Segredo: Hyundai descarta Santa Cruz e deve ter picape do Creta no Brasil

Picape será rival de Chevrolet Montana, e pode incomodar ainda Toro e Strada por aqui
Renan Bandeira
Por
18.03.2024 às 11:55
Picape será rival de Chevrolet Montana, e pode incomodar ainda Toro e Strada por aqui

A Hyundai já anunciou a nova parceria com a Caoa e a importação de novos produtos para o Brasil, como a Mobiauto contou em detalhes neste outro artigo. Entre os produtos, foi descartada a chegada da picape Santa Cruz, vendida no mercado americano, e que seria rival de Fiat Toro, Ford Maverick e Ram Rampage aqui no Brasil.

Uma pena. No entanto, a Hyundai se prepara para a produção de uma outra picape, com uma estratégia diferente da aplicada sobre a Santa Cruz. O produto deve usar a base do Creta, como foi mostrado no Salão do Automóvel de 2016 o protótipo Creta STC, e ser fabricado aqui no Brasil. Com isso, podemos esperar pelo produto em 2026 ou 2027, já que Mobiauto apurou que o produto está em início de desenvolvimento.

Você também pode se interessar por:

Essa será a solução da marca sulcoreana para brigar no mercado de picapes aqui no Brasil, sem contar com a Santa Cruz. A picape do Tucson, no caso, chegou a ser cotada para o nosso mercado, mas não será vendida aqui porque seu volume de vendas não será o suficiente para justificar a chegada em nsoso território.

A nova picape terá a missão de confrontar Chevrolet Montana, a nova Volkswagen Tarok e até a Fiat Strada em suas versões mais caras. Sua produção deve acontecer em Piracicaba (SP), onde os produtos da Hyundai Motor Brasil (HMB) já são produzidos atualmente – afinal, em Anápolis (GO), os modelos são montados em CKD.

E a produção no local facilitará o compartilhamento de peças com os modelos já produzidos no Brasil, principalmente o Creta, que pode fornecer a plataforma, o próprio design, faróis, folhas de portas e boa parte do interior ao novo produto.

Suas dimensões ainda são uma incógnita, mas as da Montana podem dar uma boa referência. A picape da Chevrolet mede 4,7 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,66 m de altura e 2,80 m de entre-eixos.

E a expectativa é que a nova motorização 1.6 turbo flex, que será aplicada na versão mais cara do novo Creta, que estreia no Brasil no começo de 2025, seja usada na picape. Afinal, os 170 cavalos de potência cairiam muito bem.

Para saber mais detalhes sobre a picape, clique e assista a mais um episódio do quadro O Que Vem Pra Pista da Mobiauto, no Youtube:

Comentários