Toyota terá SUV de sucesso como inspiração para novo visual da Hilux
A nova Toyota Hilux deve ser lançada ainda em 2025. Flagrada em testes na Tailândia, a picape média vai receber a tão aguardada nova geração. Mas a repaginada no visual da Hilux aponta uma linguagem de design já vista em outro modelo da marca, pouco conhecido do público brasileiro, mas com bastante sucesso no mercado asiático e nos Estados Unidos.
Como ele não é vendido no Brasil, não estamos falando do Toyota SW4 (SUV da Hilux). O SUV em questão é o Toyota Land Cruiser, mas especificamente a versão sem os apliques com vocação off-road. Essa variante é ofertada no Japão e em outros mercados como na Austrália.
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Assim como a Chevrolet S10, VW Amarok, Ford Ranger e Mitsubishi L200, a nova Hilux vai abandonar o design frontal que trazia uma linha de cintura com queda do capô. Agora, a picape japonesa vai manter o ângulo reto e ainda ganhará algumas soluções visuais de para-choque e desenho para deixar a frente mais parruda e “musculosa”.
É que o já vemos no Land Cruiser, com faróis mais afilados e ligados por uma barra do mesmo tamanho. Essa opção deixa mais espaço para o protagonismo das entradas de ar da grade superior e parte do para-choque - esse último por sinal com menos curvas e mais vincado para mostrar volume.
A Hilux também terá faróis de neblina na porção mais baixa do para-choque, mais distante dos faróis. Esse efeito dá uma dimensão de amplitude e traz a Hilux para atual linguagem de visual, a mesma do Land Cruiser.
A traseira seguirá o mesmo ritmo e vai adotar um linhas mais quadradas, mais próximo do padrão conservador das picapes.
No entanto, as semelhanças com o Land Cruiser devem parar no visual. Isso porque a Toyota vai continuar como uma picape chassi-cabine, mas com uma atualização da atual plataforma que a Hilux utiliza atualmente. Enquanto o Land Cruiser tem base TNGA-F, a mesma da Toyota Tacoma, prima da Hilux.
Quanto ao interior, a Hilux deve receber atualizações no acabamento, painel de instrumentos e central multimídia. Além disso, assistentes de direção e segurança vão chegar para atualizar a picape frente as rivais.
Embaixo do capô, a Hilux deve manter o 2.8 turbodiesel de 204 cavalos de potência e 51 kgfm de torque. No entanto, junto do propulsor, a picape tem tudo para receber ter um pequeno sistema elétrico de 48V, tornando-se uma híbrida-leve.
A solução é a mais provável para enquadrar a Hilux nas normas de emissões de poluentes do Proconve, principalmente para as próximas fases que serão mais rigorosas que a PL8 iniciada este ano.
Quanto a chegada da Hilux, o mais provável é que a picape seja lançada para o mercado asiático ainda em 2025 para só depois começar a ser lançada em outros lugares, como no Brasil.
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Créditos projeção: @kdesignag
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.