Stellantis confirma produção de mais um hibrido que será lançado em 2026; veja qual será
Stellantis confirma a produção de um novo modelo híbrido para o Brasil, com lançamento para o ano que vem. Ele será produzido em Goiana (PE), e a principal candidata para receber tal novidade é a Fiat Toro, ainda que não tenha sido confirmado pela marca.
Durante anúncio nesta quinta-feira (22), na fábrica de Goiana (PE) da Stellantis, a marca confirmou a chegada de seis novos produtos entre 2025 e 2030, das marcas RAM, Jeep, Fiat e Leapmotor.
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Parte do investimento de R$ 13 bilhões será destinado a essas novidades. E podemos esperar por híbridos do tipo leve e convencional, leia-se MHEV e HEV, respectivamente, até 2030.
Além da Fiat Toro, os outros quatro modelos fabricados em Goiana, deverão receber novas gerações: Ram Rampage e os Jeep’s Compass, Renegade e Commander. Vale ressaltar que Compass e Renegade já tiveram as novas gerações confirmadas fora do país. Já o Commander, que é uma solução nacional e que até contraria a estratégia global da marca, deverá receber uma nova geração graças a seu sucesso comercial.
Jeep/Divulgação
Haverá ainda uma sexta novidade, que segundo Emanuele Cappellano, CEO da Stellantis na América do Sul, será inédita, ou seja, não se trata de uma nova geração de produto conhecido. O executivo ainda revelou que uma nova marca chegará à planta, o que nos faz suspeitar das empresas francesas do grupo. Há ainda a possibilidade da introdução da fabricação nacional de um veículo da Leapmotor.
Voltando à Fiat Toro, a picape combinará o motor 1.3 turbo de 176 cv e 27,5 kgfm de torque a um sistema híbrido de 48V. Esse conjunto é consideravelmente mais potente e intrusivo que o de 12V presente em Pulse e Fastback. Segundo o já revelado pela Stellantis, o sistema de 48V se comportará de forma similar a um híbrido pleno como o Toyota Corolla, ou seja, o sistema elétrico será capaz de tracionar as rodas, ainda que por curta distâncias.
Vale ressaltar que os esforços das fabricantes para adotar tecnologias híbridas está ligado aos novos patamares de emissões exigidos pelo Proconve L8. Por fim, questionados sobre veículos elétricos, os executivos ressaltaram que apenas 10% do mercado será desse tipo de veículo até 2030, o que sugere que continuaremos a ver a Stellantis apenas importando essa tecnologia.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.