Toyota Corolla Cross: os principais problemas, segundos os donos

Modelo da Toyota chegou para ser uma opção de SUV com o renome da marca, mas escorrega em alguns aspectos
FM
Por
23.02.2023 às 11:00
Modelo da Toyota chegou para ser uma opção de SUV com o renome da marca, mas escorrega em alguns aspectos

Toyota e Corolla. Dois nomes que são sinônimo de qualidade para a maioria dos consumidores. Juntos, ainda formam um poderoso argumento de vendas. Agora, imagine colocar mais um sobrenome na carroceria que todo mundo quer? Assim surgiu o Corolla Cross. Só que, apesar de toda essa reputação, o modelo não está imune a reclamações.

O SUV médio é o tema da série da Mobiauto sobre “Os principais problemas dos carros, segundo os donos”. E desde o seu lançamento, em março de 2021, que o Corolla Cross convive com polêmicas já em seu projeto.

Talvez você também se interesse:

Toyota Hilux: os principais problemas, segundo os donos
Novo Jeep Compass: os principais problemas, segundo os donos
Jeep Renegade: os principais problemas, segundo os donos
Avaliação: Toyota Corolla Cross, será que estamos sendo justos com ele?

A começar pelas diferenças do nosso Corolla Cross produzido em Sorocaba (SP) para o de outros mercados. O acabamento é visivelmente mais simples e algumas soluções mostram uma economia no projeto brasileiro, como o sistema de freio de estacionamento por pedal, e não por botão eletrônico.

Modelo da Toyota chegou para ser uma opção de SUV com o renome da marca, mas escorrega em alguns aspectos

O que escancarou os problemas e a economia da Toyota com o Corolla Cross, contudo, foi a “marmitex”. O abafador do sistema de escapamento sempre ficou visível demais e a marca optou por pintá-lo… só que pela metade.

Isso resultou em mais problemas para a Toyota e seu Corolla Cross. Em junho de 2022 a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, notificou a empresa. Foi aberta uma investigação sobre uma eventual qualidade inferior do SUV vendido no Brasil em relação a outros mercados.

Leia também: Toyota Corolla Cross Hybrid: SUV anda bem e é econômico mesmo lotado?

De fato, no levantamento feito no site Reclame Aqui e em grupos de discussão sobram queixas sobre a qualidade do crossover. São diversos problemas relacionados ao Corolla Cross que dizem respeito a barulhos diversos e manchas em revestimentos diferentes. Sem falar na novela da multimídia.

Independentemente disso, a Toyota prova a força dos nomes. Em 2022, alheio aos problemas, o Corolla Cross teve 42.506 unidades emplacadas. Praticamente o mesmo número de vendas do cultuado sedan que lhe empresta o nome.

Com isso, foi não só o 15o carro mais vendido do país no ano passado, como o segundo SUV médio mais comercializado. O Corolla Cross ficou atrás apenas do líder supremo Jeep Compass (63.534) na categoria, e muito à frente de Chevrolet Equinox e Volkswagen Taos.

Leia também: Avaliação: Toyota Corolla Cross Hybrid é para rodar manso na cidade

Modelo da Toyota chegou para ser uma opção de SUV com o renome da marca, mas escorrega em alguns aspectos

Sem falar que o modelo carrega suas vanguardas. Foi o primeiro crossover equipado com conjunto híbrido flex no mundo, oriundo do Corolla sedan, com quem compartilha a plataforma. 

O sistema combina motor 1.8 de 101/98 cv com outro elétrico de 72 cv, câmbio CVT e potência combinada de 122 cv. Este equipa as versões mais caras do SUV: XRV Hybrid (R$ 199.690) e XRX Hybrid (R$ 207.790).

Já o motor puramente a combustão está presente em três configurações. As versões XR (R$ 158.290) e XRE (R$ 172.690), além da “levemente” esportiva GR-Sport (R$ 191.090), usam o 2.0 aspirado com injeção direta, 177/169 cv e câmbio CVT de 10 marchas - também do Corolla.

Leia também: Toyota prepara Corolla Cross de 7 lugares para competir com Commander

Principais problemas do Toyota Corolla Cross, segundo os donos:

Modelo da Toyota chegou para ser uma opção de SUV com o renome da marca, mas escorrega em alguns aspectos

Barulhos

O acabamento do Toyota Corolla Cross é alvo de muitas queixas de donos do SUV médio, e em diferentes aspectos. Há reclamações quanto a barulhos na suspensão, ao acionar os freios e nas rodas em carros com menos de 10 mil km. 

Ruídos incômodos vindos do painel e das portas também são frequentes. Algumas ocorrências foram resolvidas e respondidas pela Toyota.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5 e Caso 6
 

Multimídia

Modelo da Toyota chegou para ser uma opção de SUV com o renome da marca, mas escorrega em alguns aspectos

É a rainha dos problemas do Corolla Cross no site do Reclame Aqui. Tudo porque, por falta de semicondutores, a Toyota se viu sem multimídias para colocar nos carros - fato que atrapalhou outras tantas fabricantes no país e no mundo.

A marca japonesa optou por instalar em várias unidades centrais multimídias homologadas. Sobrou uma chuva de reclamações dos donos. Muitos criticam que o equipamento não é o mesmo do anunciado. Outros detonam os aparelhos, especialmente os da Multilaser, por falhas constantes e lentidão nas respostas.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5, Caso 6, Caso 7 e Caso 8

Leia também: Toyota Corolla e Corolla Cross: entenda como funciona o sistema híbrido flex
 

Bancos

Modelo da Toyota chegou para ser uma opção de SUV com o renome da marca, mas escorrega em alguns aspectos

Outra queixa comum e reflexo do acabamento questionável do Corolla Cross. Vários donos do utilitário esportivo relatam problemas no revestimento dos bancos do modelo, desde enrugamento precoce ao surgimento de manchas. Boa parte foi respondida.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4

Manchas

Mais uma para o quesito acabamento. São comuns os relatos de surgimento de manchas e pontos de oxidação na lataria em unidades do Corolla Cross com menos de um ano de uso. Sinais de ferrugem também são relatadas no polêmico sistema de escapamento. Boa parte foi respondida pela Toyota.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4

Anuncie seu carro na Mobiauto

Comentários