Veja as motos trail mais vendidas do Brasil

Versáteis e muitas vezes usando a mecânica já conhecida de suas irmãs urbanas, as motos para todo-o-terreno são preferidas por uma série de fatores, entenda.
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21.12.2023 às 09:25
Versáteis e muitas vezes usando a mecânica já conhecida de suas irmãs urbanas, as motos para todo-o-terreno são preferidas por uma série de fatores, entenda.

As motos on-off ou trail nasceram com o propósito de serem versáteis e capazes de lidar com uma variedade de terrenos. No Brasil, os modelos foram bem aceitos pelas condições dos nossos pisos e estradas, bem como pela condição de tráfego dos grandes centros.

De acordo com o levantamento da 26ª edição da Pesquisa CNT (Confederação Nacional do Transporte), em que analisa 111.502 quilômetros das estradas brasileiras, 67,5% da malha rodoviária pavimentada apresenta algum tipo de problema, sendo considerada regular, ruim ou péssima. Com relação ao pavimento: 56,8% da apresenta falhas, 43,2% está em condição satisfatória; 0,6% está com o pavimento totalmente destruído.

A primeira moto trail, ou seja, projetada para encarar qualquer tipo de terreno, foi a Yamaha TT 125, lançada em 1979. Ela usava motor de dois tempos, refrigerado a ar, de 12 cv e 1,3 kgfm. Outros destaques eram o design robusto e simples, a suspensões de longo curso, pneus de cravo, freios a tambor e tanque de plástico.

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A TT foi a abre-alas de outras que também fizeram sucesso no Brasil, como a Yamaha DT 180, a Honda XL 250 e a Agrale Elefant.

O segmento manteve as características da época de criação com design simplificado, pneus de perfil misto ou off-road, suspensão (algumas com ajustes) e chassi reforçados, assim como a maneabilidade favorável por conta do baixo peso e das rodas de maior dimensão.

A altura elevada do assento se comparada com a de outras categorias também é uma característica marcante. O estilo proporciona aos pilotos uma visão melhor do tráfego nos centros urbanos, olhando acima da altura dos retrovisores, e da condição da trilha.

Como a base do motor é a mesma dos modelos streets, as on-off apresentam manutenção simples e de fácil conhecimento. Outra vantagem é que apesar de serem adaptadas para o off-road, muitas motos on-off são projetadas para oferecer conforto ao piloto em viagens mais longas, tornando-as também adequadas para aventuras de touring. Ou seja, são verdadeiras todo-o-terreno.

No acumulado de 2023, a categoria emplacou mais de 276 mil unidades. A liderança é da Honda NXR 160, com quase 50% do volume. Yamaha XTZ 250 ocupa a segunda posição e a Honda XRE 190.

Veja as mais vendidas e as principais características de cada uma:

Honda NXR160

A Honda NXR160 é a moto mais vendida da categoria. Registrou mais de 137 mil unidades emplacadas em um ano. Participação de 49,55%. O motor de 162,7 cm³ oferece 14,7 cv e 1,6 kgfm.

Yamaha XTZ 250.

Com 14,31% de fatia do segmento com cerca de 40 mil unidades comercializadas em 2023.  A Yamaha XTZ 250 Conta com duas versões: a Lander e a Ténéré. Ambas com motor de 249 cm³, quatro tempos, que gera 21 cv e 2,1 kgfm. A diferença entre as versões é que a Lander tem um design mais robusto e simples, enquanto a Ténéré tem um design mais aventureiro e sofisticado.

3º Honda XRE 190

Honda XRE 190 é a terceira motocicleta mais vendida. São mais de 31 mil motos em 2023. Cerca de 12% da quantidade total do volume comercializado dentro do segmento. Disponível em duas versões, ABS e ABS Adventure, a motocicleta tem um motor de 190 cm³ de 16,4 cv e 1,66 kgfm.

Yamaha Crosser 150

Na quarta colocação temos a Yamaha Crosser 150 com um pouco mais de 11% do segmento de on-off, algo em torno de 31 mil unidades. Assim como a XTZ, a Crosser tem as versões Lander e a Ténéré. Ambas têm um motor de 149 cm³, que gera 12,2 cv e 1,6 kgfm de torque.

HONDA XRE 300

A HONDA XRE 300 aparaece na quinta posição entre as mais vendidas da categoria, tendo15 mil unidades emplacadas em 2023, repersentando cerca de 6% de participação. O motor injetado de 300 cm³ com injeção eletrônica oferece 25,6 cv a 7.500 rpm com etanol e 25,4 cv com gasolina. O torque é de até 2,80 kgfm a 6.000 rpm.

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