Toyota Yaris hatch e sedan: os principais problemas, segundo os donos

Apesar da reputação mecânica da marca japonesa, linha compacta apresenta alguns defeitos crônicos
JC
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06.04.2022 às 09:07 • Atualizado em 12.04.2023
Apesar da reputação mecânica da marca japonesa, linha compacta apresenta alguns defeitos crônicos

Por Fernando Miragaya

O Toyota Yaris e seu irmão Yaris Sedan surgiram em 2018 para formar uma espécie de “melhor dos dois mundos” na gama da Toyota no Brasil. Posicionado entre o Etios e o Corolla, a família de compactos se valeu da base do irmão de entrada com um “quê” de conforto do irmão mais requintado. 

A linha 2023 acaba de chegar, remodelada, porém mantendo toda a mecânica anterior. Por isso mesmo, é o tema da vez da série “principais Problemas, segundo os donos”.

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Um Etios melhorado

Apesar da reputação mecânica da marca japonesa, linha compacta apresenta alguns defeitos crônicos.

Algumas das virtudes do Yaris realmente são notáveis. Hatch e sedan chegaram com os mesmos motores 1.3 e 1.5 do Etios - desses, só o 1.5 sobreviveu na reestilização -, tímidos no desempenho, mas com fama de duráveis e eficientes.

Ao mesmo tempo, oferecia nível de equipamentos e acabamento superior e herdou do Corolla o então câmbio CVT com sete marchas virtuais, uma das melhores transmissões continuamente variáveis do mercado.

Vamos combinar que o acabamento melhor que o do Etios era obrigação, mas mesmo no compacto mais caro este quesito nunca esteve entre suas principais qualidades. Não surpreende que um dos problemas do Toyota Yaris, segundo os donos, diga respeito à qualidade dos materiais usados no volante.

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Apesar da reputação mecânica da marca japonesa, linha compacta apresenta alguns defeitos crônicos.

A linha 2023, lançada em janeiro, tentou melhorar no nível de equipamentos, com sete airbags e controle de estabilidade e tração para todas as versões, além a itens de auxílio à condução e nova central multimídia. Curiosamente, é justamente o sistema de infoentretenimento o campeão de queixas em relação ao Yaris até o ano-modelo 2022.

Ainda na reestilização de meia-vida, o motor 1.3 saiu de cena e o 1.5 foi recalibrado para atender às novas normas do Proconve. Tal propulsor é outro alvo de queixas como a de carbonização do conjunto.

Apesar da reputação mecânica da marca japonesa, linha compacta apresenta alguns defeitos crônicos.

Nesta renovação, a montadora aumentou o prazo de garantia do Yaris de três para cinco anos, o que vale para as seis versões do carro - três para o hatch e três para o sedan. Os preços. Além do motor 1.5, só sobrou na gama, também, a caixa CVT, o que significa que não há mais versões manuais.

Confira agora os principais problemas do Toyota Yaris, segundo os donos. As queixas foram coletadas em fóruns de donos do modelo nas redes sociais e em registros no site do Reclame Aqui. Conforme a ocorrência, há um nível maior de respostas por parte da marca, mas muitas ainda não foram respondidas.

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Central Multimídia

Apesar da reputação mecânica da marca japonesa, linha compacta apresenta alguns defeitos crônicos.

O site do Reclame Aqui tem uma verdadeira avalanche de queixas em relação ao sistema multimídia do Yaris, em especial de unidades 2019 e 2020. A maioria diz respeito a dificuldades na atualização da central. 

Consequentemente, também há relatos de aplicativos que não funcionam (como o Waze) e de não projeção do smartphone através dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. A maioria não foi respondida.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5, Caso 6 e Caso 7

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Volante descascando

Outro campeão de problemas do Toyota Yaris, segundo os donos. Modelos com menos de três anos de uso apresentam volante desgastado e mesmo com o aro descascando. 

As queixas se estendem ao fato de as concessionárias cobrarem para resolver o problema, alegando que a garantia não o cobre. Algumas ocorrências foram respondidas pela marca.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5 e Caso 6

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Capa de proteção do motor

Apesar da reputação mecânica da marca japonesa, linha compacta apresenta alguns defeitos crônicos.

O revestimento de cobertura do motor também é causa de dor de cabeça para muitos donos de Yaris. Existem relatos de quebra da peça em modelos com menos de 30.000 km rodados ou com até dois anos de uso. 

Há um caso em que o carro foi comprado 0 km e o cliente constatou que o veículo veio sem a capa… A maioria não foi respondida.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4

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Alternador

Desgastes prematuros de componentes ligados ao alternador e problemas no próprio componente também não são raros na linha Yaris. Isso acabou por gerar uma série de queixas quanto à parte elétrica. 

Há reclamações de que o carro para de funcionar do nada. Em uma delas, o proprietário relata que o volante travou no meio de uma curva devido à pane. A maioria das queixas no Reclame Aqui segue sem resposta.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4

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Carbonização do motor

Falhas no funcionamento do motor são outro tema de apontamento por parte dos donos do Toyota Yaris. O diagnóstico, em geral, é de carbonização do motor. 

De acordo com os clientes, concessionárias alegam que a culpa é do uso de combustível adulterado, mas os clientes rebatem as alegações das lojas. Alguns casos foram respondidos e outros estão em réplica ou análise.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4

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