Novo Honda Civic Type R perdeu equipamentos para bater recorde de velocidade

Hatch esportivo é o carro de tração dianteira mais rápido a completar uma volta no circuito alemão
FV
Por
01.05.2023 às 09:11
Hatch esportivo é o carro de tração dianteira mais rápido a completar uma volta no circuito alemão

Com flagras recentes de um lote desembarcando no Porto de Vila Velha (ES) e confirmado para estrear no Brasil em 2023, o Honda Civic Type R é o novo recordista de tempo de volta entre os carros de tração dianteira no lendário circuito alemão de Nürburgring.  

Pilotado pelo argentino Nestor Girolami, o hatch esportivo completou o traçado de 20,8 quilômetros em 7 minutos e 44,881 segundos. Com isso, o Civic Type R bateu a marca de 7 minutos e 45,389 segundos, estabelecida pelo Renault Mégane RS Trophy-R em 2019. 

Para atingir o feito, a Honda apelou para uma versão especial do Civic Type R, destinada a alguns países europeus com mão inglesa. Além da direção do lado direito, essa configuração passa por uma “dieta” para perder 47 kg. São retirados os espelhos elétricos, os sensores de estacionamento, o ar-condicionado, entre outros equipamentos da versão convencional. 

Você também pode se interessar por:

“Seis anos após o recorde de volta alcançado pela geração anterior do Civic Type R (FK8), atingimos essa nova dimensão como resultado de toda a paixão que entregamos e todos os avanços que fizemos neste novo modelo. Finalmente, nosso desejo de compartilhar este título com todos os fãs do Type R em todo o mundo se tornou realidade”, disse Hideki Kakinuma, líder de desenvolvimento do Civic Type R. 

Com passaporte carimbado para o Brasil, o Civic mais potente da história leva sob o capô uma versão atualizada do motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que gera 330 cv de potência e 42,8 kgfm de torque, combinado a um câmbio manual de seis marchas. 

O Civic Type R é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e atingir a velocidade máxima na casa dos 275 km/h. 

Para lidar com essa potência toda, o hatch conta com diversos aprimoramentos aerodinâmicos e mecânicos. A carroceria utiliza materiais mais leves e possui um aerofólio sobre a tampa do porta-malas para aumentar a estabilidade e a aderência das rodas traseiras em altas velocidades. 

Anuncie seu carro na Mobiauto

Hatch esportivo é o carro de tração dianteira mais rápido a completar uma volta no circuito alemão

Freios redimensionados, rodas de liga leve de 19 polegadas e pneus especiais também são exclusivos da versão. 

Além do visual externo mais invocado, o Honda Civic Type R também impressiona no interior com bancos do tipo concha revestidos de Alcantara para segurar os ocupantes nas curvas mais rápidas. O painel digital de 10,2” tem grafismos e instrumentos dedicados ao uso em pistas, como cronômetro e medidor de força G. 


Comentários