Toyota Yaris Cross: segredos do motor 1.5 híbrido flex que fará 20 km/l

Modelo já é realidade no mercado asiático, e chegará ao Brasil com motorização inédita para nosso mercado e bem eficiente
LF
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26.06.2023 às 08:00
Modelo já é realidade no mercado asiático, e chegará ao Brasil com motorização inédita para nosso mercado e bem eficiente

O Toyota Yaris Cross chegará ao Brasil nos próximos anos e pretende mexer com o segmento de entrada dos SUVs. O modelo terá fabricação nacional, nas instalações de Sorocaba (SP), e para a sua produção a marca japonesa fez um aporte de R$ 1,7 bilhão - como a Mobiauto já contou nesse outro artigo.

Em alguns países do oriente, o Yaris Cross já foi revelado e é justamente o visual apresentado na Indonésia que será usado na versão brasileira do SUV. Tanto que a marca já roda com protótipos em nosso país e, mesmo sobre forte camuflagem, a unidade não escondeu esse design.

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Nesses países, o modelo utiliza um motor 1.5 aspirado desenvolvido pela Daihatsu, subsidiaria de baixo custo da Toyota. O propulsor é uma evolução do 1.5 presente nos Toyota Yaris Hatch e Sedan do mercado brasileiro, tem quatro cilindros, 16 válvulas, bloco e cabeçote de alumínio, e transmissão por corrente e é aspirado naturalmente.

Lançado em 2015, esse motor vem sendo adaptado pela Daihatsu para todos os produtos compactos da plataforma DNGA, uma simplificação da base TNGA dos irmãos Corolla e Corolla Cross. Suas válvulas de admissão e escape sempre contam com o sistema Dual VVT-i de variação dos tempos de admissão e escape. Já a taxa de compressão é de 10,5:1 quando adaptada a ciclos mais eficientes de consumo.

Devido ao ciclo Atkinson, a potência é de apenas 91 cv e o torque, de 12,3 kgfm. Mas ele contará com um motor elétrico de 80 cv – curiosamente, 5 cv mais potente do que o motor elétrico dos irmãos Corolla – e 14,4 kgfm. A potência combinada com gasolina é de 111 cv e o torque combinado, como de praxe na Toyota, não é divulgado. Com etanol, a expectativa é que o número suba para 113 cv.

O câmbio é o mesmo de Corolla e Corolla Cross híbridos, do tipo transeixo, assim como a PCU (unidade de controle de potência), ambos explicados detalhadamente neste outro artigo. As baterias têm capacidade menor, de apenas 0,7 kWh, praticamente a metade do 1,3 kWh oferecido pelo conjunto dos primos maiores, porém, são de íons de lítio.

E esse será o conjunto responsável para cumprir a meta da fabricante japonesa, que é de passar dos 20 km/l na cidade utilizando gasolina.

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Motor 1.5 flex convencional

A Toyota deve aproveitar a produção nacional do produto ainda para equipar suas versões de entrada com motor 1.5 apenas flex. Com adoção de ciclo Otto, a potência sobe para 106 cv com gasolina (a 6.200 rpm) e o torque, para 14,3 kgfm. Quando alimentado com etanol, deve chegar a 111 cv e 15 kgfm.

Toyota Yaris Cross – o que já sabemos

No interior do veículo, teremos central de multimidia flutuante, acabamento rebuscado, banco do motorista com ajuste elétrico na versão de topo e até freio de estacionamento eletrônico. Em tecnologia, o veículo deverá contar com o conhecido Toyota Safety Sense, já presente em Corolla e Corolla Cross, e que entrega assistências de segurança e condução, como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, entre outros.

As dimensões são 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,62 m de altura. Números próximos aos de VolkswagenT-Cross, Hyundai Creta, Jeep Renegade, entre outros SUVs compactos.

A faixa de preço ficará entre R$ 130 e R$ 160 mil. Assim, o Yaris Cross roubaria o título de SUV híbrido mais barato do mercado do Kia Stonic. Gostou e quer saber mais? Confira tudo sobre o novo Yaris Cross no quadro O Que Vem pra Pista:

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