Peugeot e-2008 tem o dobro do estilo (e do preço) de um 2008 nacional

Modelo francês é o SUV elétrico mais barato do Brasil e se vale do preço contra hatches
Renan Rodrigues
Por
08.11.2022 às 20:30
Modelo francês é o SUV elétrico mais barato do Brasil e se vale do preço contra hatches

A Peugeot está comemorando 30 anos de Brasil e trouxe de presente o e-2008, versão elétrica da nova geração do SUV compacto. O modelo será vendido em versão única com 345 km de autonomia e preço sugerido de R$ 259.990. 

Dessa maneira, a Peugeot viverá uma situação curiosa, mas não incomum. A marca terá duas gerações do 2008 convivendo no Brasil, mas com distância enorme em visual, tecnologias e, claro, propulsão. 

Anuncie seu carro na Mobiauto  

Modelo francês é o SUV elétrico mais barato do Brasil e se vale do preço contra hatches

Estiloso

Começando pelo design, o novo 2008 assumiu uma identidade mais próxima do que se espera de um SUV. O corpo é mais musculoso, com mais vincos e mais próximo da linguagem visual de outros modelos da marca, como 208 e 3008. 

Modelo francês é o SUV elétrico mais barato do Brasil e se vale do preço contra hatches

A dianteira tem uma grande grade com detalhes na cor da carroceria, dando uma ideia de degrade. Os faróis são de LED e contam com a assinatura da Peugeot, as três barras na parte interna, imitando garras de um leão, e o dente de sabre no canto do para-choque, fazendo a função de luz diurna de rodagem. 

Na traseira, as lanternas são interligadas por uma barra e possuem o desenho interno fazendo referência ao leão, que é símbolo da marca. O interior é como dos demais Peugeot, com direito a volante menor, cluster digital com tecnologia 3D, central de 10 polegadas e botões imitando comando de avião no console.

Modelo francês é o SUV elétrico mais barato do Brasil e se vale do preço contra hatches

Uma parte irritante desses botões é o comando do ar-condicionado, uma vez que é necessário acionar um botão no painel e realizar a operação desejada na tela da central multimídia. Outra incoerência é o carregador por indução para o celular, que fica em uma gaveta no painel, mas que não pode ficar fechada, uma vez que a central não tem conexão sem fio para celulares. 

Carrega em 30 minutos ou em um dia 

Modelo francês é o SUV elétrico mais barato do Brasil e se vale do preço contra hatches

O e-2008 é equipado com baterias de 50 kWh que garantem 345 km de autonomia com uma carga completa segundo o ciclo WLTP. O conjunto possui plug Tipo 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente contínua (CC).

Dessa maneira, a recarga pode acontecer em 30 minutos em estações de 100 kW ou em 24h56 na tomada doméstica convencional. Se tiver um wallbox em casa, o tempo de recarga cai para 6h02, enquanto em estações de recarga com potência de 50 kW são necessários 53 minutos. As baterias possuem garantia de oito anos ou 160 mil km. 

Modelo francês é o SUV elétrico mais barato do Brasil e se vale do preço contra hatches

O motor elétrico garante 136 cv e 25,5 kgfm de torque e aceleração em 9,9 segundos. O desempenho é bom e similar a SUVs compactos com motores turbo. Curiosamente, ao contrário do que se espera de um elétrico, a entrega do torque não causa aquela pancada nas costas, entregando uma aceleração mais linear e convencional. 

Dessa maneira, o Peugeot e-2008 dá mais um passo na aproximação do comportamento entre carros elétricos e modelos com motor térmico. 

Acabamento, espaço e itens de série 

Modelo francês é o SUV elétrico mais barato do Brasil e se vale do preço contra hatches

O acabamento é uma boa notícia para os fãs da Peugeot. Apesar de não contar com alcantara, como o e-208, o e-2008 tem bancos em couro e painel macio ao toque. É bem verdade que esse capricho poderia ser levado ao banco traseiro. 

A segunda geração do Peugeot 2008 é consideravelmente maior. São 4.300 mm de comprimento contra 4.159 da geração atual. O entre-eixos também cresceu, saindo de 2.542 mm para 2.605 mm. 

Modelo francês é o SUV elétrico mais barato do Brasil e se vale do preço contra hatches

Essas medidas garantem mais espaço aos ocupantes, mas não chega a ser destaque do modelo elétrico. O túnel central é elevado e ainda há invasão do apoio central do banco dianteiro, onde estão duas portas USB. De qualquer maneira, apesar do teto solar, quatro pessoas viajam confortavelmente. 

Por falar no teto solar, o Peugeot e-2008 é bem equipado. O grande destaque é o pacote ADAS de auxílio ao condutor, que tem alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de farol alto, reconhecimento de placas de velocidade, alerta de fadiga do motorista, alerta e correção de permanência em faixa, alerta de ponto cego e piloto automático adaptativo (ACC). 

Modelo francês é o SUV elétrico mais barato do Brasil e se vale do preço contra hatches

Confira a lista de equipamentos do Peugeot e-2008:

- Faróis Full LED
- Luzes diurnas em LED
- Lanternas em LED
- Luzes de neblina traseira
- Rodas de liga-leve de 18 polegadas
- Cluster de instrumentos digital e 3D
- Luzes ambientes personalizáveis
- 6 airbags
- Retrovisor externo com desembaçador (por temperatura)
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Sistema de fixação e ancoragem ISOFIX
- Electric Parking Brake - Freio de mão com acionamento elétrico
- Kit de reparação dos pneus
- Alerta de colisão
- Frenagem de emergência automática
- Assistência de farol alto
- Reconhecimento de placas de velocidade
- Alerta de atenção e fadiga ao motorista
- Alerta e correção de permanência em faixa
- Piloto automático inteligente (ACC)
- Sistema ativo de ponto cego
- Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)
- Acionamento automático do limpador de para-brisas (sensor de chuva)
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Visiopark 180º - com câmera de ré
- Ar condicionado digital com função automática
- Direção elétrica com assistência variável

Vale o preço? 

Modelo francês é o SUV elétrico mais barato do Brasil e se vale do preço contra hatches

Pode parecer loucura, mas a Peugeot acredita que o posicionamento do e-2008 é muito agressivo. E, olhando exclusivamente o mercado de modelos elétricos, a marca francesa está certa. 

Como efeito comparativo, até pouco tempo, a Peugeot vendia o e-208, seu hatch elétrico, por R$ 264.675. Os rivais Chevrolet Bolt e Nissan Leaf são mais caros que o SUV francês. Os modelos mais baratos são menores ou menos equipados, como os Renault Zoe e Kwid. 

Dessa maneira, quem deseja ter um carro elétrico, poderá olhar com bons olhos para o Peugeot e-2008. 

 Você pode se interessar por:

Novo Peugeot 408 é bonitão, maior que o Compass e faz quase 80 km/l
Avaliação: Peugeot 208 com motor Fiat é o melhor 1.0 do Brasil
Avaliação: Peugeot 2008 2023, o SUV turbo de melhor custo-benefício  

Comentários