Toyota Hilux vira caminhão trucado para apagar incêndio de carros elétricos

Picape economiza água ao utilizar jato de alta pressão para cortar e resfriar o módulo de baterias
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03.05.2023 às 17:30 • Atualizado em 29.05.2024
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Picape economiza água ao utilizar jato de alta pressão para cortar e resfriar o módulo de baterias

Os veículos eletrificados exigem um cuidado especial em caso de incêndios provocados por acidentes ou combustão espontânea, como relatado em alguns países. Apesar de serem menos propensos a pegar fogo que os carros com motor a combustão interna, os elétricos dão mais trabalho aos bombeiros na hora de extinguir as chamas. 

Durante a recarga das baterias é o momento de maior probabilidade de incêndio. Investigações realizadas no exterior tentam evitar que um curto-circuito em uma das células da bateria resulte em vazamento térmico para as outras células e, consequentemente, resulte em incêndio.

Picape economiza água ao utilizar jato de alta pressão para cortar e resfriar o módulo de baterias

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Para apagar as chamas de um veículo elétrico pode ser necessário utilizar cerca de 30 mil litros de água. Ou então deixar o carro queimar durante horas até as chamas se apagarem sozinhas. 

Pensando nisso, a empresa britânica ProSpeed Motorsport, liderada pelo ex-piloto de rali Olly Marshall, apresentou uma solução baseada em uma picape movida a diesel. A ProSpeed utilizou um projeto desenvolvido em 2020 no qual a Toyota Hilux é modificada para receber uma série de equipamentos para atender desde o transporte de cargas até o uso militar. 

Picape economiza água ao utilizar jato de alta pressão para cortar e resfriar o módulo de baterias

Neste caso, a picape teve o chassi alongado e reforçado para suportar até três toneladas de carga máxima. Tanto que para aguentar todo esse peso, a Hilux é equipada com um terceiro eixo, totalizando seis rodas. 

No lugar da carroceria, a empresa instalou um sistema anti-chamas semelhante ao de caminhões de bombeiro, projetado especificamente para combater incêndios em veículos elétricos. 

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Denominado Coldcut Cobra, o equipamento utiliza um abrasivo suspenso em água capaz de cortar a carroceria do veículo com um jato de 300 bar de pressão, agindo diretamente no módulo da bateria em caso de fuga térmica. O efeito resfria a bateria no interior do módulo e evita a propagação do incêndio. 

Picape economiza água ao utilizar jato de alta pressão para cortar e resfriar o módulo de baterias

Testes da Agência Sueca de Contingência Civil mostraram que o Coldcut Cobra foi capaz de inibir a propagação das chamas em 10 minutos utilizando apenas 240 litros de água (cerca de 20% do tanque de 1.200 litros do implemento da Hilux modificada). 

Além do sistema Coldcut Cobra, a picape conta com suspensões elevadas e pneus todo-terreno para enfrentar lugares não pavimentados. 

A ProSpeed não diz qual a motorização utilizada na Toyota Hilux modificada. No Reino Unido a picape é vendida com um motor 2.4 turbodiesel de 150 cv de potência ou o 2.8 turbodiesel de 204 cv idêntico ao do modelo comercializado no Brasil.

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Jornalista Automotivo

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