Como dirigir carro automático? Aprenda de forma simples [Passo a passo]

O primeiro passo para dirigir um carro automático é saber o significado e função de cada letra da alavanca de câmbio.

Imagem de Camila Torres

Camila Torres

Jornalista Automotiva

30 de Abril de 2020 às 21:15

·

Atualizado há 2 meses

Como dirigir carro automático? Aprenda de forma simples [Passo a passo]

Imagem de Camila Torres

Camila Torres

Jornalista Automotiva

30 de Abril de 2020 às 21:15

·

Atualizado há 2 meses

A procura e adesão de carro vem automático tem aumentado exponencialmente e com isso o número de pessoas perguntando ‘como dirigir carro automático?’ também cresce. E a resposta é simples, basta saber o que os diferenciam e conhecer o câmbio automático. Para isso, contamos nessa matéria o que cada letra do câmbio automático significa, ensinamos um passo a passo simples para dirigir um veículo automático e tiramos as principais dúvidas. 

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

Qual o significado e função de cada letra do câmbio automático? 

Para começar, há várias diferenças de como operar um câmbio manual e automático, a começar pela ausência do pedal de embreagem no segundo. O câmbio também muda, o automático perde os números para ganhar letras, veja o significado e função de cada uma delas. 

Leia também: 5 SUVs automáticos de 30 mil

P – Parado: o ‘P’ nesse caso, vem do inglês, da palavra ‘parking’, que significa estacionar, mas para ficar mais fácil a memorização lembre que essa posição é usada quando o carro está parado. Ao estacionar, coloque o câmbio no ‘P’, assim o carro será impedido de se movimentar por causa do câmbio e logo em seguida não esqueça de puxar o freio de mão. É importante saber que o carro precisa estar completamente parado para colocar na posição ‘P’, para assim evitar trancos na caixa de câmbio. 

N – Neutro:  nessa posição, o câmbio automático fica sem marcha engatada, assim como nos carros com transmissão manual. A diferença é que no carro automático ela raramente é usada. O neutro ou ponto morto foi criada basicamente para uma emergência, como por exemplo precisar rebocar ou movimentar o carro com motor desligado. É importante ressaltar, que de forma alguma deve-se colocar na posição ‘N’, em uma descida (famosa banguela), isso danifica os freios e não ajuda a economizar combustível, é um mito.

Leia também: 8 Carros automáticos de até 70 mil: hatch, sedan e crossover

R – Ré: quando for necessário dar ré no carro, é na posição ‘R’, que você deve colocar a manopla do câmbio. No carro automático a ré só deve ser engatada com o carro completamente parado. Acionar a ré no carro automático com ele em movimento gera um tranco muito forte no câmbio e se for feito repetidas vezes, provavelmente terá que visitar o mecânico muito antes do que imagina. 

D – Dirigir: a posição Driver, ou dirigir em tradução direta é a mais utilizada. É através dela que o câmbio automático faz as trocas de marcha de acordo a velocidade do veículo.  Como não há embreagem no carro automático, é só ir controlando a velocidade através do pedal do acelerador. Quando quiser reduzir um pouco a velocidade é só aliviar o pé no acelerador ou usar o freio se precisar diminuir a velocidade mais rapidamente.

L – Low:  alguns câmbios automáticos contam também com a posição ‘L’ de Low, que em tradução direta significa baixa, ao selecioná-lo uma marcha mais forte é selecionada. Essa posição cumpre a função de freio motor e deve ser usada em descida para auxiliar os freios a segurarem o carro, além de ajudar a reduzir desgaste dos freios, discos e pastilhas.  

Leia também: 5 SUVs automáticos usados de até 50 mil

Passo a passo simples de como dirigir carro automático 

Agora que você sabe o significado de cada letra no câmbio automático, o passo a passo para dirigir um carro automático parecerá ainda mais simples. 

1. Básico: Para não pecar por negligência, vamos as regras básicas que vale para qualquer carro. Ajuste os retrovisores para que você tem uma boa visão ao redor, coloque o cinto de segurança, pise no pedal do freio e ligue o carro. 

2. Básico 2 - Freio: No carro automático você pode usar os dois pés para dirigir, mas no começo é aconselhável usar apenas o direito para ficar livre de confusões. Fazer isso pode evitar graves acidentes, pois em uma falha momentânea em que o motorista esquecer que está dirigindo um carro automático pisar no freio de repente com a mesma intensidade que se pisa na embreagem e ao mesmo tempo que está acelerando o carro, pode gerar uma freada brusca, uma batida na traseira e uma cabeçada no retrovisor. 

Dica: para lembrar de não usar o pé esquerdo, é deixar a perna esquerda dobrada, de forma que a panturrilha encoste no banco. Assim, você terá mais tempo para perceber se está levando o pé esquerdo ao freio e interromper o movimento a tempo.

3. Colocar o carro para rodar: depois de cumprir os itens básicos de segurança, pisar no freio e deixar a perna esquerda posicionada como indicado acima e ligar o carro. É hora de levar a manopla do câmbio da posição ‘P’, para ‘D’ para ir para frente ou ‘R’, se for necessário dar ré, logo em seguida é necessário soltar o freio de mão. O resto é ainda mais simples, basta ir soltando o freio que o carro começará a rodar, vá pressionando gradualmente o acelerador até chegar à velocidade desejada. 

4. Parando o carro: basta frear e colocar a alavanca de câmbio na posição ‘P’, quando precisar parar em um farol. Para sair novamente, saia da posição ‘P’ para ‘D’, solte o freio e vá acelerando para acompanhar o tráfego. Vai estacionar? Freie com o pedal, coloque no ‘P’, puxe o freio de mão e desligue o carro. 

Leia também: Qual câmbio é o melhor para você: manual, automático ou automatizado?

Principais dúvidas de como dirigir carro automático

Como estacionar o carro automático em uma descida/subida? Os processos com o carro automático são bem simples. Para estacionar em um aclive/declive basta parar o carro com o pedal de freio e já puxar o freio de estacionamento (freio de mão). Depois coloque a alavanca de câmbio na posição ‘P’ e desligue o carro.

 Como sair com o carro automático em uma subida? Faça o mesmo processo acima, pise no freio, ligue o carro, coloque o câmbio na posição ‘D’, solte o freio de mão, a diferença é que com o carro em uma descida, você precisa tirar o pé do freio e rapidamente pisar no acelerador com um pouco mais de firmeza para o carro conseguir sair sem voltar. 

Leia também: Veja 6 SUVs novos de até 70 mil

Como sair com o carro automático em uma descida? Essa talvez seja a forma de sair mais simples. Faça o processinho padrão de pisar no freio e ligar o carro. Coloque o câmbio na posição ‘D’ e solte o freio de mão, depois é só ir aliviando o pé no freio que o carro começará a andar. Lembrando que sempre se deve manter o freio pressionado em uma descida. 

Carro automático acelera sozinho? Não, isso não acontece. Algumas pessoas que nunca dirigiram carro automático ficam preocupadas em o carro “acelerar sozinho”. Carro com câmbio automático, assim como com transmissão manual, precisa que você pise na pedaleira do acelerador para ganhar velocidade. É o seu pé que vai controlar o quanto o carro acelera. Se quiser perder um pouco de velocidade é só aliviar o pé no acelerador e usar o freio se precisar fazer isso mais rapidamente. Como se pode ver, no geral, conduzir um carro automático é mais simples do que parece, depois que aprende é só desfrutar do conforto.

Talvez você também se interesse:

Qual câmbio é o melhor para você: manual, automático ou automatizado?
5 SUVs automáticos de 30 mil
5 SUVs automáticos usados de até 50 mil
8 Carros automáticos de até 70 mil: hatch, sedan e crossover

Comentários

Outras notícias

Notícias de Segurança que possam te interessar

Segurança

Comprar carro pela internet é seguro?

Compras feitas pela internet no Brasil geraram 75,1 bilhões de reais em 2019, setor automotivo teve participação de 2,8% do faturamento.

Segurança

Como se proteger do coronavírus no carro? 4 dicas para motoristas de Uber

Infectologista do Sírio Libanês orienta motoristas de Uber e 99 a passarem álcool por todo o carro a cada quatro horas.

Segurança

Placa Mercosul: quando entra em vigor, quem precisa trocar e preço

Veja em quais casos a placa padrão Mercosul é obrigatória e qual o seu custo.

Segurança

Controle de estabilidade será item de série obrigatório

Contran determina que fabricantes acrescentem controle de estabilidade em todos os carros vendidos no Brasil.

Outras notícias

Notícias de Segurança que possam te interessar

Segurança

Comprar carro pela internet é seguro?

Compras feitas pela internet no Brasil geraram 75,1 bilhões de reais em 2019, setor automotivo teve participação de 2,8% do faturamento.

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Notícias

Carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020 por categoria

Veja os carros mais vendidos de cada categoria no primeiro semestre de 2020. Fiat Strada passa Jeep Renegade no ranking.

Notícias

Cinco dos dez carros mais vendidos em junho no Brasil são SUVs

Estão entre os carros mais vendidos de junho: VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e os irmãos Jeep Compass e Renegade

Game

Lucas Torres não cumpre promessa de esmagar o time do Zeca Chaves

Zeca Chaves ganha de Carro Chefe, mas ambos continuam na disputa pelo carro 0km.

Comparativo

10 Crossovers e SUVs mais econômicos do Brasil

Qual o SUV/crossover mais econômico do Brasil? Chevrolet Tracker, Volkswagen Nivus, Nissan Kicks e Suzuki Vitara estão entre os mais econômicos.

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Notícias

Carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020 por categoria

Veja os carros mais vendidos de cada categoria no primeiro semestre de 2020. Fiat Strada passa Jeep Renegade no ranking.