BYD registra no Brasil sedan que faz 34 km/l e roda 2.100 km com um tanque

Marca chinesa deu o primeiro passo para trazer o sedan híbrido maior que o Toyota Corolla
Vinicius Moreira
Por
18.06.2025 às 17:41
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Marca chinesa deu o primeiro passo para trazer o sedan híbrido maior que o Toyota Corolla

O BYD King pode não ser o único sedan a fazer parte do catálogo da montadora no Brasil. E o próximo da lista pode não é tão desconhecido assim, na verdade ele já foi até testado por aqui. Estamos falando do BYD Qin Plus, mas que na China é vendido como Qin L.

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A expectativa pela vinda do sedan híbrido é que a marca chinesa registrou o desenho industrial do modelo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Esse é o primeira passo de intenção dado por uma montadora para trazer determinado veículo para o Brasil.

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Na China, o sedan é vendido na China com preços entre US$ 13.750 e US$ 13.900 (R$ 75.576 e R$ 106.082). O modelo é quase como um irmão mais novo do King e faz parte da linha visual Dinasty da marca, da qual também temos o Song Plus.

Reprodução/INPI

Reprodução/INPI

Maior que Toyota Corolla

O Qin Plus é considerado um sedan médio, mesmo assim tem medidas superiores a do Corolla

BYD Qin Plus – dimensões:

  • 4,83 metros de comprimento
  • 1,90 m de largura
  • 1,49 de altura
  • 2,79 m de entre-eixos

Toyota Corolla – dimensões:

  • 4,63 m de comprimento
  • 1,45 m de largura
  • 1,78 m de altura
  • 2,70 m de entre-eixos

Outro bom comparativo é o sistema de suspensão. Enquanto a maioria, tanto dos sedans quanto dos SUVs, usa eixo de torção na traseira, o Qin Plus é reforçado com sistema independente, assim como o Corolla.

No interior, o Qin Plus traz um padrão de acabamento semelhante ao que já vemos no King. Painel de instrumentos digital, com central multimídia de 12,8 polegadas. O console central é elevado com poucos comandos, além da manopla de câmbio.

Divulgação/BYD

Divulgação/BYD

Por fora, o visual traz os faróis afilados, com a uma grade protagonista por toda a extensão do para-choque. Mudam os elementos, mas as disposição é parecida com a do King.

Motor híbrido que faz 34 km/l

Para oferecer uma autonomia de até 2.100 km e fazer 34,5 km/l no ciclo chinês, o Qin Plus usa o sistema DM-i 5.0 da BYD. É a quinta geração do conjunto que combina motor 1.5 de 100 cv e 12,8 kgfm de torque aliado a outro propulsor elétrico de 163 cv e  21,4 kgfm de com uma bateria de 10,8 kWh, que resulta em até 80 km de autonomia só no modo elétrico.

Divulgação/Mobiauto

Divulgação/Mobiauto

Já nas versões mais caras, o sedan recebe uma bateria mais potente de 15,8 kWh e um motor elétrico de até 217 cv e 26,5 kgfm de torque, para uma autonomia de 120 km só usando energia elétrica.

Com isso, a BYD atesta que o sedan pode rodar até 2.100 km com um tanque. Claro que no padrão do Inmetro esses números são menos otimistas. Em nossos testes, o King fez 20,4 km/l.

Qin Plus, o King de entrada

Por fim, vale comentar que o BYD King é uma evolução do BYD Qin Plus. Inclusive, o Qin Plus havia sido descontinuado no mercado chinês. O sedan voltou por lá no ano passado quando recebeu o visual que foi registrado em nosso país.

Com isso, talvez o BYD Qin Plus chegue por aqui para ajudar na missão contra o Toyota Corolla.

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