o black piano espalhado no painel, console e portas. Nada de LEDs, alcantara, alumínio ou camurça. Os alemães da Audi não gostam muito de brincar de combinar diferentes elementos e preferem oferecer o trivial, mas com excelência. 


Espaço de sobra para quatro

Audi Q5 TFSIe chega para satisfazer público da marca que quer ter seu primeiro híbrido, mas quer aproveitar para tentar tirar alguns clientes da concorrência.

O Audi Q5 SUV e o Sportback têm dimensões muito parecidas, afinal são basicamente o mesmo modelo, o que difere é que o Sportback tem uma caída mais pronunciada no teto devido ao apelo SUV cupê, o que faz com que ele tenha uma leve diferença no comprimento, altura e 10 litros a menos de porta-malas. 

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No geral, o Audi Q5 SUV ou Sportback tem um espaço muito generoso e bem acertado, são basicamente as mesmas medidas do Volvo XC60. Para deixar mais palpável, ele é um pouco maior que o Jeep Compass ou Toyota Corolla Cross.

Mesmo sendo um carro espaçoso, o Q5 não é ideal para cinco passageiros. Pois, o túnel central é alto e largo, o que é bem desconfortável para o passageiro que vai no meio. Já com apenas dois ocupantes na segunda fileira de bancos não há do que reclamar. Os bancos são bem confortáveis, há um bom espaço para as pernas e nem mesmo as pessoas mais altas têm o problema de ficar com a cabeça raspando no teto. 

Audi Q5 TFSIe chega para satisfazer público da marca que quer ter seu primeiro híbrido, mas quer aproveitar para tentar tirar alguns clientes da concorrência.

Os passageiros traseiros também contam com apoio de braço, entradas USB e saídas de ar-condicionado na segunda fileira, o controle de temperatura pode ser feito pelos próprios passageiros traseiros, já que o ar-condicionado é de três zonas. O espaço para as malas varia de 455 a 465 litros, e está de acordo com a categoria. 

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Dimensões Audi Q5 SUV: 4.682 mm de comprimento, 2.819 mm de entre-eixos, 2.140 mm de largura (com espelhos), 1.662 mm de altura, 465 litros de porta-malas e 54 litros de tanque de combustível. Peso em ordem de marcha: 2.185 kg

Dimensões Audi Q5 Sportback: 4.689 mm de comprimento, 2.819 mm de entre-eixos, 2.140 mm de largura, 1.660 mm de altura, 455 litros de porta-malas e 54 litros de tanque de combustível. Peso em ordem de marcha: 2.185 kg


Desempenho

Audi Q5 TFSIe chega para satisfazer público da marca que quer ter seu primeiro híbrido, mas quer aproveitar para tentar tirar alguns clientes da concorrência.

Antes das percepções, vamos aos dados, o Audi Q5 é equipado com um motor 2.0 de 252 cv e 37,7 kgfm de torque, e um motor elétrico de 143 cv e 35,7 kgfm de torque. Juntos entregam 367 cv e 51 kgfm de torque. O que faz um SUV de quase 2.000 kg ir de 0 a 100 km/h em incríveis 5,3 segundos e chegar até 210 km/h, tanto no SUV como no Sportback. 

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Percorremos cerca de 130 km com o Audi Q5 para testar o desempenho do primeiro carro híbrido da marca no Brasil, e tivemos uma boa experiência ao volante. O modelo mostrou muita instantaneidade nas respostas. O que até exige uma direção mais atenta, já que ele ganha velocidade muito rapidamente. Em um piscar de olhos, o velocímetro vai de 80 a 120 km/h. 

E se o Q5 é ágil nas acelerações, também é bem preciso nas frenagens. O conjunto de direção dos modelos da Audi, são uns dos mais acertados entre as marcas premium, passando estabilidade, segurança e conforto para quem dirige.

Audi Q5 TFSIe chega para satisfazer público da marca que quer ter seu primeiro híbrido, mas quer aproveitar para tentar tirar alguns clientes da concorrência.

Isso graças ao casamento harmonioso de todos os componentes mecânicos desde o motor 2.0 TFSI a combustão, que representa a terceira geração do motor EA888 e é casado ao câmbio S tronic 7 velocidades. A suspensão dianteira e traseira é multilink e todas as versões contam com tração quattro. 

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No asfalto, o Q5 fez bonito. Um carro gostoso de dirigir tanto no dia a dia na cidade, quanto para pegar estrada. Mas a Audi quis ir além e nos levou para um pequeno teste off road com o seu lançamento. 

No Haras Tuiuti, fizemos um curto percurso com o Q5 e outros modelos da marca. Por ser um carro mais alto e com bons ângulos de entrada e saída, não tivemos problema de o modelo raspar em obstáculos pelo caminho. A proposta do Q5 está bem distante de um modelo para estrada de terra, mas a Audi quis mostrar que se for preciso encarar uma trilha leve com o modelo, ele dá conta do recado. 

Audi Q5 TFSIe chega para satisfazer público da marca que quer ter seu primeiro híbrido, mas quer aproveitar para tentar tirar alguns clientes da concorrência.

O Q5 cumpriu praticamente todo trajeto com louvor, exceto quando precisamos testar seu torque em um aclive. O terreno já estava bem mexido devido aos outros carros que passaram, e sem pegar impulso o Q5 não conseguiu subir de primeira. Engatamos a ré e voltamos. Pegamos impulso e missão cumprida. 

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Poderia ter sido um erro mais humano que do carro, se não tivesse acontecido com vários outros jornalistas. Uns não pegaram impulso suficiente, outros não foram tão constantes no acelerador. Porém, foi um problema que se repetiu apenas com o Q5. O Q3, Q8 e E-Tron não demonstram nenhuma dificuldade para cumprir a prova.

Então, por que só com o Q5? Nem mesmo a Audi tinha uma resposta pronta. Mas nós acreditamos que seja algo relacionado a motorização híbrida. O Audi Q5 conta com 

quatro modos de condução:

EV/Elétrico: sempre que o veículo é ligado, o modo EV é acionado automaticamente, desde que o motorista não pressiona o pedal do acelerador até o fim. 

Híbrido: o sistema considera diversos dados de direção para sair do modo elétrico e ir para o híbrido.

Hold: neste modo o nível de bateria é mantido e o motor a combustão se torna o protagonista. 

Charge: aqui o sistema tem como prioridade a regeneração de bateria. 

Audi Q5 TFSIe chega para satisfazer público da marca que quer ter seu primeiro híbrido, mas quer aproveitar para tentar tirar alguns clientes da concorrência.

No geral, apesar do pequeno “erro de percurso”, o Audi Q5 mostrou que está melhor do que nunca, oferecendo um ótimo desempenho e poupando muito combustível. Quem já está acostumado com a mecânica da fabricante alemã tem grande probabilidade de gostar do modelo. 

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Dados técnicos: direção eletromecânica; Suspensão Multilink dianteira e traseira; freios a discos ventilados dianteiros e traseiros; pneus 235/55 R19; diâmetro de giro: 82,5 m; vão livre do solo: ND; ângulo de ataque: 20º, ângulo central: ND, ângulo de saída: 21,1°; carga útil, 585 kg. Número de ocupantes: 5
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina, duplo comando variável de válvulas no cabeçote, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: 9,6:1
Potência e torque (motor combustão): motor 2.0 de 252 cv a 5.200 - 6.200 e 37,7 kgfm a 1.900 - 4.500
Potência e torque (motor elétrico): 143 cv e 35,7 kgfm
Potência e torque combinados: 367 cv e 51 kgfm de torque
Peso/potência:
8,67 kg/cv (G/E)
Peso/torque: 57,9 kg/kgfm
Câmbio: S tronic 7 velocidades
Tração: tração integral quattro com tecnologia ultra
0 a 100 km/h: 5,3 segundos
Velocidade máxima: 210 km/h 

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Autonomia

O Audi Q5 é um dos carros híbridos mais econômicos do Brasil, em qualquer uma das variantes, embora o SUV tenha uma pequena vantagem na autonomia. Mas nesse quesito, o Volvo XC60, um dos seus principais rivais leva vantagem, fazendo 26,7 km/litro na cidade e 24,3 km/litro na estrada, mesmo sendo mais potente. 

A diferença de autonomia se explica em partes pela capacidade das baterias, a do Volvo XC60 tem 18,8 kWh. Segundo a fabricante alemã, o modelo é capaz de rodar entre até 62 quilômetros no ciclo WLTP apenas no modo elétrico em uma velocidade de até 135 km/h. 

As baterias de íon-lítio do Q5 são compostas por 104 células prismáticas e possui capacidade de armazenamento de energia de 17,9 kWh com uma tensão de 381 volts são acomodadas embaixo do piso do porta-malas. A garantia das baterias é de 8 anos pela fabricante.[RR1] 

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De qualquer forma, os 22,4 km/litro agradam até os consumidores mais econômicos. Afinal, nem mesmo o Chevrolet Onix Plus LT 1.0, carro mais econômico do Brasil sem eletrificação, tem números tão invejáveis. Segundo o Inmetro, o hatch faz 13,8 km/litro na cidade e 17,6 km/litro na estrada com gasolina. 

As baterias podem ser recarregadas tanto em carregadores públicos, como em Wallbox ou até mesmo em uma tomada doméstica. Como qualquer carro híbrido ou elétrico, também é possível recuperar energia através das desacelerações e frenagens: desacelerações leves de até 0,1 g podem gerar uma potência de até 25 kW, já frenagem de 0,2 g podem recuperar 80 kW de energia. 

Consumo Audi Q5 SUV: 22,4 km/litro na cidade, 21,6 km/litro na estrada e 22 km/litro ciclo combinado

Consumo Audi Q5 Sportback: 21,9 km/litro na cidade, 21,5 km/litro na estrada e 21,7 km/litro ciclo combinado

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Principais itens de série Audi Q5 TFSIe

Audi Q5 TFSIe chega para satisfazer público da marca que quer ter seu primeiro híbrido, mas quer aproveitar para tentar tirar alguns clientes da concorrência.

· Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, rebatíveis, aquecíveis, anti ofuscante e com função memória

· Espelho retrovisor interno com função antiofuscante automático

· Ar-condicionado automático de 3 zonas

· Sistema de alarme antifurto

· Porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free

· Chave presencial 

· Cobertura do porta-malas

· 2 portas USB para carregamento de dispositivos para os passageiros do banco traseiro

· Audi virtual cockpit

· MMI Navegação plus com MMI touch

· Audi sound system

· Sistema de som Bang & Olufsen com som 3D para os bancos dianteiros

· Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro

· Audi pre sense traseiro

· Freio de estacionamento eletromecânico com função Auto Hold

· ACC - Controle de cruzeiro adaptativo

· Head-up Display

· Assistente de mudança de faixa com exit warning e assistente de tráfego traseiro

· Sistema Start-Stop com regeneração de energia

· Aviso de saída de faixa

· Câmera de ré

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Audi Q5 TFSIe, vale a pena?

Audi Q5 TFSIe chega para satisfazer público da marca que quer ter seu primeiro híbrido, mas quer aproveitar para tentar tirar alguns clientes da concorrência.

A Audi tem um publico fidelizado muito forte. São clientes que trocam um Audi por outro Audi e não abrem mão. Com a enchorrada de carros híbridos no Brasil, a marca alemã era uma das poucas que ainda não tinha um representante. O Q5 TFSIe chega para satisfazer os clientes da marca que querem ter sua primeira experiência com um carro híbrido.

Claro que o Q5 TFSIe também é mais uma opção de híbrido no mercado geral. Porém, a briga lá fora é de gente grande, tendo que encarar, por exemplo, o Volvo XC60, que tem uma proposta interessantíssima e o título de híbrido plug-in mais vendido do Brasil em 2021.

No geral, o Audi Q5 TFSIe agrada em todos os quesitos, desde design a espaço, de desempenho a autonomia. O valor é salgado, batendo na porta do meio milhão na versão topo de linha. Se a dúvida é se tem público, entre agosto e setembro o modelo teve 258 unidades emplacadas das 297 unidades destinadas ao primeiro lote. 

Imagens: Camila Torres

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