Toyota SW4 SRX Platinum: o que saber antes de comprar um
A atual geração do Toyota SW4 mudou muito pouco desde o seu lançamento, em 2016. O SUV derivado da picape Hilux sofreu somente discretos retoques visuais, ganhou equipamentos em algumas versões e um incremento de potência no motor 2.8 turbodiesel (em 2020, passou de 177 cv para 204 cv).
Apesar das mudanças apenas pontuais, o SW4 segue desfrutando da fama de veículo confiável, robusto, versátil e com ótima liquidez no mercado de usados – praticamente um Corolla dos SUVs. Mesmo custando mais de R$ 400 mil, o Toyota é capaz de emplacar aproximadamente 1.500 unidades mensais no mercado brasileiro.
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Guilherme Silva/Mobiauto
Comercializado somente com motorização turbodiesel desde 2021 - ano em que as versões equipadas com o 2.7 flex aspirado de 163 cv deixaram de ser oferecidas - o Toyota SW4 passou a ser vendido a partir de 2023 na versão SRX Platinum, que substituiu a SRX, mas com o visual da dianteira idêntico ao da configuração topo de linha Diamond.
A lista de equipamentos, no entanto, manteve a central multimídia de 9 polegadas com sistema de som assinado pela JBL e câmera 360°, bancos de couro com regulagem elétrica e ventilação para os ocupantes dianteiros, ar-condicionado de duas zonas e o pacote de assistências composto por frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sensor de ponto cego e alerta de mudança de faixa.
Divulgação/Toyota
Sob o capô, o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque, o câmbio Aisin automático de seis marchas e o sistema de tração 4x4 com reduzida formam um conjunto reconhecido por ser confiável e entregar desempenho suficiente para enfrentar praticamente qualquer desafio fora do asfalto.
Preços e versões do Toyota SW4 2025 (maio de 2025):
- SW4 SRX Platinum 5 lugares – R$ 408.090
- SW4 SRX Platinum 7 lugares – R$ 414.890
- SW4 Diamond 7 lugares – R$ 465.190
Toyota SW4 SRX Platinum – Principais características
Motor: 2.8 turbo de quatro cilindros a diesel
com injeção direta, 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque.
Câmbio: automático de 6 marchas.
Tração: 4x2 traseira, 4x4 e 4x4 reduzida.
Dimensões: 4.795 mm de comprimento, 1.855 mm de largura, 1.835 mm de altura, 2.745 mm de entre-eixos, porta-malas de 500 litros (5 lugares) e tanque de combustível de 80 litros.
Revisões até 60.000 km: R$ 7.194
Toyota SW4 SRX Platinum – Pontos positivos
Guilherme Silva/Mobiauto
- Versatilidade: o chassi e a mecânica compartilhados com a picape Hilux fazem do Toyota SW4 um veículo não apenas robusto, mas também capaz de levar até sete ocupantes com bom nível de conforto e segurança em praticamente qualquer lugar.
- Desempenho: o motor 2.8 turbodiesel entrega performance condizente para a proposta do SW4, tanto no asfalto quanto fora dele. Os mais de 50 kgfm de torque são mais que suficientes para os percursos urbanos, viajar com tranquilidade em rodovias ou encarar obstáculos no fora-de-estrada.
- Conforto: apesar da mecânica de picape média, o Toyota SW4 é surpreendentemente macio, principalmente em vias de asfalto bem conservado, muito por conta da suspensão traseira que utiliza molas helicoidais no lugar do sistema de molas semielípticas da Hilux.
- Porta-malas: são bons 500 litros de capacidade quando a terceira fileira de bancos não está em uso. Porém, a capacidade fica limitada a apenas 180 litros se tiver de levar mais dois passageiros.
- Valor de revenda: o SUV aproveita da fama de inquebrável e da boa reputação da Toyota para ter ótima liquidez e baixa desvalorização no mercado de veículos usados.
- Consumo: as médias de 9,3 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, segundo o Inmetro, são condizentes para um veículo de mais de duas toneladas de peso em ordem de marcha com câmbio automático e cujo motor necessita mover um eixo cardã para tracionar as rodas traseiras a maior parte do tempo.
Toyota SW4 SRX Platinum – Pontos negativos
Guilherme Silva/Mobiauto
- Preço de compra: custando entre R$ 408.090 e R$ 465.190, o Toyota SW4 custa consideravelmente mais que os seus concorrentes e se posiciona entre modelos de marcas premium de outros segmentos. Para os seus clientes, é o preço a se pagar pela confiabilidade (principalmente em regiões mais afastadas dos grandes centros) por um veículo que pouco mudou em quase uma década.
- Acabamento interno: a montagem da cabine do Toyota SW4 está longe de ser ruim, mas os materiais empregados poderiam ser mais refinados para um modelo que custa tanto quanto um pequeno apartamento.
- Câmeras 360°: embora forneçam imagens dos arredores do SUV, a qualidade de sua imagem é bem abaixo da média (para não dizer que é ruim).
- Direção hidráulica: enquanto os concorrentes e praticamente todos os carros novos à venda atualmente sejam equipados com direção elétrica, que é mais leve e ajuda a economizar combustível por não necessitar do auxílio do motor, o Toyota SW4 mantém o sistema com assistência hidráulica que é um tanto pesado nas manobras.
- Economia boba: apesar do preço elevado, o Toyota SW4 não oferece equipamentos que são comuns em modelos bem mais baratos: painel totalmente digital, freio de estacionamento eletrônico, amortecedores para sustentar o capô e nem mesmo uma mísera iluminação no porta-luvas. Carregador de celular por indução é item de série apenas na versão Diamond, enquanto nas SRX Platinum é vendido como acessório por R$ 2.754.
- Terceira fileira: útil apenas para levar duas crianças, uma vez que o espaço para as pernas é exíguo. Além disso, o sistema de rebatimento, no qual os bancos ficam pendurados nas laterais do porta-malas e demandam certa força para travá-los no assoalho, mostra que está defasado em relação à solução utilizada pelos concorrentes, cujos assentos ficam alojados no assoalho do compartimento de bagagens quando não estão em uso.
Toyota SW4 SRX Platinum – Ficha técnica
Guilherme Silva/Mobiauto
Motor: 2.8 turbodiesel de quatro cilindros com
injeção direta, 16 válvulas, duplo comando no cabeçote, acionamento por corrente
Potência: 204 cv de potência a 3.400 rpm
Torque: 50,9 kgfm a 2.800 rpm
Peso/potência: 10,66 kg/cv
Peso/torque: 42,7 kg/kgfm
Câmbio: automático de 6 marchas
Tração: 4x2 traseira, 4x4 e 4x4 reduzida
0 a 100 km/h: 11,8 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo Inmetro: 9,3 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada
Dimensões: 4.795 mm de comprimento, 1.855 mm de largura, 1.835 mm de altura, 2.745 mm de entre-eixos, porta-malas de 500 litros (180 litros com 7 lugares em uso) e tanque de combustível de 80 litros.
Dados técnicos: direção hidráulica; suspensão McPherson (dianteira) e eixo rígido (traseira); freios a discos ventilados na dianteira e discos ventilados na traseira; vão livre do solo, 27,9 cm; peso em ordem de marcha, 2.175 kg, pneus 265/60 R18.
Toyota SW4 SRX Platinum – Principais equipamentos de série
Guilherme Silva/Mobiauto
- Seis airbags
- Controles de estabilidade e tração
- Assistente de partida em rampas
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
- Frenagem autônoma de emergência
- Sensor de ponto cego
- Sensor de estacionamento traseiro
- Assistência de permanência em faixa
- Assistente de frenagem em descida
- Rodas de liga leve de 18 polegadas
- Pneus 265/60 R18
- Ar-condicionado automático digital de duas zonas
- Bancos do motorista e do passageiro com regulagem elétrica e ventilação
- Bancos de couro
- Faróis e lanternas full-LED
- Faróis de neblina
- Travamento automático das portas
- Chave presencial
- Central multimídia com tela de 9 polegadas
- Android Auto e Apple Carplay sem cabo
- Sistema de som JBL
- Tampa do porta-malas com abertura elétrica
- Terceira fileira de bancos
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Limitador de velocidade
O que saber antes de comprar
Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.