Toyota cogita fabricar na Argentina SUV raiz menor que o SW4

Modelo será construído sobre o chassi da Hilux e tração 4x4 como opção mais aventureira que Corolla Cross e RAV4
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31.05.2025 às 02:25 • Atualizado em 24.06.2025
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Modelo será construído sobre o chassi da Hilux e tração 4x4 como opção mais aventureira que Corolla Cross e RAV4

Desde a apresentação do conceito Compact Cruiser, em 2023, a Toyota criou a expectativa sobre o seu novo SUV com proposta mais aventureira. Por ora chamado de Projeto 500D, o utilitário esportivo teve alguns detalhes técnicos revelados pelo canal japonês Best Car Tube, que teve acesso a documentos da fabricante.

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Diferentemente dos rumores propagados pela mídia especializada, afirmando que o SUV seria baseado na plataforma modular TNGA (a mesma do Corolla), o Projeto 500D será construído sobre uma versão encurtada do chassi de longarinas da Hilux para ser uma opção de SUV mais rústico que os urbanos Corolla Cross e RAV4.

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Essa estrutura, além de permitir o compartilhamento de motores e componentes com a picape, como o sistema de tração 4x4, garante maior robustez para enfrentar obstáculos no fora-de-estrada que uma arquitetura monobloco de automóvel.

Os motores 2.7 aspirado a gasolina de 170 cv de potência e 25 kgfm de torque e 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm, que equipam a Hilux e o SUV SW4, também podem ser aproveitados pelo Projeto 500D para viabilizar a escala e reduzir custos de produção.

E é justamente a redução de custos que poderá favorecer a produção do SUV na Argentina, onde são feitos a Hilux e o SW4, para viabilizar a sua comercialização na América Latina. Por enquanto, sabe-se que a Tailândia será o primeiro local de fabricação da novidade.

Para efeito de comparação, o Projeto 500D terá porte parecido com o do Ford Bronco Sport, medindo 4,41 metros de comprimento (3 cm a mais que o rival), 1,85 m de largura (-3 cm), 1,87 m de altura (+ 6 cm contando os racks no teto) e 2,58 m de entre-eixos (- 9 cm).

Além da tração nas quatro rodas, provavelmente com reduzida e recursos voltados à condução longe do asfalto, o novo SUV da Toyota terá outros atributos, como capacidade de atravessar alagamentos de 70 cm e ângulos de ataque (33°), ventral (26°) e de saída (23°) mais pronunciados.

Devido à essa vocação mais off-road, o SUV poderá se chamar Land Cruiser FJ, em referência aos históricos utilitários da Toyota, que têm origem no veículo militar desenvolvido para servir na Segunda Guerra Mundial e nos modelos civis utilizados em tarefas comerciais e rurais, entre eles, o lendário Bandeirante, o primeiro Toyota fabricado no Brasil.

O Projeto 500D será apresentado no Salão de Tóquio, em outubro, para ser lançado no Japão somente em 2026.

Projeções: Reprodução/Best Car Tube

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