Este SUV de 10 lugares custa menos que um Onix e usa motor de Mercedes
Um curioso SUV de 10 lugares foi apresentado na Índia combinando a versatilidade de uma van com a robustez de um jipe. O Citiline é o mais recente lançamento da Force Motors, marca fundada no país asiático há mais de 60 anos e que desde a década de 1990 comercializa utilitários voltados ao transporte de passageiros.
Segundo o fabricante, o Force Citiline é baseado nos veteranos Trax Toofan e Trax Cruiser, porém, com uma proposta mais urbana. Além do visual quadradão, inspirado no icônico Mercedes-Benz Classe G, o Citiline tem detalhes externos mais caprichados, como grade frontal e para-choques pintados na cor da carroceria.
Com porte semelhante ao de uma picape média, o SUVzão mede 5,12 metros de comprimento, 1,81 m de altura, 2,07 m de largura e 3,05 m de distância entre-eixos.
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A principal diferença do Citiline em comparação com os “irmãos” é a disposição dos dez assentos, configurados em quatro fileiras, no esquema 2+3+2+3. Com isso, não sobra espaço para levar bagagens, uma vez que a última fileira ocupa o lugar do porta-malas.
Já os Trax Toofan e Trax Cruiser levavam, respectivamente, 11 e 13 passageiros, acomodados em dois bancos traseiros instalados longitudinalmente no interior dos veículos.
O SUV fornece o básico em termos de equipamentos: direção hidráulica, vidros e travas com acionamento elétrico nas quatro portas. Pelo menos o ar-condicionado tem saídas no teto para os passageiros dos bancos traseiros - essencial para enfrentar o forte calor indiano.
Sob o capô, o Force Citiline leva um antigo motor Mercedes-Benz de 2.6 litros de quatro cilindros movido a diesel. O propulsor gera apenas 91 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, suficientes para empurrar o SUV e seus dez ocupantes com pouca disposição. O câmbio é manual de cinco marchas.
Outro ponto interessante é que sua construção é do tipo chassi sob cabine, que é mais robusta para suportar as estradas indianas. O Force Citiline utiliza suspensões do tipo duplo A, na dianteira, e de eixo rígido com molas semielípticas, na traseira.
O preço sugerido é de aproximadamente US$ 18.430, valor convertido que dá o equivalente a R$ 91.400. em conversão simples. Para efeito de comparação, no Brasil, um Chevrolet Onix LT 1.0 turbo manual parte de R$ 91.960 - como a Mobiauto contou em detalhes neste artigo.
Jornalista Automotivo
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